Política

EXPLOSÕES DE PAGERS (BIPES) NO LIBANO MATAM 8 E DEIXAM 500 CEGOS DO HZ

Israel ainda não se pronunciou
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/09/2024 às 19:37
Explosões dos bipes deixaram 500 cegos no Libano
Foto: lmlEBANON
   A explosão de pagers marca uma “escalada extremamente preocupante”, afirma o coordenador especial da ONU para o Líbano.

A explosão de centenas de pagers no Líbano na terça-feira, que deixou nove mortos e quase 2.800 feridos, marca uma “escalada extremamente preocupante”, alertou a coordenadora especial das Nações Unidas para o Líbano, Jeanine Hennis-Plasschaert.

A Sra. Hennis-Plasschaert também apelou a “todas as partes envolvidas que se abstenham de quaisquer outras ações (…) que possam desencadear uma conflagração mais ampla”.

Escolas libanesas fecharam na quarta-feira

O Ministro da Educação libanês, Abbas Halabi, anunciou, segundo a mídia libanesa, notadamente L'Orient-Le Jour, terça-feira à noite, "o fechamento de escolas, institutos técnicos públicos e privados, bem como da Universidade Libanesa e de instituições de ensino superior privadas ," Quarta-feira.

Halabi também ordenou “a cessação dos trabalhos administrativos e preparatórios nestes estabelecimentos, como sinal de protesto contra o ato criminoso perpetrado pelo exército israelense contra os cidadãos”.

O Hezbollah e o governo libanês rapidamente acusaram Israel de estar por trás das explosões. Esta informação não pode, neste momento, ser verificada de forma independente.

JORNAL DO LIBANO IMLEBANON

Crime de guerra
23:18 Mídia iraniana: pagers do Hezbollah que explodiram eram de “fonte taiwanesa”
22:32 Fontes do evento: Cerca de 500 membros do Hezbollah perderam os olhos em explosões de rádio hoje
21:04 Hamas: Os bombardeios no Líbano representam uma escalada que só levará ao fracasso e à derrota de Israel
20:55 Departamento de Estado dos EUA: Washington não está envolvido nos atentados a equipamentos de comunicação no Líbano e não há avaliações sobre a identidade dos responsáveis.
20:44O primeiro-ministro iraquiano orienta o envio de equipes médicas e equipes de emergência ao Líbano para fornecer assistência urgente aos feridos na explosão do Pager: