Expectativa é de que acontecerá nesta noite de sábado
Tasso Franco , Salvador |
14/10/2023 às 17:41
Premier Benjamin Netanyahu, de Israel
Foto: BN
Os militares israelitas disseram que estão a preparar uma “ampla gama de planos operacionais ofensivos” para Gaza, incluindo ataques por terra, mar e ar, depois de alertarem toda a população de 1,1 milhões de pessoas no norte de Gaza para se deslocarem para sul dentro do território palestiniano. A declaração das Forças de Defesa de Israel ocorre apesar das advertências da ONU de que o deslocamento só pioraria a crise humanitária na Faixa de Gaza. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que se reuniu com soldados na fronteira de Gaza, disse no sábado em uma postagem no Facebook que as forças israelenses estavam “todas prontas”.
Autoridades dos EUA disseram que negociaram uma abertura temporária na fronteira de Rafah, entre Gaza e o Egito, para cidadãos americanos que desejam fugir, mas um porta-voz da autoridade fronteiriça palestina e testemunhas na área disseram que a passagem permaneceu fechada.
O presidente Biden disse no sábado que os Estados Unidos estavam trabalhando com os governos de Israel, Egito e Jordânia, bem como com as Nações Unidas, “para aumentar o apoio para aliviar as consequências humanitárias do ataque do Hamas, criar as condições necessárias para retomar o fluxo de assistência e defender a defesa da lei da guerra.
"Vocês estão prontos para a próxima fase? A próxima fase está chegando", foi o que perguntou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, aos soldados das Forças de Defesa israelense que estão concentrados na fronteira da Faixa de Gaza. Ele visitou as tropas neste sábado, 14. Netanyahu publicou o vídeo do momento em suas redes sociais por volta das 11h, segundo horário de Brasília.
O exército israelense afirmou, em comunicado, que suas forças estão se preparando para implementar uma ampla gama de planos operacionais ofensivos. Também foi reforçado que as tropas estão posicionadas em todo o país, aumentando a prontidão operacional para os próximos estágios da guerra. O Exército fala em "ênfase em operações terrestres significativas".
https://www.terra.com.br/noticias/mundo/proxima-fase-esta-chegando-diz-primeiro-ministro-de-israel-a-tropas-militares-na-fronteira-de-gaza,888e7b75778e2b047ca25c333f7f789aps3gjyi7.html?utm_source=clipboard
Ainda neste sábado, 14, as Forças de Defesa de Israel (FDI) deram mais 6 horas para que as pessoas da Faixa de Gaza se deslocassem para o sul da região, próximo à fronteira com o Egito, para "preservarem sua segurança". O período se encerrou neste sábado, 14, por volta das 10h no horário de Brasília (16h no horário local). Agora, as atenções se voltam a uma possível ofensiva terrestre por parte de Israel.
Para a migração ao sul da Faixa de Gaza, foram liberadas duas vias principais: as rodovias Salah Al-Din e Al-Bahr. Mesmo prometendo preservar a segurança de quem fizesse o trajeto rumo ao sul da Palestina, há relatos de civis atacados nestas rotas. Na sexta-feira, por exemplo, 70 pessoas morreram com a ofensiva, incluindo crianças e mulheres. O ministério de saúde palestino culpa Israel pelo ataque.