Política

HELICÓPTERO COM PRESIDENTE IRÃ SOFRE ACIDENTE; MUITO NUBLADO NO LOCAL

No mínimo 40 equipes de resgate estão envolvidas nas buscas pelo presidente Ebrahim Raisi e sua comitiva. O presidente retornava de uma viagem oficial ao Azerbaijão. Condições climáticas adversas
Tasso Franco , Salvador | 19/05/2024 às 18:57
Foto da Agencia iraniana
Foto: ISLAMIC REPUBLIC NEWS AGENCY
   Um helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raïssi, permaneceu indetectável depois de ter feito uma “aterragem forçada” de emergência numa área montanhosa e rural perto da fronteira Irão-Azerbaijão, na noite de domingo, 19 de maio. As equipes de resgate ainda não conseguiram chegar ao local onde está o aparelho, enquanto o tempo está muito nublado, segundo as primeiras imagens da operação divulgadas pela agência de notícias Fars, e a noite já caiu na região. O Líder Supremo Ali Khamenei apelou aos iranianos para que orem pela “saúde” do Presidente Raisi. “Esperamos que Deus Todo-Poderoso proteja o honrado presidente e os seus companheiros”, acrescentou, durante um discurso público em Teerão.

Ebrahim Raïssi encontrou-se na manhã de domingo com o seu homólogo Ilham Aliev, por ocasião da inauguração de uma barragem no rio Araxe, perto da prefeitura iraniana de Khoda Afarin, ao longo da fronteira com o Azerbaijão.
Na viagem de regresso, enquanto o comboio se dirigia para a cidade de Tabriz, onde o presidente iria visitar uma refinaria de petróleo, um dos aviões fez uma “aterragem forçada” de emergência, segundo vários meios de comunicação, incluindo Tasnim News e Jam Jam Online. . Os outros dois helicópteros do comboio presidencial puderam continuar a viagem sem incidentes. O Ministro do Interior, Ahmad Vahidi, confirmou estes primeiros elementos na televisão. O local do acidente estaria localizado na floresta Dizmar, perto da cidade de Varzaghan, segundo a agência iraniana IRNA.

Buscas intensas ainda estavam em andamento na noite de domingo. A agência IRNA especificou que “mais de vinte equipas de resgate equipadas com equipamento completo, nomeadamente drones e cães de resgate”, foram “enviadas ao local”. Porém, os drones utilizados, bem como um helicóptero enviado como reforço, não conseguiram acessar a área do acidente devido ao mau tempo.