Uma nova esperança para o povo argentino
Tasso Franco , Salvador |
10/12/2023 às 13:07
Jaiver Milei assume presidência da Argentina
Foto: AFP
Javier Milei foi empossado como Presidente da Nação neste domingo no Congresso. No meio de uma grande operação de segurança, o novo presidente faz o seu discurso na Plaza de los Dos Congresos. Acompanhei a cerimônia de inauguração nesta cobertura minuto a minuto do Clarín.
Durante um trecho de sua saída do Congresso, Javier Milei desceu do conversível e continuou sua jornada a pé, para cumprimentar os manifestantes junto com sua irmã, Karina. Depois, voltou para o carro e continuou a viagem sob forte vigilância.
Javier Milei encerrou o seu discurso pedindo que “as forças do céu” o acompanhassem. “Quando entramos no Congresso com Victoria Villarruel, há dois anos, nos disseram ‘há apenas 2 deputados em 256’. E dissemos que a vitória da batalha não depende do número de soldados, mas das forças que vêm do céu. ”, em referência a uma das frases que foram slogans de sua campanha
Em seguida, encerrou: "Que Deus abençoe os argentinos e que as forças do céu nos acompanhem neste desafio. Será difícil, mas vamos conseguir. Viva a porra da liberdade, levante-se, vamos sair, ", concluiu.
Milei: “O desafio que temos pela frente é titânico”
O Presidente, perto do final do seu discurso, garantiu que “o desafio que temos diante de nós é titânico”, mas que “a verdadeira força de um povo se mede na forma como enfrenta os desafios quando estes surgem”.
“Cada vez que acreditamos que a capacidade de superar estes desafios foi alcançada, olhamos para o céu e lembramos que essa capacidade pode ser ilimitada. O desafio é enorme, mas vamos enfrentá-lo com convicção, vamos trabalhar incansavelmente e vamos chegar ao nosso destino. Não é por acaso que esta inauguração ocorre durante a festa de Hanukkah, a festa da luz, pois celebra a própria essência da liberdade, a guerra dos Macabeus, é o símbolo do triunfo dos fracos sobre os poderosos , dos poucos sobre os muitos, da luz sobre as trevas, da verdade sobre as mentiras. Prefiro contar uma verdade incômoda do que uma mentira confortável”, observou ele.
Dom. 10.12.2023-12h47
Milei: “Se Sarmiento se levantasse e visse o que fizeram com a educação”
Milei falou sobre o quadro da educação: "6 milhões de crianças hoje vão dormir na rua. 16 em cada 100 crianças não terminam a escola a tempo. Ou seja, 84% não terminam a escola a tempo e os 70% que o fazem terminar não consegue resolver um problema básico de matemática ou compreender um texto", disse ele.
“Nas últimas avaliações do PISA, a Argentina está classificada em 66º lugar entre 81 e 7º na América Latina, sendo a Argentina o primeiro país a acabar com o analfabetismo no mundo. Se Sarmiento se levantasse e visse o que eles fizeram com a educação”, concluiu.