Política

UNIJORGE TEM MELHOR AVALIAÇÃO EM SALVADOR COMO UNIVERSIDADE PRIVADA

A Associação de Clínicas de Trânsito da Bahia (ABCTRAN) promove o 1º Congresso Baiano de Medicina e Psicologia do Tráfego, entre os dias 18 e 20 de abril, no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA),
Tasso Franco ,  Salvador | 22/04/2024 às 19:13
UNIJORGE
Foto:
     MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Ministério da Educação (MEC) divulgou os mais recentes indicadores de qualidade da educação superior do Brasil, e a Unijorge teve destaque em diversos cursos no Conceito Preliminar de Curso 2022 (CPC), posicionando-se no ranking das melhores instituições de ensino superior privadas do país. Neste ano, que completamos 25 anos, fomos avaliados com o conceito 4, em uma escala que pontua de 1 a 5 no IGC (Índice Geral de Cursos), nos posicionando como a melhor instituição de Salvador entre os Centros Universitários privados com fins lucrativos.  

  2. O CPC é uma referência importante no setor, que tem como base o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), e avaliação do processo educacional e os recursos ofertados, como corpo docente, infraestrutura e materiais didático-pedagógicos.

  3. Segundo a classificação do CPC 2022, de acordo com os cursos avaliados, as graduações em Jornalismo, e Publicidade e Propaganda da Unijorge foram posicionadas como as melhores do país, entre os Centros Universitários privados com fins lucrativos. 

  4. A Instituição foi ranqueada também com os melhores cursos de Salvador, na graduação em Direito entre públicas estaduais e privadas, Psicologia entre públicas e privadas, Administração entre os centros universitários privados, Ciências Contábeis entre os centros universitários privados com fins lucrativos e a graduação em Relações Internacionais como a melhor do Norte/ Nordeste entre públicas e privadas, que também obteve a nota máxima no ENADE 2022, o que a posiciona entre os melhores cursos do Brasil.

  5. Já nos cursos da graduação a distância, a Unijorge obteve ainda primeiro lugar no Nordeste, entre instituições de ensino superior privadas com fins lucrativos, em quatro cursos: Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Recursos Humanos, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Processos Gerenciais. Os cursos de Tecnologia em Marketing, Tecnologia em Gestão Comercial e Administração foram ranqueados na primeira posição na Bahia.

  6. Para o reitor da Unijorge, Nédio Jr, o histórico de indicadores do MEC demonstra a qualidade da formação acadêmica e da construção de uma trajetória sólida e de excelência acadêmica. “Este resultado é o reflexo do nosso compromisso com a formação integral dos alunos que escolheram a Unijorge para construírem suas carreiras.”
                                                                         *****
   7. A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) promoveu um encontro, voltado para os gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para discutir o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI). O evento foi realizado na última sexta-feira (19), no Hotel Quality, no Stiep, e contou com uma apresentação das Matriarcas do Samba do quilombo Alto do Tororó.

  8. A iniciativa teve como ideia principal conscientizar os gestores sobre a importância do setor público na identificação, prevenção e enfrentamento do racismo institucional. Nas apresentações, foram ressaltadas as questões de saúde que causam morbimortalidade na comunidade negra, como hipertensão arterial, diabetes mellitus, coronariopatias e insuficiência renal crônica, e como o racismo pode contribuir para agravar o problema.

  9. Presente na ocasião, a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, salientou a necessidade de programas como o PCRI. “A saúde da população negra tem que ser bem pensada e estruturada. Para isso é preciso investimento financeiro, tempo e vontade de reconhecer, escutar e resolver esses problemas”, disse.

  10. A titular da Semur, Ivete Sacramento, deu orientações aos gestores sobre o combate ao racismo. “É sobre você prestar atenção e cuidado com quem está ao seu lado. Senão, todo esse esforço que essa gestão faz, todo esse cuidado que a gente tem com a população pode ser em vão”.

  11. O gerente de Atenção Primária de Saúde da SMS, Leandro Luz, ressaltou que é necessário combater o racismo no dia a dia. “A partir de projetos como esse, como o PCRI, a gente consegue amenizar esses impactos e reduzir as inequidades na saúde”, declarou.

   12. Salvador, a capital baiana, foi a cidade escolhida para sediar a terceira edição do Enegrecer a Gestão Cultural - evento para reflexão e diálogo sobre o enegrecimento das instituições culturais, que ocorrerá de 13 a 16 de maio, no Goethe-Institut (Av. Sete de Setembro, 1809 - Vitória, Salvador). Com perspectiva itinerante o evento acontece pela primeira vez na cidade, garantindo a representação do Nordeste nos propósitos de circulação do debate.

