Política

BRUNO REIS FAZ CAMINHADA NA MATA ESCURA E ELENCA VÁRIAS OBRAS

Candidato segue em campanha hoje
Da Redação ,  Salvador | 03/09/2024 às 08:59
Bruno Reis na Mata Escura, ontem
Foto: div

O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), elencou nesta segunda-feira (2) uma série de importantes obras da sua gestão na Mata Escura, onde participou da 11ª caminhada desde o início da campanha. Ele citou, por exemplo, a Avenida Batatinha, nova ligação viária entre a BR-324 e o bairro inaugurada na semana passada, e a reconstrução da Escola Municipal Maria Constança, em andamento.

"Temos uma grande escola sendo reconstruída e a abertura de uma importante via, a ligação BR-Mata Escura, além de obras de escadarias, drenagem, o programa Morar Melhor. Uma série de intervenções que melhoraram muito a vida das pessoas que moram na Mata Escura", disse o prefeito.

*Ligação BR-Mata Escura -* Com 1,2 km de extensão e um investimento de R$ 19 milhões, a Avenida Batatinha ampliou a mobilidade de pedestres e veículos que trafegam no entorno, reduzindo o tempo de deslocamento.

A nova pista tem duplo sentido de tráfego e beneficia motoristas que transitam pela rodovia federal, nas proximidades da estação de metrô Bom Juá, possibilitando conexão nas imediações da Rua Direta da Mata Escura e vice-versa. Antes, os motoristas que saíam do final de linha de Mata Escura, por exemplo, e desejavam chegar à BR-324, tinham dificuldades para acessar a rodovia, tendo que ir pelo Calabetão e Pirajá.

O estudante universitário Gilvan Castro conta que, com a nova via, leva no mínimo 20 minutos a menos no seu deslocamento diário para a faculdade, na Pituba. "Antigamente, tinha que fazer uma volta muito grande. Essa nova via me economizou um tempo muito bom. Eu desço, já saio na BR e sigo no sentido Pituba. Para os moradores, e pra mim particularmente, foi um divisor de águas", afirma.

A obra envolveu implantação de pavimentação, sistema de drenagem, passeios, ponte e contenções em solo grampeado, cortina atirantada e gabião, além de iluminação em LED.

Gilvan também cita como grandes ações da Prefeitura no bairro a reforma de 200 casas no âmbito do programa Morar Melhor e a reconstrução da Escola Maria Constança, onde estudou quando era criança.

*Escola -* Com 50 anos de existência, a Escola Municipal Maria Constança foi demolida e terá uma nova estrutura em alto padrão, com investimento de R$ 12 milhões. A nova unidade de ensino vai ampliar a oferta de vagas na rede municipal para o Ensino Fundamental I e II. A capacidade de atendimento será de 735 alunos por turno.

O prédio antigo com apenas nove salas dará lugar a uma escola totalmente climatizada, com 21 salas de aula, acessibilidade total, sistema de reutilização de água pluvial e captação de energia solar, auditório, laboratório de Ciências e Matemática, laboratório de Informática, parque infantil, elevador, depósito de merenda e de material didático, sala de leitura, sanitários para pessoas com deficiência (PCD), entre outras melhorias.

Permissionário de uma barraca em uma área de comércio informal requalificada pela Prefeitura no bairro, Antônio Carlos Lima afirma que a intervenção feita pela gestão municipal foi "uma benção" e prevê um aumento nas vendas em breve. "Com a inauguração do colégio, isso aqui vai bombar, vai virar uma praça muito movimentada", avalia.

O mestre de capoeira Jean Costa diz que as intervenções da Prefeitura na Mata Escura mudaram a vida de quem mora no bairro. "Pela primeira vez, um prefeito veio e fez de verdade. A Mata Escura agradece demais tudo o que Bruno vem fazendo. Depois que o prefeito assumiu, tudo mudou na vida da nossa comunidade", afirma

*Pesquisa -* Em relação ao último levantamento eleitoral da Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda, Bruno Reis classificou os números como a reafirmação do que tem visto diariamente nas ruas. A pesquisa aponta Bruno com 68% das intenções de voto, uma vantagem de quase 60 pontos em relação ao segundo colocado.

"Por onde a gente passa, a ampla maioria sempre parabeniza e confirma que estará com a gente no dia 6 de outubro. A pesquisa retrata o sentimento das ruas, onde a gente vê de forma esmagadora o amplo desejo da cidade de ver esse trabalho avançar", analisou.