O panorama cultural na Bahia decai com o fechamento do Museu de Arte Sacra e da Biblioteca do Mosteiro de São Bento
Tasso Franco , da redação em Salvador |
13/08/2024 às 19:12
Assunto destaque da sessão desta terça a condenação do feminicídio de elegada
Foto:
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Deputados e deputadas de vários partidos condenaram nesta terça-feira, 13, o feminicídio praticado pelo falso médico Tancredo Neves Feliciano de Arruda contra a delegada da PC, Patrícia Neves Jakes Alves, 39 anos de idade, cujo corpo foi sepultado hoje em Recife, sua terra natal. Para a deputada Fabíola Mansur (PSB) o crime praticado pelo réu confresso Tancredo "chocou a sociedade baiana por sua brutalidade" e por se tratar de uma autoridade pública que, como delegada combatia a violência.
2. É inaceitável - disse a parlamentar - se solidarizando com familiares da vitima e exigindo que "haja uma punição exemplar a esse assassino de mulheres". Já a deputado Olivia Santana (PCdoB) deu um abraço solidário à família de Patrícia, a qual segundo a deputada "caiu numa armadilha" que tem sido frequente na Bahia e no Brasil com mulheres sendo "violentadas e assassinadas". Olivia defende a "desconstrução dessa ideologia machista" e exige um fim desses assassinados e o uso rigoro da Lei Maria da Penha.
3. Disse, ainda, que as mulheres precisam analisar bem quem são seus companheiros, pois, nalguns casos "é melhor ficar só do que mal acompanhada". A deputada Lucinha do MST, estreante na Casa Legislativa e que substituiu a deputada Neusa Cadore nomeada secretaria de estado, também se solidarizou com a família de Patrícia e disse que essa "cultura do machismo contra a muklher tem que acabar".
4. Os lideres do governo, deputado Rosemberfg Pinbto (PT) e da oposição, também se manifestran, condenaram a violência contra as mulheres. Para o deputado Rosemberg o tema feminicípio exige uma reflexão mais profunda e criticou casos recentes que aconteceram em Coaraci e Santaluz, envolvendo políticos, e diz que todos os casoas precisam ser investiados pela Policia. Já o deputado Alan comentou que a sociedade, como um todo, precisa se educar no respeito às mulheres.
5. Nenhum dos deputados e deputadas comentou o comportamento inusitado da delegada, a qual sendo uma policial que inclusive atuava nessa área (violência contra as mulheres sendo palestrante e conselheira) se envolveu com uma pessoa com antecedentes criminais que, supostamente, ela já conhecia.
6. Os parlamentares baianos também nada comentaram sobre o fechamento pela reitoria da UFBA do Museu de Arte Sacra da Bahia e sobre o fechamento da biblioteca do Mosteiro de São Bento revelado pelo BahiaJá duas grandes instituições de cultura e que estão fechados levando a Bahia a uma condição de atraso.
****
4. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta terça-feira (13), a mais recente pesquisa mensal de serviços, que aponta a liderança da Bahia no turismo nacional. Em junho de 2024, o Brasil teve um crescimento no setor de 3,9%, em comparação com o mesmo período de 2023, enquanto a Bahia registrou um aumento de 19,2%, o maior índice entre os estados, quase cinco vezes acima da média do país.
5. Para o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar, os números do IBGE confirmam que a Bahia se preparou para ser o destino mais procurado pelos turistas. Segundo ele, a posição é resultado da forte atuação do governo baiano em qualificação, promoção, obras estruturantes e captação de voos e eventos, com ações transversais que envolvem outras instituições.
6. “O IBGE atesta que estamos no caminho certo. Colocamos a Bahia em primeiro lugar no turismo e temos a responsabilidade de manter essa posição, avançando com resultados ainda melhores. O Governo do Estado lidera esse processo, em parceria com os outros agentes que atuam no setor, para a geração de mais empregos e negócios em território baiano”, comemora o secretário.
7. O Cheiro de Amor comemora uma marca importante com sua nova música "Vem Me Ver", a primeira faixa inédita na voz da vocalista Raquel Tombesi. O clipe oficial da canção já ultrapassou 100 mil visualizações no YouTube em duas semanas de lançado, refletindo a boa receptividade do público.
8. Além do sucesso no YouTube, "Vem Me Ver" também vem conquistando espaço nas plataformas de streaming, onde já tem quase 50 mil streams. Esses números destacam a força da nova fase da banda, que segue encantando os fãs com sua alegria e energia renovada, trazida por Raquel Tombesi. Quem ainda não conferiu pode acessar https://youtu.be/ic-krmWGbM8?si=GcxoRZVT7PgVDhRc.
