Política

VIOLÊNCIA NA BAHIA:NINGUÉM ESCAPA E ATÉ ACADEMIA DE LETRAS É ARROMBADA

Imagem vandalizada de Nossa Senhora da Conceição da Praia, doada à ALB pelo Monsenhor Manuel de Aquino Barbosa
Tasso Franco , Salvador | 15/04/2024 às 18:25
Imagem vandalizada de Nossa Senhora da Conceição da Praia, doada por Manuel de Aquino Barbosa
Foto:
 
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A Academia de Letras da Bahia (ALB) lamenta informar que o Palacete Góes Calmon, sua sede, localizado na Av. Joana Angélica, no bairro de Nazaré, em Salvador, foi mais uma vez alvo de arrombamento, furto e depredação, com sério prejuízo para seu patrimônio. O sinistro ocorreu na madrugada do dia 12 de abril, sexta-feira passada, em torno das 2h, conforme registrado pelas câmeras de segurança, que flagraram a presença de ao menos três pessoas na ação.

   2. Neste episódio de invasão, estão entre os bens roubados uma TV com pedestal e uma câmera para videoconferência, além de fiação e refletores que ficavam na área externa. Juntos, estes equipamentos representam um prejuízo de mais de R$ 10 mil, sem contar os custos de reparos que precisarão ser feitos e dos objetos de valor artístico e histórico que tiveram danos irreparáveis.

   4. No início de 2023, o local já havia sido vítima de uma série de furtos, notícia que ganhou notoriedade na mídia com matérias em jornais e TV. O Palacete Góes Calmon, exemplar da riqueza arquitetônica do centro antigo de Salvador, abriga o vasto acervo documental, fotográfico e bibliográfico da ALB e está em processo de tombamento tanto pelo Município de Salvador quanto pelo Estado da Bahia. 

   5. É um edifício histórico, que guarda memória cultural da Bahia e do Brasil, merecendo proteção e atenção de toda a sociedade e poderes públicos, diz a nota da ALB sem que o presidente da casa, Ordep Serra se manifeste.
                                                                                ***

  6. No próximo dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro, data escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para incentivar a leitura e homenagear autores. Porém, infelizmente, no Brasil não há muito o que se celebrar. Uma pesquisa inédita do Panorama do Consumo de Livros1 apontou que cerca de 84% da população brasileira não comprou livros no último ano.

  7. Outra apuração feita pelo Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede)2, baseada em dados do Pisa de 2018, apontou que apenas 9,5% dos estudantes brasileiros de 15 e 16 anos leu algum material com mais de 100 páginas.

   8. “O bom hábito de leitura é diretamente associado ao bom desempenho em todas as disciplinas. Alunos que leem mais conseguem alcançar níveis mais altos de aprendizagem”, conta Mariana Bruno Chaves, pós-graduada em psicopedagogia e especialista em educação na rede Kumon.

   9. A especialista destaca as vantagens de incentivar a leitura em casa, desde cedo, com as crianças: “sendo associado a um momento de diversão, a leitura pode fortalecer os laços afetivos com a família, além de desenvolver a empatia, a criatividade, a imaginação e aumentar a capacidade de memória e concentração da criança”, explica.

                                                                       *****
  10. O Centro de Convenções de Salvador receberá nesta quinta-feira (18) uma edição especial do maior e mais importante evento de conexões e negócios de Cidades Inteligentes do país, com uma programação totalmente voltada para a região Nordeste. O Connected Smart Cities Regional Nordeste terá 28 horas de conteúdo em seis palcos simultâneos, contando com 18 painéis e mais de 100 palestrantes, entre eles o prefeito de Salvador, Bruno Reis.

  11. Também vão participar os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, e de Inovação e Tecnologia (Semit), Samuel Araújo. Com uma população que representa 26,9% do Brasil, distribuída em quase 1,8 mil municípios e ocupando 20% do território nacional, o Nordeste é um ecossistema de peso no cenário brasileiro, contribuindo com 15% do Produto Interno Bruno (PIB), e Salvador está no centro dessa busca por soluções e oportunidades para a transformação das cidades.

