Política

SALVADOR SEDIA V FÓRUM PARA BANDAS FILARMÔNICAS NA REITORIA DA UFBA

Enapro discutiu a TV do Futuro e as novas midias
Tasso Franco ,  Salvador | 26/11/2023 às 20:09
Filarmônica da UFBA
Foto: UFBA
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Entre 28 novembro a 02 de dezembro de 2023, acontece em Salvador o V Fórum para Bandas Filarmônicas. O evento é uma parceria do Projeto Filarmônica UFBA Visita, da Universidade Federal da Bahia, com a ação Por Todas as Bandas do Brasil, parte do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música – projeto de extensão da Escola de Música da UFRJ. O Projeto Bandas integra o programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Funarte e a UFRJ.

   2. As atividades do V Fórum acontecerão no Palácio da Reitoria da UFBA e na Reitoria do Instituto Federal da Bahia - IFBA. Este ano, o evento tem como tema "Por todas as Bandas do Brasil" e contará com a presença de músicos, professores, pesquisadores e gestores de instituições de ensino que trabalham com bandas de música, de sociedades filarmônicas e de associações organizativas do segmento.

  3.  Na programação, toda gratuita, concertos, um festival de bandas, apresentações de trabalhos, masterclasses de instrumentos, mesas redondas e palestras. O evento tem a coordenação dos professores Joel Barbosa, Celso Benedito e Lélio Alves.

  4. A programação completa do V Fórum para Bandas Filarmônicas está disponível em: https://l1nq.com/zRcSk.

  5. A ação Por Todas as Bandas do Brasil é formada por um conjunto de eventos, oferecidos em diversas cidades e para diferentes grupos musicais do Brasil. Seu atendimento tem foco na capacitação pedagógica, no desenvolvimento de programas de educação musical para a banda de música e na difusão do repertório original para essas formações, com base na tabela de níveis técnicos. 

  6. O propósito central é promover o desenvolvimento artístico, técnico e pedagógico das bandas do Brasil com foco na capacitação dos agentes envolvidos nas atividades desses grupos. Para realizar as ações, o projeto busca parcerias para complementação de sua base de apoio.

  7. O Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música tem por objetivo dar suporte pedagógico na produção de novas obras para banda de música e um intenso trabalho de edição de partituras, bem como cursos de capacitação para regentes, compositores e instrumentistas, além de promover gravações a partir das apresentações artísticas com bandas sinfônicas e bandas de música de diversas partes do Brasil. 

  8. O intuito de divulgação do repertório ao grande público da música sinfônica escrita especificamente para banda se alia na própria utilização desse material como elemento de suporte didático e pedagógico, oferecendo padrões artísticos e referências de interpretação para as bandas de todas as partes do Brasil – principalmente as localizadas em cidades do interior. 

  9. A proposta é que as apresentações sejam disponibilizadas em audiovisual, juntamente às partituras, em formato PDF. O projeto atua igualmente na publicação de artigos, textos e manuais para o maestro da banda, bem como suporte para a produção de curso em EAD.

  10. A parceria Arte de Toda Gente, entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, teve início em 2020 com o objetivo de desenvolver os projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br), Bossa Criativa (www.bossacriativa.art.br) e Um Novo Olhar (https://umnovolhar.art.br). 

  11. A esse conjunto de projetos somaram-se posteriormente o Arte em Circuito e a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea; o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música e o Projeto Ópera, além da Academia Arte de Toda Gente. Todos com a curadoria da Escola de Música da UFRJ. Atualmente, a iniciativa viabiliza centenas de outras parcerias pelo Brasil, com as mais importantes instituições de arte, cultura e educação.
                                                                                        *****
  12. O ENAPRO 2023, encontro de propaganda promovido pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), que aconteceu sexta e sábado, 24 e 25, na Praia do Forte, reuniu convidados nacionais no anfiteatro do Espaço Baleia Jubarte. Nos dois dias, o evento teve plateia lotada, formada por profissionais de agências de publicidade de todo o estado, veículos de comunicação, fornecedores e estudantes.

   13. Com a proposta de discutir tendências e apresentar uma visão abrangente sobre diferentes aspectos do cenário atual, na sexta-feira, a programação teve palestras do presidente da Rede Bahia, Rogério Bruxellas, que falou sobre " O poder da audiência”. O especialista Alexis Pagliarini, apresentou o tema “Criativismo”, e a convidada Bete Marin, debateu os desafios do etarismo na propaganda.

  14. No mesmo dia, a Diretora de Inteligência de Mercado e Serviços da Globo, Gabriela Sicito, falou sobre a “TV Do Futuro”. Bruna Exposito, líder do time de agências de Growth do TikTok, discorreu sobre a plataforma de mídia social. Por fim, o fundador da CUFA - Central Única das Favelas, Celso Athayde, palestrou sobre “Favela é território de Potência”.

   15. No sábado (25), o fundador do site Razões para Acreditar, Vicente Carvalho, foi o grande convidado do dia e compartilhou insights valiosos sobre histórias de pessoas e a importância da comunicação autêntica e proporcionou um fechamento emocionante para o ciclo de palestras do evento. 

  16. O encontro reservou também um momento especial para lembrar um ícone da publicidade: Duda Mendonça. O publicitário baiano, falecido em 2021, recebeu uma homenagem póstuma, com apresentação de um vídeo, assinado por Nelson Cadena, que destacou a sua história e importância para o mercado. 

   17. Participaram do tributo, os filhos de Duda, Alexandre, Leonardo e Rafael Mendonça, e o enteado Henrique, que receberam uma obra feita pelo artista Marcelo Gomes.

   18. O evento foi encerrado com um almoço com os participantes e organizadores. Na ocasião, o presidente do Sinapro-Bahia, André Mascarenhas, destacou o sucesso da iniciativa. “Durante todo o ENAPRO, agências e profissionais do mercado publicitário tiveram a oportunidade de participar de discussões relevantes e de fortalecer laços profissionais. Isso tem impacto para o crescimento não só de quem esteve conosco, mas para o avanço e fortalecimento da indústria publicitária. Até o próximo”.