9. Salvador integra uma lista de capitais brasileiras que superam a média do país quando o assunto é acesso à Educação Infantil. O município soma 45% de crianças entre 0 a 3 anos matriculadas no segmento de creche e 97% atendidas na pré-escola (faixa etária de 4 a 5 anos), segundo dados divulgados pela plataforma Educação Já, da ONG Todos pela Educação. No Brasil, a média em ambos os níveis de ensino é de 40% e 94%, respectivamente.
10. Ainda de acordo com o levantamento, metade das capitais tem acesso à creche menor do que a média brasileira e 16 delas têm acesso à pré-escola pior do que o país como um todo. Na região Nordeste, inclusive, Salvador e São Luís (MA) são as únicas a superar o índice nacional nesses dois quesitos.
11. A capital maranhense obtém 41% de crianças com acesso à creche e 96% na pré-escola. O Recife (PE), por sua vez, contabiliza 40% na creche e 87% na pré-escola; enquanto Fortaleza registra 35% (creche) e 93% (pré-escola).
12. A lista ainda traz Teresina (PI), com 38% de crianças atendidas no segmento de creche e 98% na pré-escola; Aracaju (SE), 46% (creche) e 90% (pré-escola); Maceió (AL), 34% (creche) e 83% (pré-escola); Natal (RN), 31% (creche) e 90% (pré-escola); e João Pessoa (PB), 23% (creche) e 92% (pré-escola).
13. Entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura para que Salvador avançasse nos índices da Educação Infantil, que atende justamente crianças entre 0 a 5 anos, é o programa Pé na Escola. Através da iniciativa, as famílias não contempladas com as vagas em alguma unidade escolar da rede municipal de ensino podem matricular os filhos, gratuitamente, em instituições privadas cadastradas pelo programa. Os custos são bancados pela gestão municipal.
14. Além disso, outras ações estão sendo desenvolvidas para aumentar a oferta de vagas diretamente pela rede pública municipal, a exemplo da construção e ampliação do número de salas de aula.
O dia do estudante na Bahia, celebrado neste domingo (11/08), tem o gostinho da alimentação saudável fornecida pela agricultura familiar, que gera bons resultados, como acontece no Colégio Estadual Eurides Santana, do município de Poções.
15. Tudo isso é possível porque o Governo do Estado, para garantir alimentos de qualidade e nutritivos para estudantes, destinou R$ 410 milhões para a alimentação escolar, no ano letivo de 2024, sendo R$ 92 milhões por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
16. Carina Almeida Santana, Nutricionista do Quadro Técnico do PNAE, no Núcleo de Educação (NTE) do Sudoeste Baiano, observa que quando chegou para trabalhar, em 2019, encontrou uma realidade bem diferente. “É uma alegria enorme ter acompanhando e participado desse processo de mudança. Antigamente, nós chamávamos de merenda e se hoje podemos dizer ‘alimentação escolar’ é porque temos comida de verdade para os estudantes.”
17. A Nutricionista destaca que a Agricultura Familiar tem um papel chave nesse processo, com a ampliação do seu catálogo de produtos. “Hoje, nas escolas, para além dos gêneros in natura, temos iogurtes premiados, polpas de frutas, biscoitos, farinha, feijão, enfim, uma gama enorme de produtos que fazem a qualidade da alimentação, que estamos ofertando nas escolas."
18. Walisson dos Santos da Silva, estudante do 1° A Integral, no Colégio Estadual Eurides Santana, declarou que essa mudança na alimentação está ajudando os estudantes, especialmente àqueles que têm dificuldade de manter uma alimentação saudável, com mais nutrientes, evitando doenças. “A alimentação da escola, além de ser saudável e gostosa, desenvolve no aluno um pensamento com relação ao consumo de comidas saudáveis. Aí vem o desenvolvimento saudável e desenvolvimento do aprendizado do aluno”.
19. A diretora da unidade escolar, Tânia Cristina Almeida Nolasco, destacou que a agricultura familiar desempenha um papel fundamental e de extrema importância nas escolas, por inúmeras razões. “A gente inclui nesta lista a diversidade e a qualidade nutricional, que contribui para uma alimentação rica e equilibrada.
20. Temos ainda a educação alimentar e cultural, que acaba mostrando aos alunos a importância da agricultura sustentável, quando a gente inclui no nosso cardápio, e promove também uma conexão mais forte com a cultura local”.
21. Outros aspectos importantes da compra de alimentos da agricultura familiar salientados pela diretora são: a sazonalidade e o frescor; o favorecimento da economia local, criando empregos e sustentando as comunidades rurais; o desenvolvimento regional; a segurança alimentar e a valorização dos produtos da agricultura familiar.
22. “Então, resumindo, a agricultura familiar tem contribuído significativamente para a alimentação da nossa escola, trazendo benefícios nutricionais, econômicos e culturais, ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade e essa tão sonhada segurança alimentar”.