Política

BENEDITA DIZ Q VAI PROCESSAR ZAMBELI POR LHE CHAMAR DE CHICA DA SILVA

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) disse ter se equivocado ao ter chamado a colega de Câmara Benedita da Silva (PT-RJ) de “Chica da Silva”.
Tasso Franco , Salvador | 03/07/2024 às 19:26
Deputadas Benedita da Silva e Zambelli
Foto: DIV
     A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) chamou a também parlamentar Benedita da Silva (PT-RJ) de "Chica da Silva" durante uma transmissão ao vivo realizada na terça-feira (2/7). “Eu não vou ter poder de fala, né? Eu não vou falar porque provavelmente... não sei porque que eu não vou falar. Parece que já foi montada pela secretaria da Mulher, que é a Chica da Silva”, disse Zambelli ao reclamar de não poder falar na Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, que ocorreu em Maceió (AL).

A fala da deputada do PL foi criticada pelo Partido dos Trabalhadores e por deputados da base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que apontaram a existência de cunho racista na declaração. "Ao fazer esta comparação com a personagem histórica, uma mulher negra escravizada e alforriada, Zambelli se utiliza do rascimo para tentar constranger e humilhar a deputada Benedita. A trajetória de Benedita da Silva, a nossa Bené, é orgulho para as mulheres, para o povo negro e os trabalhadores de nosso país", disse a legenda. 

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, também ressaltaram a trajetória de Benedita e prestaram apoio à deputada. "A deputada Benedita da Silva é uma das maiores referências da política nacional. Uma inspiração para homens e mulheres que lutam por um país democrático, desenvolvido e sem racismo", disse Silvio.

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) disse ter se equivocado ao ter chamado a colega de Câmara Benedita da Silva (PT-RJ) de “Chica da Silva”.

Em uma nota de esclarecimento, Zambelli afirmou que o acontecimento foi fruto de uma confusão e que “não houve qualquer intenção de ofensa à sua colega de Parlamento”.

A publicação, feita na segunda-feira (1º) durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, foi retirada da internet.