Política

CONFLITO DE TERRAS NA BAHIA: MST FECHA TRECHOS DA BR-101 APÓS MORTE

Ministra dos Povos Indígenas vai visitar a região
Da Redação , Salvador | 22/01/2024 às 14:57
Foto da Ascom do MST
Foto: MST
     A Bahia em pé de guerra mais uma vez: Aproximadamente 500 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) fecham diversos pontos da BR 101 no Sul da Bahia. O protesto ocorre, segundo o movimento, em solidariedade ao povo Pataxó Hã-Hã-Hãe.

No último domingo, 21, na Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, no sul da Bahia, uma indígena do povo Pataxó Hã Hã Hãe foi assassinada e outras pessoas ficaram feridas após disparos de arma de fogo.

O conflito teve início entre os indígenas, que ocupavam a Fazenda Inhuma, no município de Potiraguá, e os fazendeiros que reivindicam a posse da área, conforme confirmado pelo Ministério dos Povos Indígenas.

A vítima fatal, identificada como Maria de Fátima Muniz, conhecida como Nega Pataxó, tinha 52 anos e era irmã do cacique Nailton Muniz, que também foi baleado e está internado em um hospital. Além deles, outros três indígenas foram feridos, incluindo uma mulher que teve o braço quebrado.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, visitará região de conflito nesta segunda (22). A ação ocorre, de acordo com o grupo, em solidariedade ao povo indígena Patoxó Há-Há-Háe, atacado por um grupo de ruralistas neste domingo (21).