Política

UNEB DO CABULA SUSPENDE AULAS POR 3 DIAS COM MEDO DA VIOLÊNCIA EM SSA

E-commerce tem queda no inicio deste 2024
Tasso Franco ,  Salvador | 04/04/2024 às 19:37
UNEB fecha o campus por 3 dias
Foto: REP
      MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A Reitoria da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) anunciou, através de comunicado oficial, a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais que estavam previstas para acontecer no Campus do Cabula nesta quinta-feira (4), sexta-feira (5) e sábado (6).

   2. A decisão da instituição foi divulgada após um homicídio ocorrer durante a tarde desta quinta-feira, na Rua Silveira Martins, próximo à sede da universidade. No momento, a situação é apurada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga a autoria do crime.

  3. Ainda de acordo com a nota publicada pela Uneb, a suspensão das atividades no Campus do Cabula visa primar “pela segurança da comunidade acadêmica, até que se compreenda os fatos e o risco iminente, as atividades deverão ocorrer por mediação tecnológica nas próximas 48 horas”.

  3. A NOTA OFICIAL DA UNEB: A Reitoria da UNEB, em diálogo com os departamentos do Campus do Cabula, em Salvador, comunica a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais na unidade nesta quinta-feira (4), na sexta-feira (5) e no sábado (6).

   4. A decisão foi tomada após episódio de violência que resultou em homicídio, ocorrido na área externa da universidade, no bairro.

  5. Primando pela segurança da comunidade acadêmica, até que se compreenda os fatos e o risco iminente, as atividades deverão ocorrer por mediação tecnológica nas próximas 48 horas. Reitoria, universidade do Estado da Bahia
                                                                       
   6. NO DIA 2 DE ABRIL A UNEB LIBEROU ESSA PRIMEIRA NOTA: A Reitoria da UNEB vem a público informar que as atividades acadêmicas e administrativas estão sendo realizadas normalmente nas instalações do Campus I, em Salvador. Salientamos que, apesar dos episódios externos que ocorreram nos dias 25 e 27 de março, culminando na presença física da Polícia Militar nas dependências da unidade, nenhuma ocorrência de violência com membros da comunidade interna e/ou externa presentes foi registrada.

  7. Considerando a responsabilidade com a segurança da comunidade acadêmica, e após a realização de uma reunião ampliada, no dia 1º de abril, com membros da Administração Central, Gestões Setoriais e representantes de Associações e da Comunidade Externa, serão adotadas um conjunto de medidas administrativas, pedagógicas e políticas, com a implantação de uma Comissão permanente de acompanhamento que, entre outros procedimentos, discutirá a criação de um Plano de Ação prevendo prioritariamente iniciativas como: reforço na vigilância interna, aumento de limpeza e iluminação das áreas abertas, criação de protocolos internos para situações de emergência, mapeamento de ações extensionistas realizadas na região do campus (internamente e externamente) e discussões formativas e políticas a respeito do tema – Segurança.

   8. Ainda, como resultado da reunião ampliada, a UNEB promoverá um diálogo com a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar a fim de estabelecer procedimentos relacionados a ações futuras, considerando que o ambiente do Campus é um espaço pedagógico, formativo e que tem como objetivo finalístico as ações de ensino, pesquisa e extensão.

   9. Por fim, reforçamos o compromisso institucional de continuar trilhando o caminho que alia a excelência acadêmica à sua missão social, contribuindo, assim, para odesenvolvimento socioeducacional e econômico da Bahia e do país, sem deixar de priorizar a segurança das pessoas (comunidade interna e externa) que permeiam os nossos espaços historicamente. Reitoria da Universidade do Estado da Bahia

                                                                      *****

   10. No meio político, os comentários são de que a Reitoria deveria ter solicitado a SSP uma segurança ostensiva fora dos muros da UNEB - até porque o crime de hoje deu-se nesse perímetro - para não provocar mais desgaste no governo do estado e nas forças que estão no combatente incessante à violência no estado.

   11. Como na Assembleia Legislativa o expediente no plenário da Casa não acontece nas quintas e sextas a repercurssão desse fato só se dará na segunda-feira, 8, pelo menos em pronunciamentos na tribuna da Casa.
                                                                        ****** 

  12. Salvador sedia fórum internacional da área de saneamento: O 2º Fórum Universalizar, da Aesbe com apoio da Embasa, ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril, na capital baiana, com palestrantes internacionais e representantes das concessionárias de água e esgoto de todo o Brasil

  13. Com o tema “100 anos em 10: estratégias de investimentos para a universalização do saneamento”, a Bahia sediará o 2º Fórum Universalizar, nos dias 11 e 12 de abril, no Wish Hotel, em Salvador. Com a parceria da Embasa, o evento realizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) vai trazer palestrantes internacionais e representantes das concessionárias de empresas de água e esgotamento sanitário de todo o Brasil para relatar as experiências de financiamentos públicos e privados para investimentos com foco na universalização em atendimento aos critérios de ESG – Governança, Social e Ambiental.

