Agora é colocar para funcionar (Com informações da Ascom da Câmara)
Tasso Franco , Salvador |
22/03/2024 às 09:59
Área pronta para expos e apresentações teatrais e de múysica
Foto: Pedro Augusto
O prédio redondo de aparência imponente e, ao mesmo tempo,um ar bucólico, grama, banquinhos, praças, duas fontes luminosas e o letreiro com a expressão: “Eu amo Itabuna”. É assim que foi reinaugurada, na quinta-feira (21), a Câmara de Vereadores e, ao mesmo tempo, (re)nasce o Centro Cultural Professor Josué Brandão.
Logo na entrada, um busto reverencia o saudoso professor e ex-vereador, cuja postura é apontada como exemplo. A inauguração dos dois equipamentos, iniciada e encerrada com arte, reuniu representantes políticos, nomes da sociedade organizada e cidadãos dos mais diferentes perfis.
Para o presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD), nada mais justo do que devolver à cultura, devidamente requalificado, o espaço que é utilizado pela Câmara há 30 anos. “Nossa luta é colocar nossa cidade pujante; é por isso que a Câmara entrega essa nova cara a Itabuna. Todos esses recursos foram economia do duodécimo na nossa administração”, pontuou.
O prefeito Augusto Castro (PSD) também destacou o quão valoroso é a Câmara ter investido para atender ao anseio da população, tão amante da cultura. “Com isso o Legislativo cresce no conceito da sociedade; essa requalificação traz para a cidade uma inovação”, observou.
A vereadora Wilma Oliveira (PCdoB) lembrou que a Câmara estava mesmo precisando de uma nova roupagem e espera que as obras avancem pelo interior da Casa. Ao mesmo tempo, ela citou a expectativa de que mais mulheres façam parte da futura legislatura, para aproveitar o que agora se inaugura.
Tal como consta no Portal da Transparência, foram investidos R$ 3.918.871,66 na requalificação da Câmara. De acordo com o presidente,o próximo passo é licitar a reforma nos gabinetes de todos os vereadores e a parte elétrica do local.
Em detalhes
O anfiteatro, com galeria de artes, e o espaço de convivência para 400 pessoas na parte inferior é um lugar propício para exposições, lançamentos e demais manifestações. Merece destaque, ainda, a nova rampa em respeito à acessibilidade; a iluminação em led, que dará ainda maior visibilidade ao paisagismo – sobretudo à noite.
Podemos citar também o Balcão Cidadão (para interação com a comunidade); um lugar para o Conselho de Cultura; melhorias nas salas de capoeira e de música.