Política

PRESIDENTE ALBA DIZ QUE NÃO HÁ SOLUÇÕES MILAGROSAS CONTRA VIOLÊNCIA

Ao lado do governador Jerônimo, Adolfo Menezes participa de terceira reunião do Programa Bahia Pela Paz
Tasso Franco ,  Salvador | 08/07/2024 às 19:47
Adolfo Menezes, Jerônimo Rodrigues e Cynthia Resende
Foto: João Valverde

Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes, participou, na manhã de hoje (8.07), no âmbito do Programa Bahia pela Paz, da 3ª reunião do Comitê de Defesa Social da Bahia, no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, no CAB.

“Tivemos uma reunião muito produtiva, dando seguimento às ações do ‘Bahia pela Paz”, aprovado pela ALBA em maio passado. Além do investimento previsto, de R$ 234 milhões, o objetivo é termos uma nova política de Segurança Pública, com integração efetiva das ações policiais, sobretudo na prevenção da violência e garantia de direitos. Não existem soluções milagrosas para o combate à violência, mas o compromisso de combatê-la deve ser de todos”, avaliou o chefe do Legislativo estadual.

Segundo o parlamentar, já foi iniciado o processo de escutas comunitárias, quando agentes do programa estarão nas 12 comunidades selecionadas, em Salvador e Feira de Santana, para discutir, junto à população e lideranças locais, as principais demandas e como as ações podem ser executadas. “Através da prevenção, a Secretaria de Segurança Pública, sob a liderança do secretário Marcelo Werner, já apresenta números de redução da violência letal, de taxas de criminalidades e da letalidade policial, mas ainda temos uma longa estrada a percorrer. O que temos que compreender é que a criminalidade não será resolvida, nunca, só com revólveres. É preciso investir no desenvolvimento social e humano dos jovens e de suas famílias”, aponta Menezes.

O secretário Marcelo Werner destacou a importância do diálogo e do trabalho conjunto com outras instituições de Estado. “A nossa prioridade é integrar as ações de segurança pública com outros órgãos estaduais, federais e municipais. Com projetos transversais, ações sociais e investimentos em efetivo e equipamentos, além do reforço na inteligência policial, vamos reduzir os índices, buscando sempre preservar vidas”, reiterou o titular da SSP.

Também participaram da reunião, o procurador-geral de Justiça, Pedro Maia; a Defensora Pública Geral, Firmiane Venâncio; e os secretários Felipe Freitas, de Justiça e Direitos Humanos; e José Carlos Souto, da Administração Presidenciária, além de assessores e técnicos dos quadros do Governo da Bahia.