Com informações do Le Monde, The Washington Posto e Times of Israel
Tasso Franco , Salvador |
19/04/2024 às 09:19
Capital do Irã segue normal com muita propaganda dos misseis em out-doors
Foto: REP
Israel respondeu cedo, sexta-feira, 19 de abril, ao ataque de drones e mísseis lançado em 13 de abril pelo Irão contra o seu território. Teerã, no entanto, trabalhou para minimizar a escala desta resposta, cuja natureza e modalidades permaneceram incertas durante a manhã. Explosões foram relatadas perto da cidade central de Isfahan, que abriga várias instalações militares, incluindo nucleares e balísticas. Em 14 de abril, ataques com mísseis foram filmados a partir desses locais, direcionados a pelo menos uma base da Força Aérea Israelense.
Um residente da cidade de Isfahan disse ao Le Monde que sentiu fortes tremores e inicialmente acreditou “que era um terremoto. » A agência de notícias Fars, afiliada à Guarda Revolucionária, menciona “três explosões ouvidas perto da base de caças do exército em Isfahan” e afirma que a defesa aérea foi ativada contra um possível drone. Ela especifica que outro objeto voador suspeito também ativou essas defesas em Tabriz (noroeste), a poucos quilômetros de uma refinaria.
Agências iranianas citaram o comandante do exército em Isfahan, Siavosh Mihandoust, dizendo que o som da explosão, ouvido pelos residentes, veio das defesas aéreas. “Não sofremos danos e nenhum incidente ocorreu”, disse ele.
GUERRA SE AMPLIA
O Irã não tem planos de retaliação imediata contra Israel, disse um alto funcionário iraniano na sexta-feira, enquanto autoridades em Jerusalém indicavam que um suposto ataque de drones a uma cidade ao sul de Teerã tinha como objetivo enviar um sinal, em vez de causar danos.
O responsável também levantou dúvidas sobre se Israel estava por trás do ataque em Isfahan, apesar dos comentários de alguns políticos israelitas praticamente aceitarem a responsabilidade.
Juntamente com uma resposta moderada dos órgãos de comunicação oficiais iranianos, os comentários do alto funcionário indicaram que Teerã pode não estar interessado em arriscar uma guerra para cumprir as ameaças de que atacaria Israel caso retaliasse um ataque de mísseis e drones no fim de semana, e estava procurando uma maneira para evitar ficar preso às promessas belicosas.
WASHINBGTON POST
Israel realizou um ataque ao Irã na sexta-feira em retaliação a uma série de mísseis e drones lançados no fim de semana passado, disse uma autoridade israelense. Não ficou claro quais os danos que o ataque aparentemente limitado causou no centro do Irão, mas o responsável – que falou sob condição de anonimato para discutir assuntos militares sensíveis – disse que a intenção era sinalizar ao Irão que Israel tem a capacidade de atacar dentro do país. . O secretário de Estado, Antony Blinken, recusou-se a comentar se Washington foi avisado sobre o ataque, mas enfatizou que “os Estados Unidos não estiveram envolvidos em quaisquer operações ofensivas”.