  13. A importância deste projeto ser realizado em Salvador baseia-se na sua rica história cultural afrodescendente, na diversidade étnica presente na cidade e no seu papel central na luta pela igualdade racial no Brasil, tornando-a um ambiente propício para discutir e promover o enegrecimento das instituições culturais. A estimativa da organização do evento é que cerca de 500 pessoas passem pelo local para acompanhar as atividades nos três dias de evento que propõe transformações urgentes na sociedade.

   14. As inscrições para acompanhar a programação podem ser realizadas, a partir do dia 24 de abril, através do perfil oficial do evento no Instagram: @enegreceragestaocultural. A pauta inclui temas relevantes, tais como a relação entre saúde e gestão cultural, a importância da representatividade nas instituições culturais e estratégias para promover a igualdade de oportunidades. O evento é gratuito com interpretação de Libras.

   15. De acordo com Karla Danitza, idealizadora do Enegrecer a Gestão Cultural, os debates são essenciais para que possamos propor ações concretas que impulsionem a equidade racial nas agendas de instituições culturais. 

   16. “No evento vamos reunir gestores públicos, representantes da sociedade civil, pesquisadores da economia criativa, conselheiros da iniciativa privada e agentes culturais. Serão realizadas atividades como debates, workshops e momentos de networking” explicou a gestora cultural.

  17. Como parte das celebrações do seu centenário, a Daikin vai inaugurar, o Centro de Treinamento Daikin Salvador, na Bahia dia 25 de abril. Esta será a terceira unidade voltada para treinamento no país e integra o projeto de expansão da multinacional nipônica no Brasil.

  18. A empresa é reconhecida por oferecer produtos que garantem sistemas de climatização energeticamente eficientes, conforto térmico e qualidade do ar. Além de durabilidade, tecnologia japonesa e preocupação com o meio ambiente.

  19. A escolha de Salvador tem por objetivo ampliar e disseminar informações acerca da marca Daikin, assim como assegurar a entrega da melhor experiência aos consumidores de equipamentos da fabricante. A qualificação da mão de obra local e a disseminação de informações técnicas, além da garantia de boas práticas em todos os seus departamentos, justificam e fazem parte da missão da empresa. 

   20. A tarde do último sábado (20) foi marcada por muitas homenagens e diversão, no evento em homenagem ao Dia das Mães, promovido pela Natura, na Casa Rosa, em Salvador. Cerca de 100 convidados marcaram presença, entre jornalistas, influenciadores digitais e suas mães, as grandes anfitriãs do evento. O local, que estava todo decorado com flores, contou com uma exposição de produtos e um grande painel, onde os convidados fizeram diversas fotos.

  21. O coquetel volante e a música ambiente sendo tocada por DJ recepcionaram as diversas duplas que iam chegando ao local, encantadas com cada detalhe do evento. Às 14h, a diretora de marketing da Natura, Denise Coutinho, deu as boas-vindas a todos e falou um pouco sobre a marca e sua atuação, sobretudo na região Nordeste. 

   22. Destacando o Dias Mães, Denise revelou que a região nordestina é um verdadeiro berço de afeto, especialmente quando se trata de presentear. “Em 2023, ficou evidente que essa tradição de presentear está mais forte do que nunca - e com alegria afirmamos que somos líderes em presentes em lares do Brasil e aqui no Nordeste. Três em cada quatro lares da região receberam um presente do nosso segmento. E, entre os presentes dados no Nordeste, metade é da Natura”, garantiu.

   23.  A Associação de Clínicas de Trânsito da Bahia (ABCTRAN) promove o 1º Congresso Baiano de Medicina e Psicologia do Tráfego, entre os dias 18 e 20 de abril, no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), bairro do Costa Azul, em Salvador-BA. A programação conta com minicursos para Psicologia do Tráfego, além de palestras voltadas para psicólogas/os. 

  24. Nos dias 19 (manhã e tarde) e 20 (manhã), o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) contará com um espaço dentro do Congresso, disponibilizando o serviço de coleta de biometria e foto para a emissão da nova Carteira de Identidade Profissional (CIP), recebimento de documentos e oferecendo orientações para a categoria. 

  25. Segundo dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, no Brasil, uma notificação de acidente de trabalho é feita a cada 51 segundos. Ainda de acordo com esses dados, um óbito é notificado a cada três horas para trabalhadores com carteira assinada. Em 2022, ocorreram  612.920 acidentes de trabalho no país. Desses, 2.538 resultaram em mortes.

  26. Com vistas a combater os acidentes que ocorrem dentro das organizações, foi instituída a campanha do "Abril Verde" para que durante todo o mês as empresas desenvolvam ações voltadas à prevenção de acidentes e de doenças no ambiente de trabalho. E o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) está promovendo uma série de atividades voltadas para seus colaboradores.

  27. A coordenadora do Serviço Integrado à Saúde do Trabalhador (Siast), do HGRS, Flávia Sampaio, explica que anualmente “apresentamos as ações de cuidado que estão sendo realizadas, bem como incentivamos os colaboradores a adotarem hábitos de saúde e segurança”.