O governador Jerônimo Rodrigues está na Holanda em missão oficial
Tasso Franco , Salvador |
13/05/2024 às 19:16
Governador interina Cynthia Pina (de branco) durante ato politico na Assembleia
Foto: Sandra Travassos
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes (PSD), destacou, na manhã desta segunda-feira (13.05), o papel da mulher à frente do Poder Executivo no Estado. O chefe do Legislativo estadual recebeu a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e governadora em exercício, desembargadora Cynthia Resende, na rampa do Palácio Luís Eduardo Magalhães.
2. “É bom saber que os destinos do Estado encontram-se em mãos femininas e com expertise em gestão de poder. Tenho certeza que Cynthia Resende mostrará no Executivo, ainda que por curto período, a mesma liderança e capacidade de gestão que tem revelado à frente da Justiça baiana”, celebrou Adolfo Menezes.
3. A ocupante temporária do Governo da Bahia esteve na Assembleia Legislativa para participar da Sessão Especial, ocorrida no Plenário da Casa, em homenagem aos 13 anos de criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), proposta pela deputada Fátima Nunes (PT).
4. A presidente do Instituto Assembleia de Carinho, braço social da Casa, Denise Menezes, integrou a mesa de honra da sessão solene, que contou com diversas outras autoridades da política da Bahia. Apresentações culturais integraram a programação.
5. Esta é a segunda oportunidade que uma mulher assume o comando da governadoria no Estado. A primeira vez foi a desembargadora aposentada Sílvia Zarif, em 2008, durante o governo Jaques Wagner (PT).
****
6. 9ASCOM TJ) Sábado, 11 de maio de 2024, foi um dia que ficou marcado na história. Dia em que o Poder Judiciário da Bahia assumiu a condução do Governo do Estado. Ao completar 100 dias da gestão deste biênio, a Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, passou a ser a Governadora interina do Estado.
7. A Magistrada ficará nesse cargo por 10 dias. “Um momento de enorme simbolismo e de grande representatividade”, como descreveu a Governadora em exercício.
8. A transmissão do cargo foi realizada, por meio de um ato solene, às 9 horas, na Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia. Conduzida pelo Governador do Estado – Jerônimo Rodrigues -, a cerimônia contou com a presença de convidados, entre eles familiares da Desembargadora e autoridades locais. Esta é a terceira vez que uma mulher e, também, uma representante do Judiciário, assume o Governo do Estado da Bahia. As Desembargadoras Telma Britto (aposentada) e Sílvia Zarif já exerceram, interinamente, o cargo supremo do Poder Executivo deste Estado.
9. Conforme prevê a Constituição Federal, a Presidente do Judiciário baiano é a terceira autoridade na linha sucessória ao Governo do Estado. Em razão de viagem institucional do Governador Jerônimo Rodrigues e por impedimento do Vice-Governador, Geraldo Júnior, e do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Adolfo Meneses, a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende herda o cargo interinamente.
10. Entre as autoridades, além do Governador e da Governadora interina, compuseram a Mesa de Honra da solenidade o Vice-Governador, Geraldo Júnior; o esposo da Magistrada, o Empresário José Carlos Araújo; e a Primeira-Dama do Estado, Tatiana Velloso.
11. Em ato na Sala da Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), nesta segunda-feira (13), a Presidente da Corte, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, transmitiu o cargo para o 1º Vice-Presidente, Desembargador João Bôsco de Oliveira Seixas.
12. O Desembargador João Bôsco Seixas ficará responsável pelo comando do TJBA por 10 dias, em razão de a Presidente ter assumido o Governo do Estado da Bahia provisoriamente, enquanto o Governador Jerônimo Rodrigues está em viagem oficial.
13. Durante o ato, a Desembargadora Cynthia Resende reconheceu a relação de amizade com o 1º Vice-Presidente e relatou que, com a tranquilidade e o bom senso deste, saberá conduzir muito bem o Tribunal.
14. O 1º Vice-Presidente, João Bôsco Seixas, ressaltou que “sabemos o comprometimento da Desembargadora Cynthia e deveremos manter os compromissos da nossa Presidente. Na verdade, comprometimento de toda a Mesa Diretora, estamos alinhados trabalhando em conjunto para mantermos a nossa administração”.
15. Estiveram presentes no ato: o Assessor Especial da Presidência – Magistrados, Gustavo Teles; o Secretário-Geral da Presidência, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima; a Chefe de Gabinete da Presidência, Maria Paula Carvalho; e a Secretária Judiciária, Dilcema Araújo Almeida.
16. (JERÔNIMO NA EUROPA Ao lado de outros governadores da região, o governador Jerônimo Rodrigues integra a missão do Consórcio Nordeste que participa do maior evento global sobre o hidrogênio verde. O World Hydrogen 2024 Summit & Exhibition foi aberto nesta segunda-feira (13), em Roterdã, na Holanda, onde a comitiva nordestina se reuniu em uma série de encontros e apresentações com iniciativas europeias ligadas à produção da fonte de energia limpa que atrai atenção de todo o mundo.
17. O potencial nordestino para a produção de hidrogênio verde é reforçado pela forte expansão de seus estados na produção de energias de fonte renovável, como eólica e solar, fundamentais para a cadeia de produção do hidrogênio verde. A Bahia, por exemplo, produz, em média, 30% de toda a energia eólica e 20% de toda a energia solar geradas no Brasil. A matriz elétrica do estado é mais de 90% renovável, considerando a capacidade instalada.
18. “Nós viemos aqui com os governadores do Nordeste, é uma missão nordestina. Isso é importante porque nos une. Cada qual que tem o seu potencial de produção de energia solar, energia eólica. Cada um está fazendo o seu papel, mas, em bloco, temos potencial de convidar esses empresários para investir, gerar emprego, gerar renda. E esses contatos, de fato, aconteceram”, contou o governador, salientando as qualidades do estado: “os empresários sabem o tamanho que a Bahia tem. Nós já somos líder na produção de energia eólica. Estamos próximos de superar Minas Gerais e ser o maior produtor de energia solar. E, agora, o hidrogênio verde, que é a energia que deverá modificar a matriz energética do futuro”.
19. Nesta segunda-feira, 13, não houve sessão ordinária na Assembleia Legislativa e o PL que analisa o reajuste linear dos servidores públicos do estado em 4% (parcelado em duas vezes) não foi analisado.