Política

HOTELARIA DE SALVADOR APONTA AUMENTO DE 11.4% NA RECEITA MÉDIA ABRIL

Os números do desempenho hoteleiro de Salvador aqui divulgados são frutos da Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), realizada pela ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis
Tasso Franco , da redação em Salvador | 09/05/2024 às 18:38
Hit Hotel no Porto da Barra
Foto: BJÁ
      MIUDINHAS GKLOBAIS:


   1. A rede hoteleira de Salvador registrou taxa de ocupação média de 54% em abril, valor semelhante ao do mesmo período de 2023, que foi de 54,06%. A diária média no mês foi de R$ 561,56, resultando em um RevPAR de R$ 303,23, que é o indicador que mede a geração de receita diária por quarto disponível. A receita média cresceu cerca de 11,4% em relação ao ano passado, mantendo a tendência de valorização das diárias, fato que vem ocorrendo ao longo dos últimos meses na rede hoteleira da cidade.

   2. Neste mês de abril, em razão da dinamização do setor de eventos e congressos – fundamental para manter a atividade neste período de baixa temporada – a ocupação verificada nos dias de semana (54,14%) foi ligeiramente superior à dos finais de semana (53,62%). Pelo mesmo motivo, a ocupação média nos quatro Polos hoteleiros da cidade foi bastante semelhante: Barra Ondina (59,87%), Centro Histórico (49,85%), Pituba-Tancredo Neves (50,51%) e Itapuã- Stella Maris (57,52%).

   3. O segundo trimestre do ano é o de menor demanda para o turismo na cidade, e historicamente abril, maio e junho têm as médias mais baixas de ocupação. Em 2024 abril teve ainda um calendário sem feriados prolongados, ao contrário do que ocorre normalmente no mês, trazendo maiores desafios para a atividade.

   4. Comparando a ocupação hoteleira do primeiro quadrimestre deste ano (62,99%) com a do ano anterior (61,62%) é possível confirmar a tendência de gradual crescimento, muito embora esses resultados ainda não tenham atingido as médias observadas nos períodos pré pandemia, a exemplo do primeiro quadrimestre de 2018 (68,40%) ou 2019 (66,56%).

  5. Segundo Wilson Spagnol, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Seção Bahia - ABIH-BA, “com o fim do verão e da alta estação, torna-se claro que a cidade depende do turismo corporativo e de uma agenda de grandes eventos e congressos capazes de trazer fluxo de viajantes, crucial para a manutenção da demanda na rede hoteleira ao longo dos próximos meses. 

  6. A melhoria da malha aérea e ações de divulgação do destino se tornam todavia mais estratégicos nestes meses de grandes desafios”, afirma.

  7. Os números do desempenho hoteleiro de Salvador aqui divulgados são frutos da Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), realizada pela ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, seções Bahia e Brasil. O levantamento é digital e os dados são fornecidos diariamente pelos hotéis ao Portal Cesta Competitiva. A média resultante constitui o indicador para avaliar a evolução da atividade de hospedagem na capital baiana.

   8. O Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, já arrecadou mais de 300 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul em seus 17 aeroportos em todo o Brasil. Para fortalecer a ação e ampliar a rede de apoio às vítimas das enchentes no Sul, novos pontos de coleta foram instalados nas estações de trem e metrô operadas por empresas do Grupo em São Paulo.

  9. As concessionárias ViaQuatro, responsável pela Linha 4-Amarela, e ViaMobilidade, operadora das Linhas 5-Lilás de metrô, e 8-Diamante e 9-Esmeralda, de trens metropolitanos de São Paulo, instalaram caixas de coleta em suas estações para arrecadar produtos e mantimentos que possam ajudar as vítimas das inundações.

  10. A categoria se mobilizou e destravou a campanha salarial colocando os empresários de volta à mesa de negociações para o debate. Entretanto, a volta do representante patronal mostrou de vez o tamanho do seu desrespeito com a categoria.

