Política

MOSCOU: ATENTADO TERRORISTA NA RÚSSIA MATA DEZENAS NUMA SALA CONCERTO

Com Le Monde, Washington Post e Moscov Times
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/03/2024 às 15:49
Grupo armado matou várias pessoas e incendiou o teatro
Foto: Moscov Times
    Um possível atentado terrorista com muitos tiros ocorreram na noite de sexta-feira no Crocus City Hall, uma sala de concertos nos arredores de Moscou, onde o grupo de rock Piknik se apresentaria. Há vários mortos e feridos. Uma bomba incendiária foi lançada no local.

Tiros, seguidos de incêndio, foram disparados na noite de sexta-feira, 22 de março, em uma sala de concertos localizada nos subúrbios perto de Moscou, relataram agências de notícias russas e canais Telegram, vários deles evocando mortes e feridos.

Os factos, cuja natureza exacta ainda não foi esclarecida, ocorreram na Crocus City Hall, uma sala de concertos localizada no noroeste da capital russa. “Pessoas desconhecidas abriram fogo na Prefeitura de Crocus. A evacuação de pessoas está em andamento”, informaram os serviços de emergência ao órgão público TASS. A agência RIA Novosti relatou “feridos” após “disparos de armas automáticas”, citando o seu jornalista no local.

O ATENTADO SEGUNDO O MOSCOV TIMES

Um grupo de homens armados abriu fogo contra uma sala de concertos em um subúrbio de Moscou na noite de sexta-feira, de acordo com as autoridades russas e a mídia estatal, com várias pessoas supostamente feridas e outras supostamente mortas.

Vídeos compartilhados online mostraram pelo menos dois homens mascarados entrando na Prefeitura de Crocus, um deles disparando repetidamente com o que parecia ser um rifle de assalto.

Outros vídeos mostraram pessoas evacuando uma sala de concertos e descendo uma escada correndo. Imagens publicadas pela agência de notícias estatal TASS mostram um grande incêndio na Prefeitura de Crocus.

Pouco depois das primeiras notícias sobre o tiroteio, o governador da região de Moscou, Andrei Vorobyov, disse que havia chegado ao local e estava liderando os esforços de resposta ao incidente.

Mais de 70 equipes de ambulâncias estão trabalhando perto da Prefeitura de Crocus e médicos estão trabalhando para ajudar os feridos, disse Vorobyov.

Unidades Spetznaz e da polícia de choque foram enviadas para responder ao incidente, informou a agência de notícias TASS, citando uma fonte anônima de aplicação da lei.

Segundo repórteres na sala de concertos, três homens atiraram contra a multidão.

The Washington Posto diz que Baza, um canal russo do Telegram com links para autoridades policiais, disse que pelo menos 12 pessoas foram mortas e mais de 30 ficaram feridas.