A Prefeitura entrega nesta segunda-feira (3), a partir das 9h, o novo Laboratório Central de Salvador (LACS), na Rua Visconde de Itaborahy, 1003, em Amaralina
Tasso Franco , Salvador |
02/06/2024 às 18:41
Deputados Robinson Almeida e Zé Neto, ambos do PT
Foto: DIV
MIUDINHAS GLOBAIS:
1.No lançamento do Movimento União por Feira, que congrega 11 partidos em apoio à pré-candidatura do deputado federal Zé Neto (PT) à prefeitura de Feira de Santana, no bairro do Tomba, o deputado estadual Robinson Almeida (PT) afirmou que na disputa local a população escolherá entre o futuro e o passado. Zé Neto (PT) e José Ronaldo (UB) duelarão na disputa eleitoral deste ano pelo comando da segunda maior cidade da Bahia, numa eleição polarizada.
2. No evento, em que moradores relataram os problemas da cidade, Almeida criticou o isolamento institucional e abandono do município impostos pelo grupo político que administra a prefeitura há 24 anos. Ele também destacou que Zé Neto tem o apoio do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues para viabilizar projetos de infraestrutura e implementar programas sociais que fortaleçam o desenvolvimento da Princesa.
3. "Estamos construindo esse movimento para liberta Feira de Santana, porque o grupo que goverma a cidade há 24 anos trata a Princesa como a rainha do abandono, com problemas nos bairros mais simples e nobres. A sensação é que a cidade não tem prefeito. Não tem uma rua cuidada que o mato não cresça, que não alague com poucas horas de chuva. Não tem uma praça limpa. Não tem áreas de lazer para a população.
4. A educação funciona dia sim, dia não. A cidade não tem creche. É a única cidade, com mais de 500 mil habitantes no Brasil, que não tem um hospital municipal", criticou o deputado. "Então quem quer ficar no passado, fica com o atual grupo, agora quem quer o futuro, o futuro é Zé Neto", enfatizou Robinson Almeida.
5. No ato, que mobilizou mais de 300 pessoas, o líder da Federação Brasil da Esperança também apontou que Zé Neto, ex-líder dos governos Jaques Wagner na Assembleia Legislativa e parlamentar que tem se destacado em Brasília, acumula experiência e está preparado para liderar um novo tempo para Feira de Santana.
6. "Zé Neto, testado, preparado, tá mais experiente para fazer o futuro de Feira. Quem é que pode trazer os programas sociais do presidente Lula, trazer os investimentos de infraestrutura, cuidar da mobilidade urbana, pra que Feira tire essa vergonha chamada BRT, e bote um transporte de massa de qualidade que funcione pra todos, quem é que pode? Quem é que vai construir o hospital municipal na parceria com Lula e com Jerônimo? Quem vai fazer as escolas municipais de tempo integral? Esse é o futuro, é a nossa alternativa de mudar a cidade", afirmou Robinson.
7. O Movimento União Por Feira promoverá discussões sobre os principais problemas do município, apontar soluções e contribuir com a elaboração do programa de governo participativo do pré-candidato Zé Neto.
8. No evento de lançamento, também estiveram presentes o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Governo do Estado, Felipe Freitas, o presidente estadual do PP, deputado Mário Negromonte Jr, lideranças partidárias do PT, PSB, PSOL, PC Do B, Rede, PV, MDB, PSD, Avante, PP e Podemos, além de pré-candidatos a vereadores e lideranças comunitárias.
****
9. A Prefeitura entrega nesta segunda-feira (3), a partir das 9h, o novo Laboratório Central de Salvador (LACS), na Rua Visconde de Itaborahy, 1003, em Amaralina. O ato vai contar com a presença do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, entre outras autoridades. Atualmente, o LACS recebe diariamente, em média, 1.150 amostras de pacientes e realiza cerca de 300 mil exames por mês. O investimento no equipamento foi superior a R$3,5 milhões.
10. O novo LACS possibilitará a implantação da área técnica da biologia molecular, ampliando a realização de exames no setor da microbiologia, além da implantação de novos exames laboratoriais. Tudo isso representará para a população um incremento de cerca de 15% em relação ao total de exames executados, além de um atendimento mais eficiente.
