Política

A BAHIA EM SILÊNCIO DIANTE DO "VELHO CHICO" FORA DO PROGRAMA HIDROVIAS

Lula teve uma grande votação na Bahia, mas não corresponde ao estado como deveria
Tasso Franco , da redação em Salvador | 04/09/2024 às 18:26
Os 3 senadores da Bahia - Angelo Coronel, Jaques Wagner e Otto Alencar
Foto:
      MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Em artigo neste BahiaJá o consultor em planejamento urbano e ex-senador da República, Waldeck Ornelas, comenta que o Rio São Francisco ficou de fora do projeto do governo federal para revitalizar as hidrovias no país. 

  2. E, dizemos nós, a Bahia deu uma maiores votações a Lula, em 2022, a casa Civil do governo federal é ocupada pelo baiano e ex-governador Ruy Costa; o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, é do PT; os três senadoes Jaques Wagner (PT), Otto Alcencer (PSD) e Angelo Coronel (PSD) são da base governista, dos 39 deputados federais da Bahia a maioria é de goernistas, ainda assim, o Rio São Francisco, quase todo em território baiano, ficou de fora.

  3. Veja o que diz Waldeck: "O governo federal criou, no Ministério dos Portos e Aeroportos, uma Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação, que acaba de anunciar o propósito de dar início a um amplo programa de aproveitamento dos rios e lagoas navegáveis do país. Transformar em hidrovias as nossas vias navegáveis é a que se propõe a nova política do governo federal. Chamada de “última fronteira de investimento em infraestrutura do Brasil”, esta é uma iniciativa muito bem-vinda.

   4. - A meta é, já em 2025, fazer a concessão das hidrovias dos rios Madeira, Paraguai e da lagoa Mirim. Em 2026, Barra Norte (no Amapá), Tapajós e Tocantins. Mas a hidrovia do rio São Francisco, no pobre e sofrido semiárido nordestino, não está incluída no programa.

  5. O “Velho Chico”, das boiadas, das gaiolas, das carrancas, dos remeiros, do intenso fluxo migratório Nordeste-Sudeste – registrado por Jorge Amado, em Seara Vermelha –, dos “baianos cansados” que se tornaram mineiros, sempre foi, historicamente, uma via navegável e de uso intenso, tanto para cargas quanto para passageiros. No passado, as próprias embarcações serviam, inclusive, como armazéns, para abastecer a rede de cidades às suas margens. Contudo, assim como as ferrovias, as hidrovias foram atropeladas pelo rodoviarismo. Hoje, vê-se que o transporte hidroviário pode ser mais vantajoso economicamente que o rodoviário". (Você pode ler todo artigo na Editoria de Economia)
   
  6. Comentário do BJÁ: Espera-se que os senadores ao menos reajam. Otto Alencar, certa ocasião, disse que iria pautar sua atuação no Senado com trabalhos em defesa do Rio São Francico. Houve um tempo em que até andou falando nele e apresentou (salvo engano) algumas emendas e projetos. Jaques Wagner é o lider do governo e amigo pessoal de Lula. E Angelo Coronel sempre foi um politico com bases munuicipalistas. No geral, os três senadores têm atuações discretas no Senado, como se estivessem cumprindo uma tabela.
   
   7. Esperar alguma coisa de Jerônimo Rodrigues  seria pedir demais uma vez que o governador anda pra cima e pra baixo pelo interior da Bahia inaugurando obras, desde colégios em tempo integral a mercados populares. Tem sido um governador do varejo. Não há uma estratégia de governo visando o desenvolvimento da Bahia com algo maior, mais planejado. Tem programas de combate à fome, da paz, algo bem doméstico.

   8. Waldeck também já comentou aqui neste espaço e noutra ocasião sobre a Ponte Salvador a Itaparica e o bloqueio que fará aos navios de grande cabotagem em cargas na direção do Porto de Aratu. Os portos de Pernambuco e Ceará vão seguir adiante e a Bahia perderá negócios.O Porto de Suape, PE, já era o 5º em movimentação de cargas do pais, desde 2022.

  9. Sobre o Chefe da Casa Civil, Rui Costa, sim, este tem que ser cobrado. É o "comandante" do PAC 2 ou Novo PAC. Sobre os deputados federais esqueça. Estão em Brasília fazendo política miúda.

  10. Sobre Lula seria interessante que olhasse mais para a Bahia. Ao menor, dar a Bahia, o que o estado merece. Se ele hoje está na Presidência - em boa parte - se deve a Bahia.
                                                                      *****
  

  11. A advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra foi presa nesta quarta-feira (4), no Recife, numa operação contra uma quadrilha suspeita de lavagem de dinheiro e jogos ilegais (veja vídeo acima). A mãe dela, Solange Bezerra, também foi detida, passou mal e foi levada para o Hospital Português.

