Política

ADÉLIA PINHEIRO TEM O DESAFIO DE ENFRENTAR JABES RIBEIRO EM ILHÉUS

Ex-secretária da Educação é novata na politica e vai enfrentar uma "velha raposa"
Tasso Franco , Salvador | 27/04/2024 às 19:21
Adélia Pinheiro com apoio de Wagner
Foto:
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A professora, médica e ex-secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, da Saúde e Educação, Adélia Pinheiro, do PT, lançou sua pré-candidatura à Prefeitura de Ilhéus, neste sábado (27), com as presenças do senador Jaques Wagner, dos deputados Fátima Nunes, Jorge Solla e Josias Gomes, dos secretários de Estado Bruno Monteiro, Elisângela Araújo, Roberta Santana e Rowenna Brito, do vice-presidente do PT Bahia, Glauco Chalegre, do presidente do PT municipal da cidade, Ednei Mendonça, de pré-candidatos a vereadores e diversas lideranças políticas locais.

  2, O desafio de Adélia, que só recentemente se filiou ao PT, é enfrentar o ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP), uma "raposa" da política ilheensee que conhece bastante do ramo da politica, enquanto Adélia é uma novata e que se apresenta com o apoio do senador Jaques Wagner e dos deputados federais Jorge Solla e Josias Gomes. Ainda não está claro quem o prefeito Marão vai apoiar ou se terá candidato e se o PT de ilhèus seguirá inteiro com Adélia. 

  3, Recentemente, sem espaço para concorrer à Prefeitura pelo PT, o vereador Carlos Augusto, mais conhecido como Augustão, se filiou ao PDT. Ele teve a ficha de filiação abonada pelo presidente do partido na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior, em articulação do ex-deputado federal e atual secretário-geral da sigla José Carlos Araújo. A reunião ocorreu em Salvador. 

   4. Na época, em 19/3, fez a seguinte critica presumivelmente a Adélia: "O PT optou por apoiar um nome que nunca foi do partido, que não tem conhecimento sobre as questões que afligem a população de Ilhéus. Por isso, procurei um outro caminho. O PDT é um partido forte, que tem representatividade local e nacional e que abriu as portas para um projeto novo para o nosso município. Confiamos muito em Félix, que é da nossa região, e em José Carlos. Essa parceria vai render bons frutos, tenho certeza", afirmou Augustão.

   5. Já a direção estadual do PT diz que Adélia está alinhada ao projeto político do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula de promoção do desenvolvimento e da inclusão social para transformar Ilhéus e a vida dos seus moradores, 

  6. Adélia falou sobre sua história no município, onde nasceu. “É essa terra que a todo tempo me dá demonstração de que estamos no caminho certo, que eu não estou sozinha. Hoje, o brilho no olho e o suor que nos alcança é a representação do calor, do coração que bate junto e que se compromete", disse. 

  7. “São as minhas memórias que me constituem e que fazem com que aqui eu traga compromisso, e esse compromisso é um compromisso que está consolidado, aquele time do qual eu faço parte”, disse Adélia se referindo ao grupo liderado pelo governador e pelo presidente Lula. “Tudo isso, junto, com cada um e cada uma que aqui me acompanha e que todos e todas dizem que está na hora de virar a chave para a vida melhor aqui em Ilhéus”. 

   8. "Portanto, cuidar da zona rural e da zona urbana, cuidar do nosso município -estrutura física e infraestrutura, cuidar da forma como as pessoas saem de um lugar para outro como no transporte coletivo, cuidar de investir no modo e na forma de viver, que seja feliz, que tenha e a capacidade de escutar e transformar a escuta em políticas públicas”, continuou Adélia, que no lançamento da sua pré-candidatura parafraseou a titular da SPM:

  9.  “Como diz a secretária Elisângela, lugar de mulher é onde ela quiser”. A petista anunciou, na ocasião, que a partir da próxima semana serão promovidas plenárias nos distritos e nas zonas urbanas em que serão debatidas as prioridades para o planejamento do programa de governo, que será pautado pela aliança e pela escuta.