  14. Anfitrião do evento, o presidente da Embasa, Leonardo Góes, está com a presença confirmada na solenidade de abertura ao lado do presidente da Aesbe e da Companhia de Águas e Esgotos do Ceará (Cagece), Neuri Freitas; do coordenador técnico do MBA Saneamento Ambiental da FESPSP, Elcires Pimenta, e o professor da University College London (UCL), Michael Walls. No primeiro dia, serão abordadas as experiências internacionais par alavancar os investimentos do setor de saneamento e em Parcerias Público Privadas (PPPs).

  15. No segundo dia, pela manhã, a Embasa volta a participar do evento com o presidente, Leonardo Góes, que fará uma palestra no painel sobre as experiências nacionais de PPPs; e com a diretora financeira e comercial, Marcela Lima, que se juntará à secretaria executiva da Casa Civil da Presidência, Miriam Belchior, para discorrer sobre o investimento público como instrumento para a universalização do saneamento. O evento conta com a parceria da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

  16. Investimento – Na oportunidade, o presidente da Embasa, Leonardo Góes, e a diretora financeira, Marcela Lima, vão repercutir os R$ 6,7 bilhões assegurados para investir na Bahia nos próximos cinco anos, com foco na ampliação do acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário. 

  17. No Relatório de Administração e Demonstrações Financeiras, divulgado no final de março, a Embasa, vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), aportou recursos da ordem de R$ 1 bilhão, em 2023, o que possibilitou o acréscimo de 97 mil ligações de água e 69 mil de esgoto ao longo do ano, nos 368 municípios onde atua.

  18. Evento – A programação do evento incluirá a divulgação de estudos e pesquisas da Série Universalizar da Aesbe, oferecendo aos participantes uma visão ampla das últimas tendências e diretrizes práticas no setor. 

  19. O 2º Fórum Internacional Universalizar representa uma oportunidade para profissionais, estudantes e interessados no setor de saneamento de se aprofundarem nas discussões sobre como ampliar a prestação dos serviços de saneamento, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde pública. Informações com a programação completa do 2º Fórum Internacional Universalizar, e como participar, devem ser acessados diretamente no site da Aesbe em: https://aesbe.org.br.

                                                                        ******
  20. Depois dos bons resultados do fim de 2023 e janeiro deste ano, o tráfego do e-commerce caiu 12,3% na comparação ao mês anterior, somando 2,34 bilhões de visitas únicas. De acordo com o Relatório Setores do E-commerce, o número é 1,2% menor do que o de fevereiro de 2023, quando os acessos também haviam caído após o desempenho positivo de janeiro.

  21. Entre os dados do relatório, vários ajudam a entender a queda. Um deles são as retrações de alguns setores que vinham de resultados positivos desde novembro passado, como o de turismo, por exemplo, que alcançou uma marca extraordinária de 240 milhões de acessos somente no mês de janeiro deste ano. No entanto, em fevereiro, o setor sofreu uma queda significativa, perdendo quase um terço de sua magnitude (-26%) em comparação com o mês anterior.

  22. As plataformas de produtos infantis (-18,7%) e de eletroeletrônicos (-17%) também caíram significativamente em fevereiro, colaborando para puxar o resultado geral para baixo.

  23. Mais do que isso, o principal setor do e-commerce brasileiro – o de marktplaces – viu seu tráfego diminuir em 11,7% no mês. Em números absolutos, ele teve 1,04 bilhão de visitas únicas, o pior desempenho desde setembro de 2023 (1,03 bi). Sozinhos, os marketplaces respondem por metade de todos os acessos do comércio eletrônico do país.

  24. Mesmo as marcas perderam bastante acessos em fevereiro. O Mercado Livre registrou 330 milhões de visitas, um montante 9% menor do que em janeiro. A Amazon Brasil, mais do que isso, retraiu 12%, enquanto a Shopee caiu 7%. A Magalu perdeu quase um quarto do tamanho (-20,1%) em comparação ao primeiro mês do ano.