Política

SALVADOR SEM FOME: PMS DISTRIBUI 3.2 MIL REFEIÇÕES GRATUITAS TODO DIA

Prefeitura inaugura sétimo restaurante popular e passa a distribuir 3,2 mil refeições gratuitas diariamente
Tasso Franco , Salvador | 01/07/2024 às 19:41
Prefeito humanista
Foto: Valter Pontes
      MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta segunda-feira (1º) o sétimo Restaurante Popular Vida Nova da capital baiana, no bairro de São Cristóvão, elevando para 3,2 mil o número de refeições diárias gratuitas fornecidas pelos equipamentos. A nova unidade tem capacidade para distribuir 400 refeições por dia e funciona das 11h às 13h, de segunda a sexta-feira.

  2. Este é o terceiro restaurante popular entregue pela Prefeitura em menos de um mês. As unidades de Fazenda Coutos e Sussuarana foram abertas para a população nos dias 13 e 21 de junho, respectivamente. Além destes três, a gestão municipal ainda conta com outros quatro equipamentos nos bairros de Pau da Lima, São Tomé de Paripe, Águas Claras e Periperi.

  3. Durante a inauguração do restaurante de São Cristóvão, o prefeito Bruno Reis disse que outros três serão entregues até o final do ano nos bairros de Mares, Valéria e Pernambués. Ele destacou que os restaurantes populares ajudam a combater a insegurança alimentar e, além disso, são a porta de entrada para um conjunto de serviços oferecidos pela Prefeitura.

  4. “A comida é fundamental. Não tem como você ajudar uma pessoa se ela está com fome. Como é que a pessoa que está com fome vai fazer o Cadastro Único? Como é que a pessoa que está com fome vai fazer um curso profissionalizante? Como é que a pessoa que está com fome vai conseguir arrumar um emprego? Não tem como. Então, primeiro a gente garante sua alimentação e qualidade”, afirmou.

  5. “Aqui é uma porta de entrada para um conjunto de serviços. A pessoa vai ter um acompanhamento, e isso que é importante, é você proporcionar que a pessoa possa ter uma progressão social, uma autonomia financeira. Então, a gente vai ver se ela está recebendo o Bolsa Família, se está precisando colocar o filho na escola ou na creche para poder ter condições de fazer um curso que a Prefeitura vai oferecer. Se a pessoa quiser empreender, a gente vai ajudar a abrir um MEI ou um CNPJ como empreendedor individual”, acrescentou o prefeito.

  6. O secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, ressaltou que o restaurante tem cardápio semanal programado e acompanhado por nutricionistas, com a oferta de duas proteínas por dia. Além das refeições, as unidades contam orientação socioassistenciais, possibilitando o encaminhamento da população para o Centro de Referência de Referência da Assistência Social (CRAS) da área de abrangência, e também para cursos gratuitos de qualificação profissional.

  7. “Nossa prioridade é oferecer alimentação de qualidade, saciar a necessidade urgente de alimentação das pessoas em vulnerabilidade, por entendermos que de nada adianta oferecermos qualquer outro serviço se a pessoa estiver com fome, afinal a fome não espera”, frisou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.  

  8. No caso dos cursos, explica o gestor, “também são oferecidos transporte, a partir do entendimento de que esse é fator que muitas vezes limita a participação da parcela mais vulnerável da sociedade nessas iniciativas”.

  9. Ele salientou que a escolha dos locais para a implantação dos restaurantes segue critérios técnicos. “Fomos estudar os índices de segurança alimentar e de pobreza. Este restaurante está aqui na avenida Aliomar Baleeiro, mas ele vai servir Vila Verde, Mussurunga, São Cristóvão e toda essa região. Toda e qualquer pessoa que queira e tenha necessidade será atendida nesse restaurante”, declarou.

  10. A diarista Patrícia Maria da Silva, 49 anos, aprovou o novo restaurante em São Cristóvão. “Esse equipamento chega num bom momento pra comunidade, porque muitas pessoas que não têm alimento podem garantir uma refeição diária. 

   11. Nunca tinha vindo num restaurante popular na cidade e achei essa estrutura aqui maravilhosa, assim como a comida que está sendo servida, o atendimento dos funcionários. Atualmente, estou desempregada e ter condição de almoçar aqui já vai me deixar mais tranquila, além de proporcionar um alívio financeiro”, afirmou.
                                                                   ****
   12. O Santander Brasil emitiu pela primeira vez um Social Bond no mercado externo. O volume captado foi de US$ 250 milhões (cerca de R$ 1,3 bilhão) e a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, foi o investidor exclusivo da operação. Trata-se do primeiro Social Bond em dólar a receber investimento da IFC no Brasil.

   13. O Santander vai utilizar o total dos recursos para apoiar seu programa de microcrédito, o Prospera, além de financiar pequenas e médias empresas das regiões Norte e Nordeste do país.

   14. Vale destacar que a transação tem o respaldo do Framework Global de Finanças Sustentáveis do Grupo Santander, documento que define as diretrizes para a emissão de títulos verdes, sociais e sustentáveis, o que reforça o compromisso da estratégia ESG do Banco.

