Política

TJ ANALISA AUNMENTO DE SALÁRIOS, VENDA DE FÉRIAS E AUXILIO A INATIVOS

Na Bahia, a instalação gratuita da nova parabólica digital está na quinta fase, válida em 144 cidades do estado. Para participar, é preciso atender a alguns critérios: fazer parte de programas sociais do Governo Federal
Tasso Franco , Salvador | 10/05/2024 às 18:55
Reunião com sindicalistas e a presidente do TJ Cynthia Pina Resende
Foto: Agência TJ
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, reuniu-se com representantes de sindicatos e de associações de servidores para tratar da implementação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria. Houve avanço nas negociações.  

  2. Na reunião realizada na sexta-feira (3), que teve a presença de outros membros da Alta Administração do Tribunal, foi apresentada a contraproposta do TJBA em relação às reivindicações dos servidores. Entre os pontos abordados, estão aumento salarial, instituição de abono pecuniário (possibilidade de vender férias), aumento do número de níveis de progressão da carreira, implementação de auxílio para os servidores inativos, entre outros itens da pauta.  

  3. A contraproposta se baseia em um pilar: tentar atender às demandas apresentadas pelos dirigentes sindicais sem deixar de lado a responsabilidade fiscal e orçamentária. “Quero realmente que isso esteja implantado o mais rápido possível. Podem ter certeza de que nós fizemos, eu e essa equipe toda aqui, o possível para entregar essa contraproposta a vocês. 

   4. Realmente foi o máximo que a gente pôde fazer, não tem como fazer melhor do que isso. Eu peço que discutam com as suas categorias e nos tragam uma resposta, para que possamos elaborar uma redação final”, salientou a Desembargadora Presidente, que tomou posse em fevereiro deste ano. As negociações para a implementação de um novo PCCS iniciaram em 2020.  

   5. Após ouvirem a contraproposta e fazerem pontuações atinentes ao tema, os representantes das quatro instituições presentes – Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud), Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sintaj), Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (Assetba) e Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Estaduais da Bahia (Aojus-BA) – se comprometeram a levar os números às suas respectivas categorias antes da próxima reunião, já marcada para o dia 24 de maio.  

   6. Também se sentaram à mesa de negociação, representando o Tribunal de Justiça: o Juiz Assessor Especial da Presidência, Sadraque Oliveira Rios Tognin; a Chefe da Consultoria Jurídica, Mônica Garrido; o Secretário-Geral da Presidência, Franco Bahia Karaoglan; a Chefe de Gabinete da Presidência, Maria Paula de Carvalho; a Secretária de Gestão de Pessoas, Viviane da Anunciação; o Secretário de Planejamento e Orçamento, Pedro Vivas; e o Diretor de Programação e Orçamento, Maurício Dantas. 

   7. Os dirigentes sindicais presentes foram Adelson Costa e Edson Rocha (Sintaj); Manuel Suzart e Maria José Silva (Sinpojud); Antônio Diamantino e Anatole Coutinho (Assetba); e Itailson Farias e Egídio Neto (Aojus).  
                                                                               *****
   8. Na correria do dia a dia, as mães baianas dividem a atenção dos filhos com a rotina intensa. Mas agora contam com uma forcinha na relação. Desde que a antena digital foi instalada, a dona de casa Clemildes Bispo dos Santos, moradora do bairro Sete de Abril, em Salvador, está satisfeita com a troca da antena, e destaca como o novo aparelho tem garantido a  diversão durante a semana com a filha.

   9.  “ A gente assiste a novela juntas. Somos apaixonadas pela novela, é que com a chegada da antena a gente tem mais canais, aí fica fácil”, conclui. 

  10. Ela traz ainda euforia do sentimento na fala, quando o assunto é satisfação. "Agora é só alegria! Nunca mais sofri com a falta de sinal ou imagem tremida", comemora. A TV é uma companheira enquanto estão em casa e a experiência para assistir se tornou melhor desde a colocação do novo equipamento. Desde que realizou a troca do equipamento,em outubro do ano passado, tem passado mais tempo com a filha. 

  11. Na Bahia, a instalação gratuita da nova parabólica digital está na quinta fase, válida em 144 cidades do estado. Para participar, é preciso atender a alguns critérios: fazer parte de programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter a antena parabólica tradicional instalada e em funcionamento. Para saber se têm direito, os interessados precisam entrar em contato com a Central de Atendimento da Siga Antenado através do telefone 0800 729 2404 ou pelo site www.sigaantenado.com.br. 

  12. Eestudantes de todo o país serão incentivados a participar de um amplo processo de escuta, que vai acontecer de 13 a 27 de maio, por iniciativa do Ministério da Educação (MEC). Na Bahia, mais de 100 mil estudantes do Ensino Fundamental II da rede estadual (6º ao 9º ano) estão sendo estimulados a se envolverem nesta ação, dentro da campanha Escuta Bahia, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC).   

  13. A proposta é que o diagnóstico realizado a partir das informações coletadas contribuam para fortalecer o planejamento das ações pedagógicas e a contínua melhoria da oferta educacional dos anos finais da Educação Básica. 

