Política

GERALDO JR CRITICA BRUNO POR NÃO IR AO DEBATE DA TV RECORD-ITAPOAN

A 21ª edição do Prêmio IEL de Talentos Bahia, que reconhece iniciativas inovadoras e determinantes para o futuro de jovens e empresas, anuncia os seus vencedores em cerimônia realizada na Casa Salvatore
Tasso Franco , Salvador | 20/08/2024 às 19:18
Bruno vai a lançamento de candidato a vereador com Penalva
Foto: DIV
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O vice-governador e pré-candidato a prefeito de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), chamou o prefeito Bruno Reis (União Brasil) de ‘fujão’ após a Record TV Itapoan comunicar o cancelamento de um debate que ocorreria no dia 28 de setembro. A decisão foi tomada porque o atual gestor municipal não confirmou participação no evento televisivo.

  2. “Mais uma vez, o prefeito de Salvador correu do debate. Um desrespeito à imprensa e, principalmente, aos eleitores. Por que o prefeito tem tanto medo de discutir a cidade?”, questionou Geraldo, que já havia confirmado formalmente sua participação junto à emissora.

  3. Esta não é a primeira vez que o atual prefeito de Salvador falta a um debate eleitoral. No dia 7 de agosto, apenas Geraldo Júnior e o candidato do PSOL, Kléber Rosa, estiveram no debate promovido pela Bahia FM.

  4. “Lamentável a postura do atual prefeito. Ele não quer ser questionado, não quer prestar contas do que deixou de fazer, acha que é dono da cidade e não precisa discutir nada com ninguém”, acrescentou.

  5. Geraldo já confirmou presença em mais de 20 compromissos com a imprensa até o dia 6 de outubro, entre debates, sabatinas e entrevistas. Para ele, “a imprensa é pilar da democracia” e tem papel fundamental no período eleitoral.

  6.  “Ele não pode tirar das pessoas o direito de conhecer melhor as propostas e ideias dos candidatos. Quero pedir ao prefeito fujão que tenha mais humildade e respeito à imprensa e aos eleitores de Salvador. Eu e minha vice, Fabya Reis, vamos continuar discutindo Salvador e apresentando nossos projetos para cuidar da cidade inteira”, concluiu.

  7. BRUNO REIS: O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), destacou na noite desta segunda-feira (19) as conquistas de sua gestão e disse que não tem nenhuma cidade no Brasil que, nos últimos anos, mudou tanto para melhor como a capital baiana. Ao participar do lançamento de candidaturas a vereador, ele elencou uma série de intervenções que transformaram a cidade.

  8. “Não tem uma cidade no Brasil que nesses últimos anos mudou tanto a sua cara para melhor como Salvador. E em todas as áreas. Se eu tiver oportunidade de seguir como prefeito vamos realizar juntos sonhos muito maiores. Nós vamos subir muito mais, vamos orgulhar vocês, vamos levar Salvador a ser a melhor cidade de todo o Brasil”, disse o prefeito, durante o lançamento da candidatura a vereador de Kel Torres (Republicanos).

  9. O ato político, realizado em Cajazeiras, contou com a presença do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) e do deputado estadual Emerson Penalva (PDT). Bruno lembrou que Salvador, antes da gestão de Neto, era última colocada em diversas áreas e, hoje, a capital baiana lidera em várias.

  10. “O pior foi fazer a parte que Neto fez: arrumar a casa, tirar a prefeitura do vermelho, nem conseguia honrar os compromissos, toda endividada. Diziam que a prefeitura de Salvador era falida. Eu peguei a casa arrumada e só fiz acelerar. A Prefeitura passou a ter capacidade de realizar mais investimentos, a casa está preparada, nós estamos em um outro patamar”, frisou.

  11. Na região de Cajazeiras, Bruno citou as entregas do Parque Pedra de Xangô, a Arena Pronaica, a avenida Assis Valente, a academia de ginástica pública e gratuita e o Restaurante Popular de Águas Claras. O prefeito salientou que, em breve, será inaugurado o Centro Especializado de Reabilitação na região voltado para pessoas com deficiência.

  12. Bruno Reis ainda alertou a população para “promessas faraônicas” feitas por adversários e criticou a falta de investimentos do governo do estado na região de Cajazeiras. “Eu quero que vocês me mostrem uma obra que o governo do Estado fez aqui nesta região, em 18 anos. Infelizmente, é esta a realidade. E aí, gente, vai chegar agora um bocado de candidatos com promessas faraônicas, que tiveram oportunidade e nunca fizeram nada por vocês”, disse.

  13. Geração de emprego - Bruno Reis ressaltou que Salvador registrou um aumento de 164% na geração de emprego no primeiro semestre de 2024 comparado ao mesmo período do ano passado. Neste mesmo espaço de tempo, o estado teve crescimento de apenas 9% e o Brasil, de 25%. “Nós geramos, gente, 44% dos empregos da Bahia”, salientou, ao participar do lançamento da candidatura de Coronel Sturaro (PSDB).

  14. Ele disse também que Salvador conta com 1.900 câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade. Afirmou também que o último concurso para a Guarda Municipal previa a convocação de 50 agentes, mas já foram chamados também 477 que estavam no cadastro reserva, totalizando 527 convocados.

