Veja mudanças no secretariado de Bruno Reis e de Jerônimo Rodrigues diante eleições 2024
Tasso Franco , da redação em Salvador |
05/04/2024 às 18:50
Reitora Adriana Marmori em reunião na SSP
Foto: Jorge Coreiro
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Após a Reitoria da UNEB decretar a suspensão das aulas no campus do Cabula durante a violência no entorno da Universidade, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e a reitora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Adriana Marmori, alinharam na tarde desta sexta-feira (5), ações integradas no entorno do campus do bairro do Cabula, em Salvador.
2. A reunião aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP onde a UNEB - segundo nota da SSP - buscou esclarecimento sobre os episódios ocorrido nos últimos dias que repercutiu na comunidade acadêmica. Na real, a Reitoria praticamente obrigou o governo através da SSP a tomar algumas providências para garantir a integridade física dos alinos.
3. A SSP - de acordo com a nota no seu site - vai realizar patrulhamento a pé e com viaturas, sugestão de colocação de câmeras de segurança e drones foram dialogadas para serem utilizados de forma preventiva.
4. “Equipes das Polícias Militar, Civil e Técnica trabalham de forma conjunta para localizar os autores do homicídio que aconteceu próximo a universidade. Todos os recursos estão sendo empregados”, explicou o secretário Werner.
5. A reitora sinalizou a criação de um comitê institucional, com participação dos segmentos da comunidade acadêmica e de representantes de bairros para debater “sobre segurança pública e elaborar um plano que garanta a tranquilidade de todos na realização das atividades acadêmicas, inclusive potencializando as ações de extensão universitária com as comunidades”.
*****
6. O prefeito Bruno Reis confirmou os nomes que vão substituir os secretários que deixaram as pastas nesta sexta-feira (4), para a disputa das eleições municipais que acontecem este ano. "Todas as mudanças que estamos fazendo por conta da legislação eleitoral preserva o que há de mais importante em qualquer gestão", destacou Bruno.
7. Na Secis, a atual secretária Marcelle Moraes, dará o lugar ao subsecretário Ivan Euler. Já na Seinfra, sai Luiz Carlos Souza e entra Francisco Torreão, então subsecretário da pasta. Houve troca ainda na direção da Limpurb, onde Omar Gordilho saiu para a entrada de Carlos Augusto da Silva Gomes;, e no Codecon, com a saída de Zilton Netto para o ingresso da advogada Talita Silva na direção da entidade.
8. Luiz Caetano se despediu nesta sexta-feira (05) da Secretaria de Relações Institucionais do Estado (SERIN), cargo que assumiu em maio de 2021, ainda na gestão do ex-governador Rui Costa.
9. Caetano deixa a Serin para se dedicar exclusivamente a sua pré-candidatura a prefeito de Camaçari. Também deixa a gestão estadual a secretária de Educação, Adélia Pinheiro, pré-candidata a prefeita de Ilhéus. Os respectivos substitutos ainda não foram anunciados.
10. Luiz Caetano iniciou a carreira política após se eleger vereador de Camaçari, em 1982, sendo eleito prefeito três anos depois, em 1985, o primeiro pelo voto popular após o período militar. Em 2000, foi novamente escolhido vereador de Camaçari. Em 2002, elegeu-se deputado estadual. Retornou à Prefeitura de Camaçari em 2004. Reelegeu-se em 2008.
11. O vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, Marcelo Ângelo de Paula Bomfim, faleceu em decorrência da dengue. A instituição financeira emitiu uma nota oficial lamentando a perda e prestando solidariedade aos familiares e amigos.
12. Marcelo Bomfim estava se recuperando de um tratamento renal quando contraiu a doença. Natural de Tarumirim (MG), Bomfim foi funcionário da Caixa por 33 anos e teve uma destacada atuação como superintendente regional em Minas Gerais durante 22 anos.
13. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, nesta sexta-feira (5), o resultado do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (UPT), que prepara os estudantes para o acesso ao Ensino Superior. Neste ano, foram disponibilizadas 19.426 vagas nos 27 Territórios de Identidade, distribuídas em 215 municípios da Bahia, com a oferta das atividades em 345 polos de funcionamento. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 460 vagas.
14. A relação oficial dos candidatos selecionados pode ser conferida no Portal da Educação, através do endereço www.educacao.ba.gov.br. O candidato contemplado e convocado efetuará a sua matrícula no período de 9 a 19 de abril e a mesma será realizada pelas respectivas universidades. As aulas serão iniciadas no dia 22 de abril.
15. A seleção foi destinada a estudantes da rede pública do Estado regularmente matriculado, em 2024, no 3º ano do Ensino Médio regular estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes), e no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes), além de egresso do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia.
16. Uma novidade deste ano é a parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb), que passam a integrar o programa, juntamente com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb).
17. Eletricidade suficiente para atender, anualmente, 849 mil residências é o que vai fornecer o Complexo Eólico Aroeira, do grupo Enel Green Power, inaugurado nesta sexta-feira (5), pelo governador Jerônimo Rodrigues, no município de Umburanas. O empreendimento, que teve investimento de R$ 2,5 bilhões, amplia a capacidade de a Bahia produzir energia limpa, gerando emprego e renda para a população.
18. Construído pela subsidiária brasileira do grupo Enel, líder mundial em energia sustentável, o empreendimento anunciou hoje a sua operação comercial. São 81 aerogeradores em oito parques eólicos instalados em Umburanas, Morro do Chapéu e Ourolândia, com 348,30 MW (Megawatts) de capacidade instalada.
19. Por ano, o complexo deve gerar 1.800 GW (Gigawatts), equivalente à energia necessária para abastecer as residências evitando a emissão de mais de 757 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera.
20. O governador Jerônimo Rodrigues afirmou que a produção de energia limpa será ampliada a partir da inauguração. “Com os investimentos do Governo, a entrega do Complexo Eólico Aroeira vai garantir que a Bahia continue liderando a produção de energia renovável”, afirmou Jerônimo.
21. Para a instalação do parque, o Governo do Estado tem concedido incentivos fiscais e licenças para a instalação e operação do empreendimento, que permitiram a criação de três mil empregos em toda a cadeia produtiva, priorizando a contratação de trabalhadores de comunidades locais e promovendo formação profissional.
22. O Parque Eólico Aroeira está entre os 68 empreendimentos no setor de energia renovável da Enel na Bahia. Desses, 50 são para geração por fonte éolica e 18 para fonte solar fotovoltaica. A empresa está construindo mais 10 empreendimentos no Estado, entre eles o Parque Eólico Pedra Pintada, que abrange as cidades de Umburanas e Ourolândia. De acordo com o presidente da Enel no Brasil, Antônio Scala, “Aroeira é a demonstração do compromisso da Enel com a geração renovável e distribuição de energia, gerando emprego e desenvolvimento sustentável. Chegamos até aqui porque acreditamos no Brasil”.
23. A Bahia apresentou a segunda maior geração total de energia eólica do Brasil em 2024, devido à sazonalidade dos ventos, correspondendo a 23% da geração nacional, com base nos dados de geração acumulada da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
24. As 319 usinas em operação no estado produziram cerca de 9,15 mil GWh (Gigawatt-hora), energia suficiente para abastecer nove milhões de residências. Somente em janeiro deste ano, o estado gerou 1.212 GWh de energia eólica. No ano passado, a Bahia fechou mais um ano como líder na produção de energia renovável no Brasil e gerou o suficiente para abastecer 223 milhões de residências.
25. Os parques eólicos estão espalhados por 32 municípios baianos, com destaque para Sento Sé, Morro do Chapéu, Caetité, Campo Formoso, Pindaí, Gentio do Ouro, Igaporã, Xique-Xique, Guanambi e Mulungu do Morro, responsáveis por 78,98% de toda a produção.