   15. Segundo Gabriela Bertol, Head de Sustentabilidade do Santander Brasil, área responsável pelos temas de ESG da instituição, a emissão do primeiro Social Bond pelo Santander no país é parte da estratégia global de finanças sustentáveis do Grupo. “Ao apoiarmos as PMEs localizadas no Norte e Nordeste e o microcrédito, estamos contribuindo para o desenvolvimento de pessoas e de negócios nas áreas que mais precisam de suporte”, afirma.

   16. A executiva destaca ainda que o Santander tem uma atuação consolidada nos temas de ESG, com histórico de pioneirismo e liderança em temas como o microcrédito produtivo e orientado. Além dos compromissos sustentáveis, como o fomento à adoção de fontes de energias renováveis e análise de riscos socioambientais. O Banco ainda apoia os objetivos do Acordo de Paris e aderiu ao Compromisso NetZero – meta para zerar a emissão de carbono da instituição e da carteira de clientes até 2050.

   17. “Esperamos que esse Social Bond do Santander estimule outras instituições financeiras na promoção de um ambiente mais inclusivo”, afirma Vittorio Di Bello, diretor da IFC para o Grupo de Instituições Financeiras . “Fomentar o setor de micro, pequenas e médias empresas brasileiras é fundamental para o crescimento sustentável do país”, completa.

   18. Aproximadamente 1,2 milhão de pessoas participaram do São João do Centro Histórico em 2024, realizado de primeiro e 25 de junho, a partir de diversas ações culturais que aconteceram na Praça da Sé, Terreiro de Jesus, Cruzeiro de São Francisco, Praça da Cruz Caída, Largo do Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo e Mercado de São Miguel.

  19. Mais de 2600 postos de trabalho diretos e indiretos foram criados durante a realização dos festejos, que ofereceram programações em dois circuitos, o “Prá Lá de Bão”, completamente gratuito, e o “Pra Ficá Mió”, realizado por instituições públicas e privadas com ingressos a preços populares. 582 artistas foram contratados.

  20. A festa promoveu 517 ações, em 138 pontos públicos e privados ativados, com a participação de 115 estabelecimentos comerciais e 15 instituições.

  21. “O São João do Centro Histórico representa uma ocupação importante em nossa cidade durante o mês de junho, pois além de dar opção ao soteropolitano de comemorar o São João na capital, gera oportunidade para os artistas da cidade e também funciona como forte impulsionador do empreendedorismo  e da economia local” destaca a idealizadora da festa e diretora de produção, Simone Carrera, empresária à frente da Sole Produções.

  22. O São João do Centro Histórico teve o patrocínio da Petrobras - São João do Reencontro. Apoio institucional da Prefeitura de Salvador através da Secult - Secretaria de Cultura e Turismo, da Saltur - Empresa Salvador Turismo e da FGM - Fundação Gregório de Mattos - Lei de Incentivo à Cultura - Correalização da ACHE - Associação Centro Histórico Empreendedor e Pira. Realização da Sole Produções, Ministério da Cultura, Governo Federa

  23. Começam nesta segunda-feira (1) as inscrições para o Prêmio EBC de Comunicação Pública. O eixo voltado para o Combate à Desinformação será o primeiro a receber inscritos. Os interessados deverão acessar o site premio.ebc.com.br para conhecer o regulamento. O endereço também contempla informações sobre o Festival de Música da Rádio Nacional e o Prêmio Rádio MEC, eixos culturais da premiação, cujos editais já estão disponíveis a partir de hoje, com inscrições abertas em 5 de agosto.

  24. O presidente da EBC, Jean Lima, destaca a importância da iniciativa. “O lançamento dos editais do Prêmio EBC de Comunicação Pública consolida nosso objetivo de fortalecer e valorizar os campos da comunicação e da cultura brasileira. Com o eixo jornalismo, somado ao audiovisual e à música clássica e popular, nossa premiação se torna completa”, avalia.

  25. A premiação voltada ao Combate à Desinformação está dividida em duas vertentes. A primeira dedicada aos veículos de comunicação, empresas ou organizações da sociedade civil; e a segunda direcionada aos profissionais das instituições parceiras da EBC que formam a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), com peças de rádio e TV.

  26. O segundo eixo valorizará a produção musical, nos tradicionais Festival de Música da Rádio Nacional e o Prêmio Rádio MEC. O Festival da Rádio Nacional, que ocorre desde 2009, abrirá pela primeira vez as inscrições para músicos de todos o Brasil. Os artistas selecionados pelo público e pelo júri passam a tocar na programação da rádio. Os 12 finalistas defendem suas canções ao vivo no Show da Final.

  27. Já a premiação da Rádio MEC tem foco nos novos talentos, tanto no cenário da música clássica, instrumental e para infância, como da produção radiofônica. Um júri seleciona os inscritos que serão escolhidos na próxima fase por meio de votação popular. Para este ano, a novidade fica por conta da premiação que vai permitir a inscrição de programas de rádio na linha editorial da Rádio MEC para exibição na programação de 2025 da emissora pública.

  29. No eixo audiovisual, o Prêmio TV Brasil de Exibição acontece em parceria com festivais já tradicionais no país. Cada evento tem seu próprio regulamento e critérios de julgamento para escolha dos ganhadores que terão janela de exibição garantida na TV Brasil. Este ano, a EBC já concedeu quatro prêmios de licenciamento para o FICI, Festival Internacional de Cinema Infantil.