Política

MINISTRA CARMEN LÚCIA PRESIDE TSE DURANTE ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2024

A 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado ocorrerá entre os dias 9 e 17 de agosto.
Tasso Franco ,  Salvador | 03/06/2024 às 19:06
Carmen Lúcia, mineira de Montes Claros
Foto: TSE ASCOM
        MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A ministra Cármen Lúcia tomou posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sessão solene realizada no plenário da Corte, em Brasília. Na mesma ocasião, o ministro Nunes Marques será empossado vice-presidente da Casa. 

  2. A eleição da ministra Cármen Lúcia e do ministro Nunes Marques para os cargos ocorreu no dia 7 de maio, durante sessão plenária do TSE. Eles serão responsáveis por conduzir as Eleições Municipais de 2024. 

  3. A cerimônia deve contar com a presença de convidados e autoridades dos Três Poderes da República e poderá ser acompanhada pelos profissionais de imprensa que se credenciaram previamente.

  4. Natural de Montes Claros (MG), a ministra Cármen Lúcia se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) e fez mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também atuou como professora titular de Direito Constitucional da PUC-MG, advogada e procuradora do estado. A ministra integra o Supremo Tribunal Federal (STF) há 18 anos.

  5. Cármen Lúcia compõe o TSE desde 2008, quando foi eleita para o cargo de substituta para uma das vagas do Supremo. No mesmo ano, o Colegiado a elegeu diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TSE). Em 2009, foi empossada ministra efetiva. 

  6. Nas Eleições Gerais de 2010, atuou como vice-presidente da Corte e assumiu a Presidência do Tribunal em 2012. Com isso, tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo na história e comandou as Eleições Municipais daquele ano. Em novembro de 2013, a ministra deixou o TSE após o fim do mandato. 

  7. Em 2020, Cármen Lúcia retornou à Corte Eleitoral como ministra substituta. No ano de 2022, foi empossada integrante efetiva do Colegiado e, no início de 2023, a ministra tornou-se vice-presidente do TSE, atuando ao lado do ministro Alexandre de Moraes. Nesta segunda-feira (3), ela reassume a cadeira da Presidência do Tribunal para comandar, pela segunda vez, um pleito municipal: as Eleições 2024. 

   8. O ministro Kassio Nunes Marques é natural de Teresina (PI), bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestre em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa, em Portugal, bem como doutor e pós-doutor pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Atuou como advogado e foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral piauiense entre 2008 e 2011. Também foi desembargador e vice-presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, sediado em Brasília (DF). 

   9. Nunes Marques é ministro do STF desde 2020. Foi eleito para o TSE em 2021, quando assumiu a cadeira de ministro substituto. Em 2023, tomou posse como integrante efetivo do Colegiado da Corte Eleitoral.

  10. TSE é composto de, no mínimo, sete ministros: três são originários do STF, dois são do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são representantes da classe dos juristas – advogados com notável saber jurídico e idoneidade – indicados pelo presidente da República. Cada ministro é eleito para um biênio, sendo proibida a recondução após dois biênios consecutivos. Atualmente, a Corte Eleitoral é presidida pelo ministro Alexandre de Moraes.

  11. Conforme o acordo, o segmento de capital de risco do Collinson Group, Collinson Investments Ltd, e a WithU Global uniram forças para criar uma proposta digital completa de bem-estar em viagens e pioneira no setor, com lançamento previsto para o final de 2024.

  12. A proposta inovadora de bem-estar oferecerá recomendações inteligentes de saúde e bem-estar especificamente adaptadas para viagens, projetadas para aprimorar o bem-estar do cliente em cada estágio da viagem.

  13. Capaz de se integrar totalmente a qualquer plataforma existente, o produto de ponta permitirá que os parceiros atendam aos seus clientes com uma experiência de bem-estar completa e otimizada, onde quer que eles estejam no mundo, diretamente no ecossistema tecnológico dos próprios parceiros.

  14. Essa parceria faz com que o Collinson Group entre no espaço do bem-estar como uma extensão de sua oferta de viagens existente, onde inclui produtos de aprimoramento de viagens e aeroportos, Priority Pass e LoungeKey, bem como fidelidade e envolvimento do cliente e segmentos de seguro e proteção.

  15. "Na Collinson, somos extremamente apaixonados por promover inovações que levem à evolução do setor de viagens”, comenta David Evans, CEO da Collinson Investments Ltda.

  16.  A organização do Festival de Gramado, um dos mais prestigiados eventos cinematográficos do Brasil, anuncia que sua 52ª edição registrou 1.100 filmes inscritos. Os números representam um aumento de 7% nos filmes inscritos para as mostras de Curtas-Metragens Brasileiros (CMB), Curtas-Metragens Gaúchos (CMG), Longas-Metragens Brasileiros (LMB), Longas-Metragens Documentais (LMD) e Longas-Metragens Gaúchos. 

  17. Ao total, são 1.100 filmes inscritos: 114 longas-metragens brasileiros, 158 longas-metragens documentais, 679 curtas-metragens brasileiros, 120 curtas-metragens gaúchos e 29 longas-metragens gaúchos que participarão da seleção. Na série histórica, computada desde 2012, os números colocam a edição como a segunda com maior número de produções inscritas. 

  18. Um destaque significativo dentro desse conjunto é o número de filmes gaúchos, tanto de curtas quanto de longas-metragens. Com um total de 149 inscrições, os cineastas do Rio Grande do Sul demonstram sua forte presença e participação ativa no festival. Esse número representa o maior índice da série histórica do evento em tempos de enchentes no estado, mostrando que, mesmo diante de desafios e adversidades, a produção cinematográfica local continua pulsante.

  19. A organização comemora os resultados positivos e agradece pela confiança dos realizadores no evento, ainda que em um cenário desafiador para os produtores gaúchos. “Sabemos que é um momento difícil para a cadeia do audiovisual, principalmente os profissionais da cultura do Rio Grande do Sul. Ter recebido esse número de inscrições em um momento tão difícil reforça nosso compromisso com o setor e nos garante a confiança para realizar mais um Festival. Queremos agradecer a todos os realizadores que confiaram seus filmes a Gramado”, comenta a Presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

  20. Produções de 25 estados e do Distrito Federal estão entre os inscritos. São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia são os estados que concentram o maior número de produções. 

  21. A 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado ocorrerá entre os dias 9 e 17 de agosto.