Política

OPOSIÇÃO CRITICA VIAGEM GOV AO CATAR ENQUANTO SECA DIZIMA MUNICÍPIOS

Segundo deputados da oposição o governo Jerônimo nada faz para combater a seca e ajuda à população que passa fome
Tasso Franco , Salvador | 05/12/2023 às 18:11
Deputado Luciano Araújo: "Parte da população da região do Sisal passa fome"
Foto: BJÁ
   Deputados estaduais da oposição e da base governista comentaram nesta terça-feira, 5, na Assembleia Legislativa em discursos no plenário a situação grave da seca em que se encontra o estado da Bahia enquanto isso o governador Jerônimo Rodrigues viaja para o exterior e não há, nenhuma providência do governo na ajuda à população. 

   Criticaram o governo Sandro Régis (UB), Marcinho Oliveira (UB), Robinho (UB), Luciano Araujo (Solidariedade), e também falou sobre o assunto o deputado Vitor Bonfim (PSD), o qual também destaca que a situação é grave, mas que o governo está tomando algumas providências.

   Para o deputado Luciano Araújo a situação da região do sisal é de calamidade pública e não há uma ação do governo na região, até mesmo da Secretaria de Desenvolvimento Regional, que é o titular é de Serrinha, Osni Cardoso. 

  "A produção de sisal está paralisada, as máquinas de desfibramento estão sem funcionar no campo e a fome é muito grande. Quem está salvando a população de Coité é o prefeito que distribui cestas básicas. Não fosse isso já teria sido bem pioor".

   Na opinião do deputado Marcinho OLiveira a situação é muito grave em toda a Bahia que sofre com a seca, mais de 130 municípios, e não acontece nada por parte do governo do Estado, nem do governo federal.
im
   
   O deputado Sandro Régis (UB) destacou que é impressionante o imobilismo do governo do Estado e também do governo federal e situou que a Bahia enfrenta a pior seca dos últiumos 50 anos e ninguém faz nada. "Cadê o o governo estado, lider Rosemberg Pinto  (PT)? Cadê o governo federal. A seca atinge os pequenos produtores, os médios e os grandes e nós, njuntos, do agro representamos 30% do PIB da Bahia e quando precisamos do governo não acontece nada".

  Já o deputado Hassan (PP) defendeu a necessidade da união de todas os órgãos envolvidos na questão para a adoção de medidas urgentes visando a atender as demandas do homem do campo. Ao participar nesta terça-feira (5) da reunião conjunta das comissões de Agricultura e Política Rural e de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Hassan destacou que o governo do estado tem planos de ação".