Com Le Monde informações
Da Redação , Salvador |
06/11/2023 às 19:17
Manchete do Washington Posto
Foto:
Joe Biden e Benjamin Netanyahu discutem “pausas táticas” do exército israelense em Gaza, segundo a Casa Branca
De acordo com uma declaração de Washington, o objetivo é “permitir que os civis saiam com segurança das zonas de combate em curso, para garantir que a ajuda chegue aos civis necessitados e para facilitar possíveis libertações de reféns”.
União Europeia anuncia ajuda adicional de 25 milhões de euros aos habitantes de Gaza
Esta ajuda adicional eleva o total da ajuda humanitária europeia para 100 milhões.
Os EUA estão trabalhando “muito ativamente” para levar mais ajuda humanitária a Gaza, diz Antony Blinken
“Estamos a trabalhar muito ativamente para levar mais ajuda humanitária a Gaza e temos formas muito concretas de o fazer e penso que veremos nos próximos dias que a ajuda pode ser alargada significativamente”, disse o secretário de Estado norte-americano, a partir de Ancara.
Viagem de Volodymyr Zelensky a Israel questionada após vazamento na mídia
O boato de uma visita iminente do Sr. Zelensky se espalhou na mídia israelense. No sábado, 4 de novembro, citando um diplomata ucraniano não identificado, o The Times of Israel finalmente informou que a viagem estava em questão devido a um vazamento revelando a viagem para um canal de notícias nacional.
Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, controlado pelo Hamas, relata 10.022 mortes
De acordo com o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza administrada pelo Hamas, a maioria das mortes desde o início da guerra foram de civis. Esta informação não pôde ser verificada de forma independente.
Milhares de civis feridos ou mortos em Gaza, diz Pentágono
Questionado sobre a última avaliação do Ministério da Saúde na Faixa de Gaza administrada pelo Hamas, Pat Ryder, porta-voz do Pentágono, disse: “Em relação às vítimas civis em Gaza, (…) sabemos que é preciso contar em milhares. (…) É por isso que salientámos aos israelitas e a outros na região a importância de levar ajuda humanitária a Gaza. »
Hamas afirma ter disparado foguetes contra o norte de Israel a partir do Líbano
Num comunicado, as Brigadas Ezzedine Al-Qassam afirmam que estes tiros são “em resposta aos massacres da ocupação e à sua agressão contra [o] povo [palestino] na Faixa de Gaza”. O exército israelita, por seu lado, reportou “cerca de trinta disparos” de projéteis “do Líbano em direção ao norte de Israel”, acrescentando que respondeu aos locais de origem dos disparos.
Osama Hamdane, chefe do escritório político do movimento Hamas no Líbano, disse na segunda-feira que o movimento islâmico palestino permaneceria em Gaza. “Nosso povo não permitirá que os Estados Unidos imponham seus planos para criar uma administração que se adapte a ele e à ocupação [Israel]”, disse ele.
Gaza: reabertura da passagem de Rafah para estrangeiros e cidadãos com dupla nacionalidade
Este ponto de passagem abriu na quarta, quinta e sexta-feira, dezenas de palestinianos feridos e centenas de portadores de passaportes estrangeiros deixaram a Faixa de Gaza, antes de o Hamas decidir fechá-lo. Além disso, seis ambulâncias transportando pessoas feridas chegaram ao Egito vindas de Gaza.