11. A 1ª Olimpíada Nacional de Filosofia (Onfil), concurso de ensaios filosóficos escritos em língua portuguesa, está com inscrições abertas até esta sexta-feira (7/6). A competição para estudantes da Educação Básica será composta por uma etapa regional, aplicada simultaneamente em todas as unidades da Federação, e uma final nacional, sediada na UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (RS), com a presença dos 10 melhores colocados de cada uma das cinco regiões do país.
12. “A partir de agora, a Onfil também passa a incorporar a Seletiva Nacional para a Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO), tendo sua etapa regional como classificatória para a Seletiva Nacional”, diz o Coordenador Nacional do evento, Gustavo Coelho (CIB - Colégio Israelita Brasileiro), que é também o fundador da Seletiva Nacional para a IPO no Brasil.
13. Com 640 vagas para estudantes de todo o país, a 1ª Onfil terá a etapa regional disputada no dia 28 de junho em 46 cidades de todas as unidades da Federação. O júri será formado por mais de 220 professores mestres e doutores.
14. “Os concorrentes devem escrever um ensaio filosófico sobre um de quatro tópicos apresentados somente na hora da prova, o que exige grande capacidade de reflexão filosófica”, ressalta a Diretora Geral da Onfil, professora Mitieli Seixas da Silva (UFSM), que é cofundadora da olimpíada nacional ao lado de Gustavo.
15. A Onfil tem como instituição promotora a UFSM em colaboração com dezenas de universidades e instituições de ensino de todo o país, além do apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inscrições devem ser encaminhadas exclusivamente por profissionais escolares, o que inclui professores, com o limite de até dois estudantes por escola, através do edital disponível em www.onfilbr.org/onfil.
16. Os 50 classificados para a final, a ser realizada entre os dias 17 e 20 de outubro de 2024, terão direito a hospedagem e alimentação durante toda a programação do evento. Além disso, pelo menos quatro estudantes de escolas públicas de cada uma das cinco regiões do país que se classificarem para a final receberão auxílio financeiro para o deslocamento.
17. Para cada uma das cinco regiões do país, serão também distribuídas duas bolsas de Iniciação Científica Jr. a estudantes de escolas públicas, de acordo com sua classificação na etapa regional da olimpíada. A etapa regional da Onfil também irá definir os participantes da Seletiva Nacional para a 33ª Olimpíada Internacional de Filosofia, prevista para ocorrer em Bari, na Itália, em maio de 2025.
18. Já está disponível para acesso no www.sefaz.ba.gov.br, site da Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), a Prestação de Contas Anual Simplificada 2023 do Governo do Estado. A cartilha, que contém 78 páginas, traz ilustrações, gráficos explicativos e outros recursos didáticos, com o uso de cores, de forma a traduzir para os leitores as contas estaduais relativas ao ano anterior.
19. A ideia, de acordo com o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, é oferecer ao cidadão melhores condições para o entendimento de um conteúdo originalmente destinado a especialistas, levando as informações ao grande público.
20. “As contas do Estado seguem mantendo o equilíbrio fiscal, com indicadores relevantes como o baixo endividamento e o cumprimento das prescrições constitucionais para gastos com Educação e Saúde. Com a Prestação de Contas Anual Simplificada, os baianos poderão aferir estas e outras informações em linguagem bem mais acessível”, observa.
21. Para acessar o documento, basta entrar no portal, clicar no canal Finanças Públicas, e em seguida em Prestação de Contas. Na sequência, é só selecionar a versão simplificada do exercício de 2023.
22. São, no total, nove capítulos: O que é a Prestação de Contas Anual, Os tributos e o gasto público, Como é dividido o Relatório da Prestação de Contas, Gestão Orçamentária, Gestão Financeira, Gestão Patrimonial, Gestão Fiscal, Gestão Econômica e Concessões, PPP e consórcios.
23. Este é o nono ano consecutivo que a Sefaz-Ba produz a versão simplificada da prestação de contas, cartilha que prioriza as informações e tabelas mais relevantes do documento original, intitulado “Demonstrações Contábeis Consolidadas do Estado”, que inicialmente foi apresentado em duas versões mais extensas.