   11. Com uma proposta indecente de reajuste salarial de 1,13% e uma série de retiradas de direitos, o representante dos empresários irritou a comissão de negociação com tamanho acinte e desrespeito com o trabalhador. Uma nova rodada de negociação ficou agendada para o dia 14/05 entre os trabalhadores e os empresários.

   12. Ainda nesta quinta-feira 09/05, a direção do Sindicato se reuniu para definir os rumos da campanha, aguardando que os empresários tomem consciência e respeitem os trabalhadores que provém os seus lucros.

   13. Todas as 27 estações das Linhas 4 e 5 estão recebendo doações. Na Linha 8, a coleta ocorre nas estações Palmeiras-Barra Funda, Osasco, Imperatriz Leopoldina e Barueri. Na Linha 9, as caixas estão disponíveis nas estações Villa-Lobos Jaguaré, Vila Olímpia, Morumbi, Santo Amaro, Autódromo e Grajaú. 

  14. O material doado pelos clientes será encaminhado à Defesa Civil e ao Fundo Social de São Paulo (FUSSP), que serão responsáveis pela destinação. São aceitos água potável, produtos de limpeza e higiene e alimentos não perecíveis.

  14. A Prefeitura de Salvador empossou na última terça-feira (7) os membros do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (CIAMP). A atividade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), no Comércio.

  15. O comitê, instituído pelo Decreto nº 23.836, de 22 de março de 2013, é composto por nove representantes do poder público municipal, outros nove de organizações da sociedade civil de âmbito municipal da população em situação de rua, além de dois órgãos convidados: o Ministério Público da Bahia e a Defensoria Pública Estadual.

  16. O Colegiado tem, entre outras atribuições, a função de acompanhar e monitorar o desenvolvimento da Política Municipal para a População em Situação de Rua. De acordo com o gestor da Sempre, Júnior Magalhães, empossado presidente do CIAMP, a atualização trata-se de mais um passo no avanço da execução de políticas públicas em benefício da população em situação de rua.

  17., “Não tenho dúvidas de que, com a renovação do colegiado, aliada às informações do Censo publicado no início do ano, e ao Vida Nova, que é o novo programa de ações sociais da Prefeitura, iremos avançar no desenvolvimento de projetos e iniciativas para esta parcela da população que vive em situação de vulnerabilidade e risco social, de forma que possamos criar ações decisórias para que elas possam decidir sair das condições que se encontram e isso nós estamos fazendo”, frisou Magalhães, citando que se trata de uma ação transversal.

  18. Segundo ele, o comitê conta com integrantes da Casa Civil; das secretarias municipais da Saúde (SMS), Educação (Smed), Infraestrutura e Obras Públicas (Seingra), Ordem Pública (Semop), Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Desenvolvimento Urbano (Sedur), e Reparação (Semur); além do Ministério Público do Estado da Bahia, da Defensoria Pública do Estado da Bahia e da sociedade civil.

  19. Presente no ato, o defensor público da 2ª Defensoria de Direitos Humanos, Armando Fauaze Novaes, que atua nas temáticas da população em situação de rua e saúde mental, classificou a posse como um ato histórico. Ele é membro titular do comitê.

  20. “Eu já defendia a presença de um gestor compondo o CIAMP e fiquei muito feliz porque, em nossas reuniões, é muito comum pessoas se queixando de várias dificuldades, serviços, mas não temos a quem direcionar, não existia um gestor que pudesse dar uma solução para a demanda. 

  21. Então, ficava sempre aquela constante e, quando soube da mudança, da presença de um secretário que possa resolver e criar políticas públicas, bem como da transversalidade, para mim tratou-se de um ato histórico, que nos possibilitará estreitar laços e resolver as pendências”, destacou Fauaze.

  22. “É algo de muita importância, fundamental para garantir a democracia, com a participação, social e coletiva das pessoas que realmente vivenciam a realidade, que são usuários da política da Pessoa em Situação de Rua. Assim podemos também fiscalizar, monitorar junto com a sociedade civil”, reforçou Maristela Felipa, que faz parte do Movimento de População em Situação de Rua em Salvador.