Política

TREZENAS AO PADROEIRO ORIGINAL DE SALVADOR, SANTO ANTÔNIO, COMEÇAM 1/6

Santo mais querido da cidade foi destronado por São Francisco Xavier, santo desconhecido, mas que teria afastado a cólera da cidade no século XVII
Tasso Franco , Salvador | 31/05/2024 às 19:01
Santo Antônio original padroeiro de Salvador
Foto: Anderson Moreira
      MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Os devotos de Santo Antônio, - padroeiro original de Salvador e verdadeiro padroeiro da cidade, o milagreiro e santo casamenteiro - participam de trezenários, procissões e missas, de 1º a 13 de junho, em diversas Igrejas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia que, das 102 paróquias, possui quatro dedicadas ao santo, além de 36 comunidades paroquiais. Confira, abaixo, as principais programações:

   2. Os 430 anos de devoção a Santo Antônio na Paróquia Santo Antônio Além do Carmo – a primeira do Brasil dedicada a este santo – serão celebrados com júbilo. De 1º a 13 de junho, o templo, localizado no Centro Histórico de Salvador, ficará lotado durante a trezena, que terá início sempre às 19h30min. A programação conta, ainda, com uma carreata pelas ruas do bairro no dia 9 de junho, às 10h30min.

  3. O ponto alto dos festejos será em 13 de junho – data litúrgica de Santo Antônio. As homenagens terão início com a alvorada às 6h, seguida de Missas às 6h30, às 9h30, às 11h e às 16h30, sendo esta última a de consagração do novo altar da Igreja, sob a presidência do Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. Às 18h haverá uma procissão pelas principais ruas dos bairros Santo Antônio Além do Carmo e Barbalho, saindo e retornando para a Matriz, onde, após a chegada dos fiéis, será celebrada a última noite do trezenário.

   4. Paróquia Santo Antônio (Cosme de Farias): Com o tema “Sacerdote exemplar e mestre de oração”, a Paróquia Santo Antônio, localizada no bairro Cosme de Farias, Salvador, realiza o trezenário com uma programação intensa, que reunirá os devotos, de 1º a 13 de junho, na Matriz. As celebrações acontecem todas as noites, às 19h, com exceção dos domingos (2 e 9 de junho), quando a trezena é realizada às 18h.

   5. Ainda como parte dos festejos, nos dias 4 e 11 de junho acontecerá a Reza Popular. Já em 13 de junho – DIA FESTIVO – as homenagens iniciarão com a alvorada às 5h30, seguida de Missa às 6h, e café da manhã partilhado na praça às 7h. Por volta das 8h uma carreata com a imagem do padroeiro percorrerá as principais ruas do bairro. Às 18h os fiéis realizarão uma procissão, saindo da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Milagres (Largo dos Paranhos) até a Matriz da Paróquia Santo Antônio, onde o bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho, presidirá a Santa Missa.

   6. Paróquia Santo Antônio (Portão, Lauro de Freitas) -Em Portão, Lauro de Freitas, Santo Antônio também será homenageado com o trezenário que acontece de 1º a 13 de junho, sempre às 19h, na Matriz. Em 2024, a atual paróquia – que antes era comunidade da Paróquia Santo Amaro de Ipitanga – completa 105 anos de trezena. O tema escolhido para este ano é “Com Santo Antônio somos peregrinos da Esperança.

  7. Paróquia Santo Antônio (Fazenda Coutos) -Também de 1º a 13 de junho, a Paróquia Santo Antônio, em Fazenda Coutos, rende homenagens ao padroeiro, este ano à luz do tema “Inspirados na missão de Santo Antônio, na oração, renovemos o nosso compromisso com os ensinamentos do Evangelho”. As celebrações acontecem sempre às 19h, na Matriz.

  8. Neste período festivo, a comunidade paroquial terá a oportunidade de acolher a imagem peregrina do Senhor Bom Jesus da Lapa, que ficará na Igreja de 7 a 9 de junho. O ápice dos festejos, que acontece no dia dedicado ao padroeiro (13), será com a Santa Missa às 19h.