24. A versão impressa possui 260 páginas que correspondem à parte analítica da publicação, e traz um QR-Code que remete à segunda parte, publicada exclusivamente online, contendo uma série de anexos com detalhamento de informações. Já a versão on-line, com 900 páginas, abrange todo o conteúdo.
25. Cumprindo o que estabelece a Constituição do Estado da Bahia, este documento original impresso foi encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) após a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, em fevereiro.
26. A edição e publicação da prestação de contas em sua versão simplificada têm o objetivo de atender ao que dispõe o artigo 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que considera esses documentos “instrumentos de transparência da gestão fiscal”.
27. Por meio da Prestação de Contas Simplificada, o cidadão encontra informações didáticas sobre tributos, gastos e orçamento público, receitas e despesas orçamentárias, classificação funcional da despesa, balanço orçamentário e financeiro, demonstração dos fluxos de caixa, balanço patrimonial, provisão matemática previdenciária, Lei de Responsabilidade Fiscal, dívida pública, balanço econômico, além de dados sobre as concessões de serviços públicos, parcerias público-privadas e consórcios públicos.
28. O conteúdo é elaborado pela equipe da Superintendência de Administração Financeira (SAF) da Sefaz-Ba, sob a coordenação da Diretoria de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Dicop). Os dados contábeis são oriundos essencialmente do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia (Fiplan).
29. O material segue as normas federais e estaduais que regem a matéria, em especial a Lei Federal n° 4.320, de 17 de março de 1964, e incorpora as mudanças introduzidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal e resoluções do Conselho Federal de Contabilidade (Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – NBC TSP), complementadas pelas orientações contidas nas portarias federais publicadas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
30. O número de visitantes brasileiros na terra da magia cresceu 21% nos doze meses de 2023 na comparação com 2022, saltando de 575 mil para 696 mil visitantes, segundo dados divulgados pelo Visit Orlando, associação oficial de turismo da cidade norte-americana. Com isso, o Brasil se consolidou como o terceiro maior mercado internacional de turismo para Orlando, atrás somente de Canadá e Reino Unido.
31. Os dados de 2023 geram otimismo para o setor de turismo, pois demonstram uma boa retomada em relação aos números pré-pandemia. Para efeito de comparação, os 696 mil brasileiros que estiveram em Orlando em 2023 equivalem a 94% da quantidade total que visitou a cidade em 2019, antes do fechamento das fronteiras durante o lockdown devido à pandemia de Covid-19.
32. De acordo com Orlando Theodoro, CEO da Tio Orlando Viagens, esse crescimento pode ser observado nos dados comparativos de faturamento bruto da agência, maior referência para brasileiros quando falamos em turismo para a cidade de Orlando. “Registramos um acréscimo de 400% no acumulado de 2023 na comparação com 2019. E a tendência para este ano também é de crescimento, já que, de janeiro a abril de 2024 já ultrapassamos os números de todo o primeiro semestre do ano passado”, destaca.
33. O estado da Flórida é o principal destino dos brasileiros que fazem turismo nos Estados Unidos. De acordo com informações divulgadas pelo Escritório Nacional de Viagem e Turismo (NTTO, sigla para National Travel and Tourism Office) norte-americano, dos 1,62 milhão de brasileiros que visitaram o país em 2023, 51,1% tiveram como destino a Flórida.
34. Os estados de Nova Iorque e da Califórnia aparecem em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Entre 2014 e 2019, antes da pandemia, a média anual de brasileiros viajando a turismo para os Estados Unidos era de cerca de dois milhões.
35. Para Orlando Theodoro, o turismo de brasileiros no país apresenta potencial para crescer muito nos próximos anos. Vale lembrar que, ainda em 2024, o país vai sediar a Copa América de Futebol, em 2025 acontecerá por lá o Mundial de Clubes da Fifa e, em 2026, a Copa do Mundo de Futebol.
36. “Eventos esportivos atraem muitos brasileiros, mas é importante destacar outras atrações: aqui em Orlando a Universal Studios já está construindo seu quarto parque, chamado Epic Universe, que inclui uma área temática da Nintendo e promete ser um grande sucesso. A Disney também está fazendo investimentos muito grandes nos seus parques, não só em Orlando como na Califórnia. Enfim, atrativos para alavancar ainda mais o turismo não faltam”.