   10. O senador afirmou ter certeza da vitória de Adélia e destacou que, pela sua vida pública e por sua competência, ela construirá um belo e importante plano de governo. “Pensando no povo de Ilhéus, no povo mais simples, nos empresários de Ilhéus”, disse o senador, que falou também sobre eleger uma mulher pela primeira vez em Ilhéus. 

  11. “É uma renovação, é uma novidade, é preparada, é honesta e tem paixão por essa cidade. Então, eu sinceramente vou falar em meu nome, em nome do governador Jerônimo, do Lula, repito, respeitando todas as outras candidaturas, não vou falar mal de ninguém, não recomendo que fale, as pessoas sabem o que está ruim e o que que presta, as pessoas sabem que na hora que a gente vai na urna escolher, a gente está apostando no futuro da nossa cidade por quatro anos. 

  12. E é pela política que a gente levanta ou derruba uma cidade, um estado ou um país. Vocês têm uma chance de levantar mais ainda essa cidade tão bonita, que, na minha opinião, merece uma prefeita do tamanho de Adélia”.

   13. O vice-presidente do PT, Glauco Chalegre, afirmou que o nome de Adélia representa a possibilidade de transformação para a cidade se desenvolver e dar grandes saltos na educação, na saúde, na infraestrutura, no desenvolvimento e no cuidado com a população. 

  14. “Não poderia deixar de vir aqui dar um abraço na nossa próxima prefeita porque eu sei que aqui a gente está virando a chave, e a partir de hoje estamos iniciando esse processo, para a gente fazer mais e melhor”, afirmou o dirigente petista, ao destacar a união do grupo para fortalecer sua pré-candidatura e vencer a eleição em outubro de 2024.
 
  15. (BLOG DO GUSMÃO) Quando foi governador da Bahia entre os anos de 2007 a 2014, Jaques Wagner nunca participou de pré-campanhas e campanhas à Prefeitura de Ilhéus.

  16. Agora como senador, Wagner assume outra postura. Neste sábado (27), à reportagem do BG, o “galego” assumiu engajamento na pré-candidatura de Adélia Pinheiro (PT).

  17. Questionado pelo repórter Emilio Gusmão sobre a sua amizade com o ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP), também pré-candidato, Wagner disse que o momento é diferente, pois o amigo é candidato do outro grupo, de oposição (ligado a ACM Neto).

  17. “Respeito Jabes, mas minha candidata é Adélia”, enfatizou Wagner.

  18. (BLOG DO GUSMÃO) O deputado federal Josias Gomes (PT) afirmou que Ilhéus está abandonada e que Adélia vai corrigir o descaso da últimas administrações.

  19. Na manhã deste sábado, no Centro de Convenções de Ilhéus, Josias disse que as ruas de Ilhéus parecem “uma tábua de pirulito, cheia de buracos”.

  20. Josias disse que o descaso toma conta também da saúde e da educação. (Comentário nosso: Wagner chegou agregando e Josias espanando).

  21. O pré-candidato a prefeito de Ilhéus pelo Progressista, Jabes Ribeiro, visitou o Malhado e conversou com moradores e comerciantes sobre as principais demandas do bairro. Segundo o ex-prefeito, a comunidade deseja a revisão do fluxo do trânsito e cobra o fim da segunda etapa do fechamento do canal, obra com seis meses de atraso.

  22. A segunda fase do tamponamento do canal do Malhado começou em agosto de 2022, com previsão de término em setembro de 2023, a um custo de R$ 11,4 milhões, recursos provenientes de convênio entre o Governo da Bahia e a Prefeitura de Ilhéus, que licitou a obra. A empresa AMF  Engenharia E Serviços Ltda venceu a licitação. Desde o início, a intervenção exigiu o fechamento de parte da Avenida Lindolfo Collor, principal acesso à Central de Abastecimento do Malhado e aos estabelecimentos comerciais adjacentes.

  23. Ex-prefeito de Ilhéus por quatro mandatos, Jabes assumiu o compromisso de incluir as reivindicações no seu plano de governo, além de buscar uma solução para o trânsito que leve em conta as necessidades de comerciantes e moradores do bairro.