Ditadura da Venezuela segue sua marcha de perseguições (Com El Universal)
Tasso Franco , Salvador |
03/09/2024 às 09:15
Edmundo Gonzales
Foto: El Universal
O Ministério Público emitiu esta segunda-feira um mandado de detenção contra o candidato presidencial de extrema-direita, Edmundo González, no âmbito de uma investigação que procura apurar quem é o responsável pelo site “Resultados com VZLA”, que publicou resultados do 28 de julho. eleições.
O órgão público acusa González dos crimes de usurpação de funções, falsificação de documento público, instigação à desobediência às leis, associação para a prática de crime e formação de quadrilha.
O pedido foi divulgado nas redes sociais depois que González Urrutia não cumpriu as três intimações feitas anteriormente pela Procuradoria-Geral da República.
CASO DO AVIÃO
Esta segunda-feira, a administração do presidente Nicolás Maduro denunciou à comunidade internacional o confisco, pelos Estados Unidos, do avião pertencente ao Executivo venezuelano como um ato de “pirataria”.
Através das redes sociais, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Yván Gil, acusou o Governo de Joe Biden de praticar uma prática criminosa reiterada que só pode ser classificada como pirataria.
“Esta acção revela que nenhum Estado e nenhum governo constitucional está a salvo de acções ilegais que ignoram o direito internacional. Os EUA já demonstraram que usam o seu poder económico e militar para intimidar e pressionar Estados como a República Dominicana a quem servem como cúmplices em seus atos criminosos", acrescentou o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela.
Neste sentido, a Venezuela indicou que se reserva o direito de tomar qualquer ação judicial para reparar os danos perpetrados contra o país, bem como os demais causados pela “política criminosa de medidas coercitivas unilaterais”.