  9. Igreja Santo Antônio da Barra (Ladeira da Barra) “Caminhar para Deus seguindo os passos de Santo Antônio”, este é o tema central dos festejos na Igreja Santo Antônio da Barra, em Salvador. As celebrações acontecem de 31 de maio a 13 de junho, sempre com início às 18h.
                                                                                   *****
    10. O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por sua Promotora de Justiça titular da 8⁠ª Promotoria de Justiça, com atribuição na Proteção do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, recomendou na última segunda-feira (27/05) que o pedido de anulação da sentença que condenou o ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho por Improbidade Administrativa fosse aceito pela justiça, ou seja, mantendo a inelegibilidade, que só terminará em dezembro de 2026.

  11. Isaac Carvalho havia entrado com uma ação judicial, onde pediu a concessão de tutela de urgência, que seria a nulidade de um processo no qual foi condenado. O processo tramita na 1⁠ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Juazeiro.

  12. A promotora de Justiça Daniela Baqueiro Leal reforçou seu posicionamento, divulgado na última segunda-feira (27/05), que “a ação seguiu seu rito regular e, ao final, foi proferida Sentença às fls. 710/720 (ID Num. 248315868) que julgou procedentes os pedidos formulados na inicial, para condenar ISAAC CAVALCANTE DE CARVALHO às penas cumulativas de ressarcimento integral do dano no valor de R$ 243.178,08, a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos; trânsito em julgado desta decisão, tudo com fundamento no art. 12, II, da Lei 8.429/92”.

  13. O MP entendeu ainda que “a urgência é tão somente meio à candidatura do autor, que se encontra condenado por Improbidade Administrativa”.

  14. “Não há nos autos elementos que evidenciem a probabilidade do direito. O autor se utiliza da presente ação a fim de, por interesse pessoal, desconstituir sentença de processo no qual foram observados o contraditório e a ampla defesa, sendo que tal pretensão não merece prosperar”, pontua.

  15. A Arena do Grêmio, palco de 14 títulos do Grêmio nos últimos 10 anos, enfrenta uma das maiores adversidades de sua história após as enchentes devastadoras que atingiram todo o estado gaúcho. O estádio sofreu danos significativos em diversas áreas.

  16.  Desde o primeiro dia, a prioridade tem sido avaliar a extensão dos estragos para iniciar o processo de recuperação. De acordo com o presidente da Arena do Grêmio, Mauro Araújo, logo que as águas tomaram conta da Arena, foi formado um grupo de trabalho focado na recuperação e, assim que a água baixou, as equipes já estavam prontas para entrar em ação.

  17. “A logística de recuperação não é simples, mas já estamos trabalhando de domingo a domingo para entregar aos torcedores sua casa recuperada o mais breve possível”, afirma Mauro Araújo. O sistema de alimentação da subestação da concessionária de energia, por exemplo, é subterrâneo e com certeza foi severamente impactado por mais de 15 dias de cheias. Outro fator também importante é que a Arena está localizada em um dos bairros da capital mais afetados pela enchente, sendo um dos últimos a iniciar o processo de evasão da água. 

  18. O Presidente da Arena informa ainda que foram instaladas torres de iluminação e geradores para garantir que as equipes possam trabalhar sem interrupções. Operadores de catering já estão acessando o estádio para limpar os bares. Além disso, minicarregadeiras foram locadas para auxiliar na remoção de detritos e na limpeza das áreas afetadas.

  19. O Hospital Ortopédico do Estado, gerido pelo Einstein, possui uma área exclusivamente dedicada ao serviço de reabilitação de pacientes, com avançada tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação ortopédica, desde os casos mais simples até os mais complexos, como o de atletas amadores e profissionais. 

  20. Além de 13 salas cirúrgicas, a unidade possui ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática. Em 83 dias de funcionamento, já foram realizados 2.983 atendimentos no moderno centro de fisioterapia do hospital.

  21. “Muitas pessoas precisam de um atendimento bem específico e especializado. É o que oferecemos aqui. Profissionais multidisciplinares e equipamentos de ponta para os pacientes saírem recuperados”, afirma Roger Monteiro, diretor do Hospital Ortopédico do Estado.

   22. Todos os pacientes que passam pelo hospital já recebem alta com um plano de reabilitação traçado pela equipe multidisciplinar, com foco na redução da dor, recuperação da força muscular e prevenção de complicações. Um tratamento especializado, que leva em conta as necessidades individuais de cada paciente. 

  23. “O acompanhamento do fisioterapeuta e do educador físico realmente melhorou a minha mobilidade e amenizou o meu sofrimento com as dores. Posso até voltar a jogar, ensinar os mais novos a dominar a bola”, comemora Nenga.