“O meu compromisso é um mandato com ética, rigor técnico e impessoalidade, representando a advocacia”, afirmou Ricardo Maracajá.
Tasso Franco , Salvador |
10/06/2024 às 20:42
Presidente da Assembleia na posse de Ricardo Maracajá no TRE
Foto: Sandra Travassos
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes, participou, na tarde desta segunda-feira (10.06), da posse do advogado Ricardo Borges Maracajá Pereira como desembargador substituto do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para o biênio 2024/2026. Ricardo Maracajá foi escolhido, no dia 3 deste mês, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em lista tríplice indicada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
2. “Desejo ao novo desembargador eleitoral um bom mandato, fazendo este extraordinário trabalho que realiza a nossa Corte Eleitoral, com zelo, eficiência e, sobretudo, imparcialidade. Em tempos de fakenews e Inteligência Artificial, conduzir uma eleição é um grande desafio para toda o Judiciário”, declarou o chefe do Legislativo da Bahia.
3. Advogado, especialista em Direito Eleitoral, Direito Tributário e Gestão Esportiva, Ricardo Borges Maracajá foi procurador-geral do município de Santa Bárbara, entre 2017 e 2020, e procurador em Terra Nova, de 2021 a 2023. Também ocupa, desde 2021, o posto de auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJD-BA).
4. “O meu compromisso é um mandato com ética, rigor técnico e impessoalidade, representando a advocacia”, afirmou Ricardo Maracajá.
5. Ao saudar o novo integrante, o presidente da TRE-BA, desembargador Abelardo da Mata Neto, pediu a colaboração de todos para que as eleições municipais próximas, em outubro, sejam justas e íntegras, em respeito ao Estado Democrático de Direito.
6. Também participaram da posse o vice-governador do Estado, Geraldo Junior; o vice-presidente e corregedor-geral do TRE, desembargador Maurício Kertzman; o deputado federal Jorge Solla (PT), secretários de Estado, desembargadores do TJ-BA e do TRE, representantes das Procuradorias de Justiça e Eleitoral; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA); presidentes de partidos políticos e pré-candidatos às eleições deste ano.
7. Construir uma política de fortalecimento para o desenvolvimento de um hub da cadeia de Hidrogênio Verde (H2V) e seus derivados na Bahia. Foi com esta finalidade que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), realizou, nesta segunda-feira (10), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador, o workshop “Bahia, estado sede do Refino Verde no mundo”.
8. O evento contou com a presença de autoridades do governo estadual, estudiosos, pesquisadores e especialistas no tema, bem como representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP), de empresas do Polo Petroquímico de Camaçari e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, dentre outros.
9. O diretor técnico do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (INEEP), Mahatma Ramos, reforça a relevância de desenvolver uma política de fortalecimento da cadeia de hidrogênio verde e seus derivados.
10. “O hidrogênio, com certeza, é um insumo energético do futuro, mas que precisa de planejamento energético, de novas regulamentações e de investimentos que fomentem a indústria verde, a indústria do hidrogênio verde, para que a gente avance no processo de transição energética justa no Brasil”.
11. A seleção masculina de futebol entrará em campo para amistosos contra o México (8 de junho) e os Estados Unidos (12 de junho), como parte da preparação para a Copa América. E o Sicoob, com um dos apoiadores do esporte no país, estará presente nos dois primeiros jogos da Seleção, expondo sua marca e demonstrando seu compromisso com o esporte e a paixão do povo brasileiro pelo futebol.
12. A relação entre o cooperativismo e o futebol vai além da paixão pelo esporte. Os valores e princípios compartilhados demonstram como ambos podem se fortalecer mutuamente, promovendo a união, a colaboração e o desenvolvimento social. Através da união entre o esporte mais popular do mundo e um modelo socioeconômico promissor, é possível construir um futuro mais justo e inclusivo para todos.
13. O presidente estadual do Solidariedade e deputado estadual, Luciano Araujo, confirmou o apoio do partido à pré-candidatura de Débora Régis (União Brasil) para prefeita de Lauro de Freitas.
14. "A Executiva Estadual decidiu, por unanimidade, apoiar Débora Régis na sua pré-candidatura para prefeita de Lauro de Freitas. Estamos juntos nesse processo, que vai levar vitória e progresso para o povo da cidade", disse Araujo.