  15. O prefeito citou ainda a criação da ronda escolar da Guarda Municipal, os avanços na iluminação pública, hoje toda em LED, e a Ronda Guardiã Maria da Penha, voltada para assegurar a proteção de mulheres vítimas de violênci

  16. Faltando dois meses para as eleições municipais, nos 5.568 municípios brasileiros, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou novas medidas contra a desinformação, e promete intensificar o combate às notícias falsas durante o período eleitoral. Com o primeiro turno marcado para o dia 6 de outubro, a preocupação com o assunto tem ocupado a agenda da Ministra Carmen Lúcia. 

  17. Entre as iniciativas anunciadas pela justiça, está o serviço telefônico 1491, canal criado para que os cidadãos possam denunciar, de forma gratuita, qualquer tentativa de propagação de notícias falsas. O novo canal faz parte do esforço do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, órgão do TSE dedicado a monitorar e verificar a procedência dessas denúncias.

  18. Wallyson dos Anjos, especialista em Direito Eleitoral, ressalta a importância sobre o papel que a Justiça Eleitoral assumiu sobre combater a desinformação: “O papel da Justiça é muito importante para garantir que os eleitores recebam informações corretas e possam tomar decisões fundamentadas. A atuação do TSE tem o objetivo de criar um ambiente eleitoral transparente e justo, onde a manipulação por meio de notícias falsas seja mínima e a integridade do processo seja preservada”.

  19. Após receber uma denúncia, o Centro Integrado encaminhará o caso para a Polícia Federal ou para o Ministério Público Eleitoral, que serão responsáveis por investigar e tomar as providências cabíveis. Além disso, a presidente do TSE, ministra Carmen Lúcia, anunciou que a Polícia Federal disponibilizará um painel aberto ao público para o acompanhamento das denúncias recebidas e das ações tomadas em resposta.

  20. Para especialistas em direito eleitoral, o combate à desinformação é essencial para garantir que o processo eleitoral ocorra de forma democrática e transparente. O Vice-Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB do Piauí, Wallyson Soares dos Anjos explica que a desinformação é baseada em informações enganosas criadas com o objetivo de manipular a opinião pública O advogado especialista em Direito Eleitoral, ressalta que a desinformação pode influenciar negativamente: “É fundamental combater a desinformação porque ela pode distorcer a percepção dos eleitores e influenciar os resultados das eleições de forma errada”.

  21. A 21ª edição do Prêmio IEL de Talentos Bahia, que reconhece iniciativas inovadoras e determinantes para o futuro de jovens e empresas, anuncia os seus vencedores em cerimônia realizada na Casa Salvatore, no bairro do Cabula, amanhã (21), às 18h.

  22. Ao todo, serão premiados 16 dos 47 finalistas que concorrem nas categorias Empresa Inovadora, Estágio Inovador, Educação Inovadora, Inova Talentos e Aprendizagem, que celebra a qualidade dos programas de aprendizagem a partir do cumprimento da Lei 10.097/2000 (Lei do Aprendiz). Os vencedores nas categorias Estágio e Inova Talentos vão disputar a etapa nacional, que acontece em Fortaleza, em novembro.

  23. Realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade do Sistema Indústria responsável pela iniciativa e por programas de desenvolvimento de carreiras, o Prêmio IEL de Talentos foi criado em 2004 na Bahia e hoje realiza etapas regionais em todos os estados brasileiros. 

   24. A premiação visa dar visibilidade a boas práticas de estágios nas empresas e projetos de inovação implementados pelos estagiários, bolsistas e menores aprendizes. O prêmio também auxilia as instituições concorrentes a aprimorar seus projetos de treinamento e formação profissional.

  25. O Prêmio IEl de Talentos incentiva práticas inovadoras que conectam estudantes, empresas e instituições de ensino, funcionando como uma vitrine de oportunidades que se abrem quando um jovem tem sua dedicação, visão de mundo e talentos reconhecidos numa estrutura empresarial consolidada. Com mais de 20 anos em diálogo com os interesses profissionais do público jovem, o Prêmio IEL destaca o valor dessa troca para seu aprendizado, amadurecimento, relacionamento e futuro profissional.

  26. De acordo com Edneide Lima, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia), o objetivo da premiação é promover um ambiente de incentivo às empresas para a inovação e boas práticas de estágio. 

  27. “Ao contratar um estagiário, um jovem aprendiz ou um bolsista, a empresa tem a oportunidade de oxigenar seus processos e práticas com novas ideias, compartilhando boas práticas com este estudante ou profissional. O prêmio é um reconhecimento das iniciativas que, às vezes, parecem pequenas, mas promovem mudanças positivas e significativas nas empresas”, realça ela.

   28. Empresa inovadora – Entre as empresas finalistas está a Ford, que concorre nas categorias Projeto Inovador e Artigo Inovador, desenvolvidos por jovens do programa de pesquisadores que atuam no Centro de Desenvolvimento de Tecnologia da Ford. 

   29. O programa permite a identificação dos melhores talentos existentes nas universidades brasileiras com as mais diversas e atuais competências do mercado, colaborando para o desenvolvimento de projetos inovadores, soluções de problemas, levando agilidade, modernização e eficiência ao processo e produtos da empresa.

  30. “O Prêmio IEL é um marco que confirma a excelência do programa Inova Talentos para Ford e a qualidade e assertividade dos projetos que são desenvolvidos pelo Centro de Desenvolvimento de Tecnologia da Ford no Brasil”, afirma Victor Amaral, gerente geral de operações e planejamento do centro de desenvolvimento e tecnologia da Ford América do Sul.