Política

AGENTES DO SALVAMAR CONCLUEM CURSO DE LIBRAS PARA MISSÃO SALVAR VIDAS

Investimentos da Brennand Logística em Salvador são de R$81 milhões
Tasso Franco , da redação em Salvador | 08/06/2024 às 10:54
EQUIPE SALVAMAR
Foto: Bruno Concha
  

        MIUDINHAS GLOBAIS:

        1. Um grupo de agentes da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) recebeu, o certificado de conclusão do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovido pela Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD) da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). A cerimônia com os 12 formandos foi realizada na Arena Aquática de Salvador, na Pituba, finalizando a capacitação iniciada no mês de março.

   2. Daiane Pina, diretora de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Salvador, disse que a experiência da turma servirá como modelo para as demais capacitações "É um momento histórico ter servidores, cuja principal função é salvar vidas, capacitados a atender pessoas que não conseguem ouvir um apito, reconhecer uma bandeira, nem entender quando o mar está revolto, quando há caravelas, etc. É uma vitória da política pública, garantindo que o direito dessas pessoas possa ocorrer", afirmou.

  3. Essa é a segunda formação realizada pela Central de Acessibilidade Comunicacional de Salvador (CACS)  junto a um órgão municipal, sendo a primeira em libras para a Salvamar. A capacitação anterior ocorreu com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), com audiodescrição, focada em pessoas com deficiência visual. Em caso de interesse de outras secretarias, o responsável deve entrar em contato com a Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência para agendar atendimento.

  4. Para Fred Morais, chefe do Setor de Busca e Salvamento da Salvamar, é muito importante para a corporação ingressar em um curso como este. "Isso amplia ainda mais nosso trabalho, agregando as ações nas praias, facilitando nossa comunicação com os usuários das praias de Salvador. Saber lidar com todo o público frequentador da faixa litorânea da cidade é muito importante para o nosso trabalho", disse.

  5. Edvaldo Valério, gestor da Arena Aquática de Salvador, ressalta a importância do atendimento especializado da Salvamar para os surdos que frequentam as praias soteropolitanas "A evolução profissional passa pela capacitação. E isso resulta na necessidade de atender a todos os públicos, como as pessoas que se comunicam através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

   6. Por isso também a Arena Aquática abre suas portas para receber mais esta formação, na esperança de que esses profissionais possam, cada vez mais, se estruturar, prestando assim um serviço ainda melhor qualitativamente".

  7. Segundo Emanuel do Espírito Santo, de 38 anos, sendo 16 deles atuando como salva-vidas, a iniciativa é uma forma de fazer um trabalho ainda mais eficiente na proteção da vida ao longo da faixa litorânea da capital baiana. "Esse treinamento é uma experiência única para todos nós. É um curso que só tem a contribuir com o trabalho da Salvamar, pois nos apresenta a um novo mundo, de pessoas que têm também a dificuldade de entender as sinalizações alertas, melhorando bastante o nosso trabalho do dia a dia", afirmou.

  8. Laiza Rebouças, professora na CACS, entende a capacitação como um importante reforço para a prática de comunicação, através de estratégias voltadas para o trabalho dos salva-vidas. "Nosso objetivo é manter essas pessoas seguras, com a informação correta, ensinando como identificar as situações, por meio da troca de experiências", diz.

  9. Formação inclusiva – O objetivo da CACS é promover um avanço na inclusão social de pessoas com deficiência auditiva e visual, proporcionando o desenvolvimento da autonomia e potencialidades desse público na cidade, além de realizar capacitações e garantir atendimentos em audiodescrição e Libras nos serviços públicos municipais. A CACS fica localizada na Rua Torquato Bahia, no Edifício Americano Portugal, no Comércio.

  10. Desde que lançou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), em junho do ano passado, a Prefeitura de Salvador já emitiu 5,2 mil documentos, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Para a obtenção da carteira, é necessário apresentar laudo médico, uma foto, documento de identificação e comprovante de residência.  A validade da carteira é de cinco anos. 

  11. A CIPTEA é ofertada gratuitamente e possibilita identificar a população com Transtorno Espectro Autista (TEA) em espaços públicos e privados, viabilizando o atendimento prioritário, evitando o constrangimento para as pessoas com TEA e suas famílias. A carteira é um direito previsto pela Lei Romeo Mion (13.977/2020). 