  12. De acordo com a Polícia Civil, foi decretado o sequestro de bens como carros de luxo, imóveis, aeronaves e embarcações e bloqueio de ativos financeiros no valor de R$ 2,1 bilhões, de vários alvos. No entanto, até a última atualização desta reportagem, não esclareceu a quem pertencia cada bem.

  13. A Secretaria da Administração (Saeb) convoca, para realização de provas objetiva e discursiva, os candidatos que tiveram sua inscrição homologada no concurso SEAP Nº 02/2024, de 12 de junho de 2024, para provimento de vagas para o cargo de Agente Penitenciário do quadro de pessoal da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap). A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (3).
 
  14. Os exames serão aplicados no dia 15 de setembro, das 13h às 18h (horário de Brasília/DF), nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras, Itabuna, Paulo Afonso, Jequié e Teixeira de Freitas, conforme estabelecido no edital de abertura de inscrições. Os candidatos poderão acessar o cartão de confirmação de inscrição a partir de 09 de setembro, no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/seapba24.
 
  15. O concurso público prevê o preenchimento de 287 vagas, sendo 187 para a ampla concorrência, 86 para os interessados que se autodeclararam negros (negros/pardos) e 14 para pessoas com deficiência.
 
  16. Para a efetiva participação, o candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de 1 hora e 30 minutos do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta em material transparente, documento de identidade original, comprovante de inscrição e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
 
  16. Na prova objetiva, que possui caráter eliminatório e classificatório, os participantes deverão responder a 80 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Noções de Informática, Legislação Estadual, Promoção da Igualdade Racial e de Gênero, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Extravagante e Direitos Humanos.
 
  17. Já na prova discursiva, os candidatos deverão elaborar redação no formato de texto dissertativo-argumentativo sobre tema voltado às atualidades relevantes para o contexto do cargo.
 
  18. O Concurso está a cargo da Secretaria da Administração (Saeb), conjuntamente com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap). A banca organizadora é a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

  19. O vereador André Fraga (PV) protocolou o Projeto de Lei (PL) 146/2024 que cria o “Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de Salvador”, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e à Fundação Gregório de Mattos. O principal foco é o apoio a atividades continuadas de grupos e coletivos, dentre formação, criação, produção, intercâmbio e pesquisa em projetos de longa duração. 

 20. "Salvador é uma cidade que pulsa arte, um celeiro de ótimos atores e atrizes reconhecidos mundialmente. E o teatro ainda é um setor que congrega as múltiplas influências culturais que recebemos, preservando e divulgando a nossa identidade. Por tudo o que representa, merece um apoio a mais a quem vive do teatro”, pontua o parlamentar. 

  21. Desenvolvido em conjunto com profissionais da arte, a proposta surge num momento favorável. Como afirma o ator e diretor teatral, Gordo Neto: “Os poucos mecanismos de fomento específicos para as linguagens desapareceram. Nosso PL foi inspirado na Lei de Fomento paulista, que já está funcionando há mais de 20 anos ininterruptamente e que transformou a cara do teatro naquela cidade. Os grupos se fortificaram, espaços voltados à  pesquisa continuada foram abertos, centenas de publicações foram lançadas e intercâmbios entre grupos puderem ser concretizados. Esperamos que em Salvador isso venha a acontecer também”.

  22. O intuito é que sejam selecionados, no mínimo, 10 projetos por ano desenvolvidos por pessoas jurídicas, chamadas proponentes, residentes no município há pelo menos 3 anos. Elas representarão o concorrente, ou seja, grupo ou coletivo, ao assumir a responsabilidade legal pelo projeto junto à Secult. As inscrições deverão ser realizadas pela secretaria sempre no mês de junho para execução no início do ano seguinte. 

  23. Já o julgamento dos projetos, assim como a seleção dos contemplados e os valores recebidos, ficarão por conta de uma Comissão Julgadora composta por membros com conhecimentos em teatro, produção, crítica, pesquisa ou ensino e experiência em criação. Ao tempo que o pagamento fica a cargo da Fundação Gregório de Mattos. 

  24. Cada contratado terá que comprovar a realização das atividades por meio de relatórios, e o não cumprimento do projeto tornará inadimplentes os proponentes, os responsáveis legais e os membros do núcleo artístico. 

  25. “Com tantos teatros por aqui e centenas de artistas desejosos por um apoio, um incentivo a mais, acredito que a classe teatral só vai crescer no nosso município. Então, acredito mesmo que o programa vem para agregar ainda mais”, finaliza Fraga.