   14. Nos dias 15 e 16 de maio, a SEC vai realizar uma ação de mobilização em 262 unidades escolares e 38 anexos, por meio de rodas de conversas e outras dinâmicas. No dia 15 de maio, o público alvo será os estudantes do 6º e 7º ano; e no dia 16, vão participar as turmas do 8º e 9º ano. A partir do dia 17 de maio, às unidades escolares dos 417 municípios baianos vão iniciar a aplicação dos formulários, via link on-line, nos horários normais de aula.

  15. O Escuta Bahia é uma ação estratégica que busca conhecer, de forma mais aprofundada, os estudantes, com o foco na aprendizagem, na participação, no clima e na convivência e inovação. Todo o trabalho de debates e trocas de percepções serão somados a iniciativas semelhantes, feitas com alunos das redes municipais, estaduais e distrital de todo o país, que, assim como a Bahia, vão contribuir, oferecendo subsídios, para o Programa Escola das Adolescências, que está sendo desenvolvido pelo Ministérios da Educação (MEC), junto com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED).

  16. São 14 perguntas elaboradas para que eles pensem na escola e identifiquem pontos que podem ser melhorados. Todas as respostas são anônimas e serão sistematizadas para apoiar escolas e redes de ensino no planejamento e na qualificação do Ensino Fundamental II. 

  17. Preparação - Webinários preparatórios foram realizados, em abril, em uma parceria com o CONSED e a UNDIME, reunindo especialistas e gestores, que compartilharam experiências e apresentaram sugestões de instrumentos de escuta. Ainda com o apoio, materiais e orientações foram disponibilizados para auxiliar as redes e escolas a realizarem a Semana da Escuta. As atividades poderão ser realizadas entre 13 a 20 ou de 20 a 27 de maio, de acordo com o calendário de cada rede, em escolas públicas que oferecem os anos finais do Ensino Fundamental em todo o Brasil. 

  18. Programa intersetorial e interinstitucional do Governo da Bahia propõe, por meio de diretrizes estratégicas, e da união de esforços com o sistema de justiça e a sociedade civil, a redução da criminalidade e da violência no estado. Programa foi apresentado em encontro do MP sobre o Projeto ‘Município Seguro’.

   19. O ‘Bahia Pela Paz’ (BPP) segue o seu percurso de alinhamento intersetorial e interinstitucional. Nesta sexta-feira (10), o secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH/BA), Felipe Freitas, apresentou o programa no evento “O Ministério Público e a Segurança Integrada: Do Sistema Único de Segurança Pública ao Bahia Pela Paz - Workshop do projeto ‘Município Seguro’’, promovido pelo Ministério Público da Bahia (MPBA). 

  20. O que seria uma reunião da cena eletrônica de Salvador em prol das vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul virou um festival nacional de solidariedade. A edição especial da Bouzon and Friends, comandada pelo produtor de eventos e DJ Rodrigo Bouzon, acontecerá no sábado, 11 de maio, das 20h às 8h, no Backstage do Wet, na Avenida Paralela.

  21. Os DJs Bruno Be, Breaking Beattz, Gui2In, Gueri, o duo Wave (formado pelos DJs Will e Gabriel Lucca), Marcelo Cunha, Phantom, Mazzeo, Ian Sour, Druba, Duda Cayres e a dupla Piero e Frank estão confirmados no line-up especial, que conta ainda com o anfitrião num B2B com o DJ Mark Ursa. Todos os artistas se apresentarão de graça e arcarão, inclusive, com os custos de vinda à capital baiana, no caso dos que são de outras cidades.

  22. LEDs e som serão assinados pela D'Light Iluminação e o espaço foi cedido pela Salvador Produções, em uma iniciativa que reverterá toda a renda para uma instituição escolhida do Rio Grande do Sul. Os ingressos, disponíveis no Sympla, serão vendidos no esquema "pague quanto puder", entre R$ 20 e R$ 100. Compras via Pix podem ser feitas através do WhatsApp (71) 99708-6169.

  23. Na correria do dia a dia, as mães baianas dividem a atenção dos filhos com a rotina intensa. Mas agora contam com uma forcinha na relação. Desde que a antena digital foi instalada, a dona de casa Clemildes Bispo dos Santos, moradora do bairro Sete de Abril, em Salvador, está satisfeita com a troca da antena, e destaca como o novo aparelho tem garantido a  diversão durante a semana com a filha. “ A gente assiste a novela juntas. Somos apaixonadas pela novela, é que com a chegada da antena a gente tem mais canais, aí fica fácil”, conclui. 
  
  24. Ela traz ainda euforia do sentimento na fala, quando o assunto é satisfação. "Agora é só alegria! Nunca mais sofri com a falta de sinal ou imagem tremida", comemora. A TV é uma companheira enquanto estão em casa e a experiência para assistir se tornou melhor desde a colocação do novo equipamento. Desde que realizou a troca do equipamento,em outubro do ano passado, tem passado mais tempo com a filha. 

  25. Na Bahia, a instalação gratuita da nova parabólica digital está na quinta fase, válida em 144 cidades do estado. Para participar, é preciso atender a alguns critérios: fazer parte de programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter a antena parabólica tradicional instalada e em funcionamento. Para saber se têm direito, os interessados precisam entrar em contato com a Central de Atendimento da Siga Antenado através do telefone 0800 729 2404 ou pelo site www.sigaantenado.com.br.