  12. Para o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, esse número mostra a importância de uma política pública de inclusão social que está dando certo e se fortalece a cada dia. “A emissão da CIPTEA possibilita o acesso preferencial de pessoas com TEA nos ambientes, evitando que se sintam desconfortáveis com iluminação forte, com ruídos altos ou com a presença de muitas pessoas. Desta forma, poderão ter acesso aos seus direitos e terão preservada a liberdade de estar nos locais onde precisam estar”, frisou. 

  13. Aliado a isso, Magalhães destaca que a Sempre, com o apoio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), implementou um sistema CIPTEA, que já funciona como um censo da população autista em Salvador. Ele ressalta ainda a implementação de um espaço lúdico para a confecção das carteiras na sede da pasta, no Comércio, no qual, somente no mês de maio, 540 atendimentos foram registrados. 

  14. “Esse sistema nos permite fazer a coleta de informações importantes, como o número de pessoas com autismo na cidade, gênero, raça, idade e localização geográfica, dados fundamentais que  servirão para que a gestão municipal possa avançar com novas políticas públicas mais direcionadas e eficazes para essa população. Já o espaço para a emissão do documento foi pensado para acolher e recepcionar essas crianças e suas famílias, evitando ambientes barulhentos que possam trazer qualquer tipo de desconforto”, concluiu.

  15. Emissão – O documento é emitido pela Sempre, na sede do órgão (Rua Miguel Calmon, nº 18 – Comércio), em parceria com Semit, de forma gratuita, e sem necessidade de agendamento. A requisição também pode ser feita também pela internet, através do portal www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br. Após o requerimento, a carteira é emitida no prazo de 30 dias e pode ser retirada na Sempre ou enviada por e-mail.

  16. As iniciativas municipais criadas pela Prefeitura para o desenvolvimento do ambiente de negócios na capital baiana, como os programas Invista Salvador e o de Incentivos Fiscais e Econômicos para Desenvolvimento de Novos Polos Logísticos, estimularam a chegada do novo centro logístico do grupo Ricardo Brennand, em Pirajá. O empreendimento vai gerar 600 empregos diretos durante a operação e teve investimento privado de R$84 milhões.

  17. O prefeito Bruno Reis participou da inauguração da estrutura nesta quinta-feira (6) e ressaltou as políticas públicas desenvolvidas para quem deseja investir na cidade. “O serviço e o turismo são carros-chefe da nossa economia, mas apenas esses setores não vão reduzir as desigualdades sociais, a pobreza. Tínhamos que estimular outros tipos de negócios. Na área logística, possuímos um grande potencial, sobretudo para as regiões de Pirajá, Avenida Barros Reis, Águas Claras, São Tomé de Paripe e Valéria”, destacou Bruno Reis.

  18. “Além do programa Invista Salvador, que destrava, desburocratiza processos para abertura de novos negócios, segurando na mão de quem quer investir, temos hoje um conjunto de estímulos e incentivos fiscais com segurança jurídica, leis claras e atualizadas que melhoraram o ambiente de negócio, agilizando a aprovação de novos empreendimentos”, acrescentou o prefeito.

  19. O Brennand Logística Pirajá, como o novo centro é denominado, conta com área bruta locável de 42,5 mil metros quadrados, oferecendo às empresas a possibilidade de locação de espaços para armazenagem e escoamento de produtos, respeitando o mais alto padrão construtivo e tecnológico.

  20. O espaço está próximo à BR-324 e conta com acesso facilitado aos portos de Salvador (14 km) e de Aratu (40 km) e ao aeroporto (31km). Ao todo, a estrutura dispõe de nove módulos para armazenagem e logística, servidos por 78 docas, 40 vagas para carretas e 275 vagas para veículos leves.

  21. “A gente vê, realmente, o nosso trabalho se transformando em resultados que fazem sentido para nossa cidade. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) nasceu com a missão de pensar como podemos transformar a cidade num celeiro de oportunidades para os nossos cidadãos”, celebrou a titular da pasta, Mila Paes.

  22. Para ela, o poder público tem o dever de atuar como um facilitador. “Este centro logístico é uma entrega do programa Invista Salvador, que trabalha com três pilares: melhoria do ambiente de negócio, simplificação e desburocratização da máquina pública; atração de investimentos, mostrando que a cidade é boa para passear, para curtir o Carnaval, mas também para ganhar dinheiro; e o terceiro e último pilar, o do atendimento ao empresário”, reforçou.