15. O Solidariedade também reforça seu compromisso com o empoderamento feminino na política. "Apostamos na vitória de Débora Régis!", completou.
16. O Ministério Público do Trabalho (MPT) está acompanhando de perto pelo menos 31 municípios baianos que programaram grandes festas juninas com o objetivo de garantir que eles estruturem um sistema de coleta e reciclagem dos resíduos sólidos.
17. O objetivo do órgão é estimular a contratação de cooperativas ou associações de catadores de recicláveis para dar destino correto a latas e garrafas plásticas e de vidro geradas em grande volume durante esse tipo de evento. Além de tudo, a atividade pode gerar renda para muitas pessoas.
18. Segundo a procuradora Adriana Campelo, que atua na promoção do trabalho digno de catadores de recicláveis, “Temos conseguido bons resultados em eventos como o Carnaval de Salvador e a Micareta de Feira de Santana, com o poder público articulando a política pública de promoção do trabalho digno e da responsabilidade ambiental, e queremos cada vez mais replicar essa experiência em todos os grandes eventos da Bahia”, explicou.
19. Ela destaca que já foram encaminhadas 21 recomendações diretamente aos gestores municipais e agendadas audiências com prefeitos de quatro cidades. Outras três foram notificadas a apresentar informações sobre reciclagem nas festas programadas.
20. Também esta semana acaba o prazo dado pelo MPT para que o governo estadual preste as informações solicitadas em relação à estrutura montada no Parque de Exposições de Salvador, onde o acontecem 14 dias de festas juninas promovidas pela Sufotur, que é a superintendência estadual responsável pela organização do evento.
21. Também nos municípios, o governo estadual poderá dispor de estrutura de apoio para cooperativas, embora o protagonismo seja do município, organizador dos eventos.
22. A atuação do MPT tem o objetivo de implementar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), em especial, em relação à contratação de cooperativas ou associações de catadores de materiais recicláveis para os serviços de logística reversa. Em muitos casos, os municípios negociam para que empresas patrocinadoras desses eventos arquem com os custos de logística e estruturas de apoio à atividade dos catadores.
23. Dentre as cidades que terão audiências sobre reciclagem nas festas juninas com procuradores do MPT estão Ilhéus, Itabuna, Juazeiro e Santo Antônio de Jesus. As recomendações expedidas, onde o órgão delimita políticas públicas mínimas a serem implementadas pelas gestões municipais, já foram encaminhadas a diversos gestores, dentre os quais Salvador, Camaçari, Candeias, Guanambi e Jequié.
24. Em discurso, nesta segunda-feira (10), em sessão ordinária realizada no Plenário Cosme de Farias, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), reafirmou seu apoio à pré-candidatura do prefeito Bruno Reis (União) à reeleição.
25. Ele fez uma referência também ao fato de algumas lideranças ligadas a ele terem sido convidadas, no último dia 6, a um órgão do Governo do Estado para conferirem algumas obras e esta situação ter gerado fotos e fake news de que estas pessoas estariam supostamente apoiando a pré-candidatura de Geraldo Júnior (MDB) para prefeito.
26. “Todas as lideranças que caminham comigo, e, inclusive, são meus amigos, sabem que o meu pré-candidato ao pleito de seis de outubro é Bruno Reis. Portanto, essas pessoas, que são meus correligionários também, estão apoiando Bruno Reis nas próximas eleições. Não há hipótese de amigos que estão no nosso projeto político trabalharem com outro pré-candidato que não seja Bruno Reis”, disse Carlos Muniz.
27. Segundo o parlamentar, cada um pode escolher o lado que quiser. “Sou uma pessoa democrática, e quem estiver do nosso lado e quiser ir trabalhar para outro pré-candidato nas eleições majoritárias, é só fazer a sua opção. Mas quem está nesse processo pré-eleitoral com Carlos Muniz também estará com Bruno Reis.
28. Quero deixar isso bem claro para todos os vereadores e para a imprensa para que não haja fake news , como houve, na quinta-feira passada com uma pessoa que se diz coordenador da pré-campanha de Geraldo Júnior”, frisou Muniz.