Jornalista Valber Carvalho lança segundo volume de livro sobre Irmã Dulce
Tasso Franco , Salvador |
09/12/2023 às 15:22
Ação dos homens do CB
Foto: CB
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Após 13 dias de combate, bombeiros militares da Bahia conseguiram controlar o incêndio florestal que atingia a área de proteção ambiental (APA), na Serra do Barbado, Rio de Contas. Neste sábado (9), as guarnições iniciaram a fase de monitoramento, fazendo uma varredura em toda a área atingida com o objetivo de extinguir possíveis novos focos.
2. O trabalho de combate na região contou com apoio de brigadistas voluntários, três aeronaves tipo AirTractor fornecidas através do Programa Bahia Sem Fogo, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema); um helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA), do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Defesa Social; além de equipes do Graer, da Polícia Militar da Bahia (PMBA), em solo, e quatro viaturas.
3. Com início no dia 25 de novembro, o incêndio atingiu a área da APA que fica entre os municípios de Rio de Contas e Abaíra. O local é de extrema importância ecológica por conter várias nascentes. “Transportar essa tropa para o terreno foi uma experiência engrandecedora para nós, de Pernambuco.
4. Contribuir de alguma forma para a preservação das plantas e animais da APA Serra do Barbado deu um sabor especial a essa missão”, afirmou o major Giovanni Matias, comandante da aeronave.
5. Segundo o sargento BM Adroaldo Cruz, comandante das equipes que estavam em Abaíra, “percorrer o perímetro do incêndio para atacar diretamente as chamas nessa região é muito desgastante. O apoio dos brigadistas voluntários que conhecem a área é de extrema importância. Os moradores locais da comunidade de Guarda Mor, de Abaíra, permitiram que as equipes chegassem às chamas por acessos de algumas trilhas de turismo daquela região”.
6. O incêndio atingiu grandes árvores e arbustos, além da vegetação rasteira, mas, nos últimos quatro dias, já não havia chamas aparentes e nem captação de focos de calor. As equipes realizaram combate de incêndio subterrâneo, que é um incêndio de difícil detecção e exige monitoramento constante das equipes, mesmo que já não haja chamas aparentes.
7. O controle do incêndio foi realizado com ação conjunta entre a equipe de solo e os pilotos, resfriando as chamas que se desenvolviam de forma muito agressiva sentido Abaíra.
8. Por ser oficial bombeiro militar e nativo de Rio de Contas, foi designado o capitão BM Álvaro Serrão para comandar o incidente. “A APA Serra do Barbado tem grande importância ecológica, pois suas nascentes abastecem rios importantes como o Rio de Contas, por exemplo. Além disso, possui serras imponentes como a Serra do Barbado, que possui o ponto mais alto do norte e do nordeste brasileiro, além de rica flora e fauna”, completou o capitão.
9. Durante todo o evento, houve reuniões constantes com os secretários de Meio Ambiente e de Turismo de Rio de Contas para tratar de questões relacionadas à conscientização das pessoas sobre o uso do fogo. As prefeituras de Abaíra e Rio de Contas também prestaram apoio logístico para as equipes de solo.
****
10. Três anos após lançar o primeiro livro da obra biográfica de Irmã Dulce, o jornalista e escritor Valber Carvalho vai lançar, na próxima terça-feira, 12 de dezembro, o segundo volume da mais detalhada biografia sobre a Nossa Santa, a Santa Dulce dos Pobres.
11. Acontece no Shopping Barra, que retrata em sua fachada o amor dos baianos pela Santa, através de uma homenagem, além de possuir uma estreita relação de parceria e solidariedade com as Obras Sociais Irmã Dulce. O evento acontecerá das 16h às 22h, no Piso L4 Leste do Barra.
12. O título escolhido: A ÚLTIMA PORTA - A Vida de Irmã Dulce - Parte 2, define exatamente o Apostolado de Amor e Misericórdia que marcou a existência da Missionária que se tornou Santa por fazer das ruas de Salvador as paredes de sua “Igreja” e por não negar atendimento a pessoa alguma que a procurasse em busca de ajuda.
13. Em Ibicuí, cidade do médio sudoeste baiano, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, neste sábado (9), a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Paulo Freire. A unidade possui 10 salas de aula climatizadas, laboratório de ciências biológicas e exatas, sala multifuncional, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, campo society, restaurante estudantil, teatro, entre outros espaços.
14. O investimento total feito pela Secretaria de Educação (SEC) foi de R$ 13,5. Na oportunidade, também foi entregue um ônibus escolar, para o transporte de estudantes de comunidades rurais do município.
15. “É nossa responsabilidade garantir que essa juventude possa adentrar a escola de manhã e ter o acolhimento dos professores, ter as refeições e, no tempo integral, ter a oportunidade de fazer ciência, teatro, esporte e ainda ter lazer”, declarou o governador após visitar a 34ª nova escola da rede estadual de ensino, assistir às apresentações culturais e esportivas e descerrar a placa de inauguração.
16. A secretária da educação, Adélia Pinheiro, explicou que a nova escola foi feita para atender ao porte da comunidade escolar de Ibicuí, com capacidade para cerca de 300 alunos e o projeto inclui um pátio coberto com palco para apresentações.
17. “É uma satisfação muito grande para nós entregar mais uma escola que acolhe os estudantes e a comunidade escolar. É em menor tamanho, mas segue o mesmo padrão das unidades que estão sendo entregues, com toda estrutura para o desenvolvimento da aprendizagem, através da arte, do esporte e da ciência”, explicou.
18. O governador entregou também uma Areninha Society no bairro Padre Eugênio Cismália. O investimento da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) foi de, aproximadamente, R$ 924 mil.