Política

TAP ASSINA PROTOCOLO COM SETUR PARA IMPLANTAR VOO SALVADOR AO PORTO

Os brasileiros subiram ao pódio cinco vezes, com três pratas e dois bronzes, no oitavo dia de competições nos Jogos Paralímpicos de Paris. Agora, o Brasil soma 62 pódios
Tasso Franco , Salvador | 05/09/2024 às 20:18
RAP em parceria com governo do estado
Foto:
      MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A assinatura de um protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a TAP Air Portugal ampliou as possibilidades de novos voos diretos de Salvador para Porto, cidade portuguesa, a partir de 2025. O documento foi assinado na noite desta quinta-feira (6), durante reunião no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, na presença do governador Jerônimo Rodrigues e secretários estaduais, que teve como horizonte a prospecção de mais turistas europeus para a Bahia, com mais um voo sem escala.
 
  2. “O protocolo da nova rota Porto-Salvador vai impulsionar o turismo, atrair mais visitantes europeus e gerar mais oportunidades para a nossa gente. Um avanço que beneficia não só o turismo, mas toda a economia baiana”, assegurou Jerônimo durante o ato de assinatura.
 
  3. O secretário do turismo, Maurício Bacellar, explicou que, agora, serão realizados estudos para atender a necessidade dos dois países e dar início aos voos em 2025. “A TAP tem uma longa relação com a Bahia. Voa para o nosso estado há mais de 40 anos. Iniciamos, lá atrás, com dois voos semanais e, atualmente, operamos voos diários, ligando Salvador a Lisboa. O Estado quer estender essa conectividade aérea. Então, serão realizados estudos e, em 2025, voltamos a conversar”, revelou o titular da Secretaria de Turismo (Setur-BA).
 
  4. De acordo com dados da Embratur, Portugal foi o segundo maior emissor de turistas estrangeiros para o Nordeste com chegada pela Bahia nos últimos sete meses. Foram 8.576 visitantes, com crescimento de 11,65% em relação a 2023.
 
  5. O voo Porto-Salvador, deve aumentar também o número de turistas espanhóis na Bahia. CEO da TAP, Luís Rodrigues detalhou. “O Norte de Portugal tem enorme interesse pelo Nordeste do Brasil e, em particular, pela Bahia. E essa região está ligada ao Norte da Espanha também, que não tem nenhum grande aeroporto internacional. Portanto há muitos galegos que voam por Porto, e a Galícia tem uma significativa presença na Bahia. Temos aí toda uma área de atração, que, para nós, é fantástica.”, disse Rodrigues.
 
  6. A Bahia já tem voos diretos de Salvador para Lisboa e Madri e em outubro dará início aos voos para Paris. De outubro de 2023 a abril deste ano, também esteve em teste os voos diretos de Varsóvia, na Polônia, para a capital baiana. O estado recebeu sete mil poloneses durante o período.
                                                        *****
  7. Os brasileiros subiram ao pódio cinco vezes, com três pratas e dois bronzes, no oitavo dia de competições nos Jogos Paralímpicos de Paris. Agora, o Brasil soma 62 pódios (15 ouros, 18 pratas e 29 bronzes) e está em oitavo lugar no quadro geral de medalhas – a liderança é da China (71 ouros, 55 pratas e 37 bronzes). Se o critério for o total de pódios, o Brasil é o quarto colocado, atrás apenas de chineses, estadunidenses e britânicos. 

  8. Além de três medalhas na natação, o Brasil conquistou a primeira medalha no judô – modalidade que teve o início das provas nesta quinta-feira, 5 – e encerrou a participação no goalball com mais um pódio paralímpico. Já no futebol de cegos, a Seleção Brasileira sofreu a primeira eliminação na história do megaevento e disputará o bronze.

  9. Um dos destaques do dia foi a pernambucana Carol Santiago, que chegou a sua 10ª medalha paralímpica. Foram cinco em Tóquio 2020 e, com mais uma prata nesta quinta-feira, mais cinco em Paris.

