Por enquanto, da base governista, existem três nomes já pré-lançados oficialmente: deputado estadual Robinson Almeida (PT), deputada estadual Olivia Santana (PCdoB) e deputado Federal Isidório, Avante. Todos os demais citados frequentemente pela midia incluindo o vice-governador Geraldo Jr (MDB) são apenas especulações ou desejos.
Segundo o MI, ao ser questionado sobre a manutenção de sua candidatura, conforme a última reunião com governador Jerônimo Rodrigues, no último sábado (14), Sílvio Humberto (PSB) afirmou que esta não é apenas uma decisão pessoal, mas "uma causa que precisa ser abraçada por todos que almejam justiça social e racial". "Eu afirmo mais uma vez que nossa candidatura está mantida. Não é Sílvio não, é uma causa que precisa chegar", pontuou.
De acordo com Sílvio, na reunião do último sábado, o governador entendeu a importância de ampliar sua base na Câmara Municipal e de obras necessárias para a capital.
"É a visão que vai gerar o efeito. O governador criou um grupo de trabalho com ele à frente. Percebi, hoje, que não teve sessão aqui e eu acho que já é um efeito Jerônimo, da reunião que tivemos. Acho que a base governista foi procurar saber o que fazer diante disso e nós nem começamos", relatou Sílvio.
O vereador afirmou que com vista a 2024, o PT e aliados vão seguir com a escuta. "Temos candidatos valorosos. Precisamos definir a visão e a partir disso pensar em programas e decidir quem vai liderar isso. Se vai ser uma pessoa ou se serão duas", disse sobre a definição do candidato do governo para disputar a Prefeitura de Salvador.
Por sua vez, também ao MI, o vereador Edvaldo Brito (PSD) destacou a necessidade de focar nos programas que a base governista irá apresentar à população, em vez de se concentrar em nomes específicos.
"Estou de acordo que o que precisamos colocar na rua não é uma pessoa, é um programa que é estilo de trabalho e governo. O que o vereador Sílvio está dizendo é que nós precisamos primeiro de um programa. E o nosso programa é social, para enfrentar outro programa que certamente não é esse, mas, sim, de manter privilégios de uma camada da população que não é aquela que mais precisa", completou Brito que coloca seu nome e o do filho, deputado Antônio Brito, à disposição do grupo.
Edvaldo ainda sugeriu que é necessário debater questões cruciais para Salvador, como a tributação, a qual ele considera "escorchante", elevada e prejudicial à população. O vereador propôs depositar em juízo os valores relativos ao IPTU, a fim de pressionar por mudanças na tributação municipal.
Reunião da base
A reunião da base do Governo da Bahia, neste último sábado, reuniu líderes de diversos partidos, deputados estaduais, federais e vereadores de Salvador para discutir o nome que representará o grupo nas eleições municipais de 2024. O encontro fez parte do processo de afunilamento das discussões em torno da candidatura que será apoiada pelo grupo governista.