  12. O público-alvo do evento inclui prefeitos, secretários e outras lideranças dos nove estados nordestinos. Também vão participar Bernardo D’Almeida, presidente da Empresa de Informática (Emprel) da Prefeitura do Recife;  Carlos Marques Dunga Júnior, superintendente de Trânsito e Transportes Públicos da Prefeitura de Campina Grande; Joanna Guerra, secretária de Planejamento da Prefeitura de Natal; entre outras lideranças de cidades do Nordeste.

  13. O Connected Smart Cities vai abordar temas cruciais para o avanço das cidades nordestinas, como Cidades Prósperas, Cidades Empreendedoras, Cidades Participativas e Engajadas, Urbanismo Sustentável, Cidades Conectadas, Cidades Resilientes e Inclusivas, Mobilidade Ativa, Data Analytics, Tendências e Conectividade e Integração. Os participantes terão acesso a rodadas de negócios, workstations e uma exposição com as soluções e tecnologias mais inovadoras para a região.

  14. Destaques regionais - A região Nordeste saiu na frente quando se trata de desenvolver cidades inteligentes, com exemplos de PDTCI, PMCI, PECI e outros formatos de plano que estruturam planejamentos eficientes para a transformação das cidades. Salvador foi a pioneira em uma plataforma de tecnologia inteligente em gestão do transporte, que desde 2015 monitora, em tempo real, todos os ônibus da cidade 24h por dia.

  15. O Nordeste reúne 97 das 100 melhores escolas de anos iniciais do Brasil e no ensino fundamental 2 marca presença com 88 unidades. Além disso, a região é referência em investimentos em ambientes de inovação, em infraestrutura tecnológica, além da desburocratização para abertura de novas empresas.

  16. Para enfrentar os desafios relacionados à infraestrutura e aos serviços públicos, o evento contará com a participação de empresas e concessionárias responsáveis pela distribuição de água, saneamento, telecomunicações e gestão de resíduos sólidos. Estas entidades, juntamente com especialistas do setor, compartilharão soluções já implementadas e servirão como modelos inspiradores para o desenvolvimento de outras cidades, visando superar os padrões nacionais.

  17. Além disso, serão evidenciados os diversos pilares que compõem as cidades inteligentes e que já se destacam em municípios do Nordeste. Isso inclui o planejamento urbano, com ênfase no exemplar Plano de Cidades Inteligentes adotado por Salvador; a inovação tecnológica, impulsionada pelo Polo Tecnológico de Recife; a qualidade da educação básica, com notável desempenho em Fortaleza; a digitalização dos serviços públicos, exemplificada pela plataforma Ajuinteligente, de Aracaju; e o progresso econômico de várias cidades locais, além de avanços em empreendedorismo, segurança, energia e outros aspectos relevantes.

  18.  O Connected Smart Cities é uma plataforma multidimensional que acelera o processo de desenvolvimento das cidades inteligentes. Criamos uma comunidade com os atores desse ecossistema com o propósito de proporcionar espaços para integração e estimular a inovação.

  19. A Bahia enfrenta um aumento acentuado nos casos de Dengue em 2024, com um crescimento de 667% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2024, até o dia 13 de abril, foram notificados 134.953 casos prováveis de Dengue no estado, com a macrorregião de saúde do Sudoeste concentrando 44% dos casos e 65% dos óbitos. No mesmo período de 2023, foram notificados 17.595 casos prováveis. Ao todo 269 municípios estão em epidemia.

  20. A Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,7%, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 37 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (8), Jacaraci (4), Feira de Santana (3), Juazeiro (3), Piripá (3), Caetité (2), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Coaraci (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estêvão (1) e Seabra (1).

  21. Nesta segunda-feira (15), durante a reunião semanal do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), que reúne representantes de diversas esferas governamentais, além do Conselho Estadual de Saúde (CES) e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA), o município de Vitória da Conquista foi citado como o caso mais preocupante.