Política

DEPUTADO LEANDRO REBATE ATAQUES DE JERÔNIMO E O CHAMA DE DESPREPARADO

Veja nota da SESAB sobre episódio com parlamentar no hospital do Oeste
Tasso Franco , Salvador | 12/06/2024 às 10:11
Deputado estadual Leandro de Jesus
Foto: BJÁ
   O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) em pronunciamento feito na tarde de ontem no plenário da Assembleia Legislativa rebateu críticas que o governador Jerônimo Rodrigues fez a sua atuação parlamentar chamando-o de "desinformado", o que classificou de "ataques à minha pessoa, mas não sou e nunca fui desinformado e posso afirmar que V.Exa. sim, é um governador despreparado".
.
  Segundo Leandro "o que estamos presenciando no estado é um caos na saúde pública e enquanto deputado tive que pular o muro de um hospital porque a gestora não quis, não permitiu abrir a casa hospitalar para a fiscalização de um deputado", comentou o parlamentar sobre episódio que aconteceu no Hospital do Oeste, em Barreiras.

  No pronunciamento o deputado disse que estava cumprindo o seu papel como parlamentar, delegação que lhe deu a população que o elegeu, e "enquanto exerço minha atividade o Sr (governador) não cumpre sua obrigação. Sabem o que encontrei no hospital da cidade de Luis Eduardo Magalçhães, foi lixo, ratos circulçando em áreas hospitalares e lixo acumulado".

  Leando disse, ainda, que não vai parar a sua ação fiscalizadora e fez um convite a Jerônimo para "irmos juntos visitar os hospitais públicos do Oeste, de Conquista e Porto Seguro, com corredores superlotados de pacientes. Então, vou continuar expondo essas desgraças de um governador que maltrata o povo. Não irei para as criticas, pelo conbtrário, vou pra cima", completou.


O QUE DIZ A SESAB EM NOTA
SOBRE O EPISÓDIO COM DEPUTADO
NO HOSPITAL DO OESTE

A direção do Hospital Oeste e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) lamentam profundamente o comportamento do deputado estadual do Partido Liberal (PL), Leandro de Jesus, que invadiu as dependências do Hospital do Oeste, em Barreiras, nesta segunda-feira (22), sob a alegação de cumprir seu papel de fiscalização.

Embora seja relevante que os parlamentares realizem sua função de legislar e fiscalizar, é essencial que isso ocorra dentro das normas e regulamentações estabelecidas para garantir a segurança e o bom funcionamento das instituições públicas. Hospitais têm políticas claras de acesso para proteger pacientes, funcionários e visitantes.

O deputado foi orientado pela direção da unidade sobre as diretrizes sanitárias e regras de acesso a instituições de saúde. Contudo, o parlamentar pulou o muro que dá acesso ao serviço de radioterapia, que será implantado, a fim de adentrar nas dependências da unidade, já que são comunicantes. A segurança do hospital conseguiu impedir o acesso ao interior da unidade. Por mês, a unidade realiza cerca de 30 mil atendimentos, considerando consultas, internações, cirurgias e serviço de apoio diagnóstico terapêutico.

Toda unidade hospitalar possui diversas regras, dentre elas:

– Horários de visita pré-estabelecidos para não perturbar o repouso dos pacientes.
– Identificação para acesso controlado às áreas do hospital.
– Medidas de segurança para manter a ordem e prevenir incidentes.
– Políticas de acompanhantes para regular o número de pessoas em áreas críticas, tais como centro cirúrgico, UTIs e oncologia.
– Controles de infecção para evitar a propagação de doenças.
– Restrições em áreas específicas para proteger pacientes e profissionais.

Essas regras existem para manter um ambiente seguro e propício ao cuidado dos pacientes. A conduta do deputado Leandro de Jesus, ao tentar invadir o hospital sem seguir os procedimentos adequados, é inaceitável e coloca em risco a segurança e o bem-estar de todos no hospital. Reforçamos nosso compromisso com a segurança para garantir que episódios como esse não se repitam.