Política

FAMÍLIA LOMANTO JR COMEMORA CENTENÁRIO DE DONA DETINHA LOMANTO

Leur Lomanto Jr ressalta empoderamento feminino e influência política de sua avó, Detinha Lomanto quando primeira-dama da Bahia*

LM ,  Salvador | 09/06/2024 às 12:35
Familia Lomanto na Igreja de NS da Vitória
Foto: DIV
Familiares e amigos se reuniram ontem à noite (06/06), na Paróquia de Nossa Senhora da Vitória, em Salvador para participarem da missa pelos 100 anos de memória de Hildete Lomanto, mais conhecida como D. Detinha, ex-primeira-dama da Bahia.

A missa celebrada pelo padre Luís Simões teve momentos de emoção, com preces e agradecimentos pelo legado de amor e ações sociais, em favor da população mais carente do estado.

D. Detinha, esposa do ex-governador Lomanto Junior foi primeira-dama também de sua cidade, Jequié, por duas vezes. Ela foi primeira-dama do estado da Bahia entre 1963 a 1967. Faleceu em 23 de novembro de 2017, aos 93 anos.

" Não foi mera coadjuvante"

Ao final da celebração, familiares relataram episódios que mostravam um pouco o que foi a sua vida e a personalidade.
O seu neto, deputado federal Leur Lomanto Jr. (União Brasil), ressaltou a forte influência de sua avó nas decisões do seu avô e a forma que conduzia toda a família. "Minha avó como primeira-dama da Bahia há 60 anos não foi uma mera coadjuvante, mas teve papel fundamental no Governo, sempre com o olhar voltado para o social. Em uma época que não se falava ainda em empoderamento feminino, ela já representava esse conceito, ao exercer forte influência nas decisões do ex-governador, nas ações do Governo e na unidade da família, transmitindo a todos os ensinamentos de fé e de amar a arte de servir, o que ela e meu avô levaram como uma missão por toda a vida" , afirmou.

Antes da cerimônia, foi realizada uma homenagem pelo seu centenário, na instituição de ensino que leva o seu nome, Escola Hildete Lomanto, no bairro do Garcia, em Salvador. Os membros da comunidade escolar leram poesias escritas por D. Detinha, relataram sua história e realizaram uma apresentação com a música A Noite do Bem, de Dolores Duran, uma das preferidas e sempre entoada pelo ex-governador Lomanto Júnior, quando queria agradar a amada.
Hildete teve cinco filhos, dez netos e dezesseis bisnetos.