  10. Emissão de extratos, certidões e entrega de documentos complementares para requerimentos de benefícios. Esses são alguns dos serviços disponíveis à população na unidade da Previdência Social, que será inaugurada nesta sexta-feira (6), e vai funcionar no SAC Comércio, no Instituto do Cacau. O atendimento começa na próxima segunda-feira (9) e será de 7h às 16h, por ordem de chegada. A expectativa é de realizar 24 atendimentos por dia.

  11. A solenidade de inauguração terá a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e da chefe de Gabinete da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), Tatiane Cezar; além do superintendente do SAC, Flávio Barbosa, do superintendente Regional do INSS no Nordeste, Caio Maia Figueiredo, e do gerente Executivo do INSS em Salvador, Ygor Sousa.

  12. A ação faz parte de uma retomada da parceria entre o INSS e a Saeb, através do SAC, proporcionando a ampliação do número de pontos e descentralização do atendimento da Previdência Social na Bahia. Atualmente, está em funcionamento uma agência do INSS no posto SAC Salvador Shopping, além da previsão de uma unidade na Central de Atendimento à Pessoa com Deficiência, que será inaugurada no SAC Shopping da Bahia.

  13. Quando Jerusa Geber, 42, cruzou a linha de chegada em primeira na prova dos 100m T11, para deficientes visuais, nas Paralimpíadas de Paris, ela representava não só a sua família, amigos e atletas de sua classe. Ela carregava também o trabalho de anos com a Acqua Paradesportiva, projeto tocado pela Naurú, instituição que apoia o esporte paralímpico e conta com recursos da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.

  14. A Acqua mandou a Paris 27 atletas da natação e do atletismo e um técnico, Antônio Cândido, que treina a seleção brasileira paralímpica e o time Naurú de natação. O projeto opera hoje em oito polos, espalhados pela capital e interior paulista, e atende 230 pessoas dos 6 aos 54 anos em três modalidades: natação e atletismo, visando o alto rendimento, e bocha, que é praticado em nível escolar.

  15. “Queremos mudar vidas por meio do esporte. Se isso for o suficiente para levar ao alto rendimento ou para mostrar à pessoa com deficiência que ela depende apenas das próprias forças para sonhar, ficaremos felizes”, comenta Antônio.

  16. A parceria entre Naurú e Governo do Estado de São Paulo começou de fato em 2015, quando o projeto fez a primeira captação via Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Nesses quase dez anos, nada menos que 39 atletas beneficiados participaram das últimas três edições dos Jogos: cinco no Rio de Janeiro-2016, sete em Tóquio-2020 e agora 27 em Paris. “Aplicamos os recursos da Lei na compra de materiais esportivos, suporte de RH e gastos administrativos da entidade”, diz Antônio.

  17. No oitavo dia de Jogos, o saldo do time Naurú é super positivo. Já são 11 medalhas, com destaque para o ouro inédito de Jerusa Geber, que em Paris faz a sua quinta participação em Paralimpíada. Jerusa, aliás, é um fenômeno do atletismo: em 2019, ela foi a primeira atleta cega a correr os 100m abaixo dos 12 segundos.

  18. E o show não deve parar até domingo, dia de encerramento das Paralimpíadas. Parte da equipe ainda vai entrar nas piscinas e pistas com chances de pódio. “O desempenho dos nosso atletas está dentro do esperado, tendo em vista o que fizemos nos últimos anos. Temos 11 medalhas e seguimos contando”, comemora Antônio.

   19. Lei Paulista de Incentivo ao Esporte - Regulamentada pelo decreto 55.636 de 26/03/2010, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo contempla projetos vinculados às áreas educacional, formação desportiva, rendimento, sociodesportivo, participativa, gestão e desenvolvimento e infraestrutura. Ela possibilita à iniciativa privada o apoio a projetos esportivos elaborados por entidades privadas sem fins lucrativos de natureza esportiva ou por Prefeituras no Estado de São Paulo.