Veja nota do UB
Tasso Franco , Salvador |
14/10/2023 às 18:02
José Henrique Abobreira
Foto: DIV
Faleceu neste sábado (14), em Ilhéus, o ex-vice-prefeito José Henrique Abobreira, aos 69 anos. Paciente renal crônico, ele foi vítima de complicações da doença. Morreu em casa, no Pontal, ao lado da esposa, Marlise, a quem amou por mais de 50 anos.
Foi no Pontal que Abobreira cresceu e fincou raízes. Nas suas memórias de infância, quando o antigo distrito ainda preservava, predominantemente, as características da comunidade de pescadores que lhe deu origem, o Pontal é descrito como um mundo à parte, a Macondo de um menino sonhador.
Há 31 anos, em 1992, saíram do bairro os votos que o elegeram vereador. Naquelas eleições, pouco depois de Francis Fukuyama decretar o Fim da História, Abobreira lançou o mote da Opção Socialista, que viria a orientar toda a sua trajetória política, fazendo da prática o critério da verdade. Ouvido pelo PIMENTA, o jornalista Emílio Gusmão resumiu o significado histórico do amigo: “Abobreira é o homem fundamental”.
LUTAS
Ainda no exercício do único mandato de vereador, Abobreira deve papel decisivo no movimento que reivindicou, ao Governo do Estado, o sistema de abastecimento de água do Pontal. Num ato político, em 1994, com a presença do governador Antônio Carlos Magalhães, o parlamentar ilheense liderou a manifestação que desafiava ACM a construir a rede de infraestrutura hídrica do bairro.
O tom desafiador, segundo Abobreira, era a única linguagem que políticos do campo da esquerda podiam usar nos embates com ACM, que acolheu a demanda da comunidade e determinou a execução das obras.
BLOG DO GUSMÃO
Faleceu neste sábado (14), em Ilhéus, José Henrique Abobreira, aos 69 anos.
Auditor aposentado do fisco estadual, Abobreira foi vereador de Ilhéus (1992-1996) e vice-prefeito (1997-2000).
Abobreira era crônico renal. Nos últimos anos lutava incansavelmente para implantar uma nova fístula e manter o tratamento de hemodiálise.
Apesar do sofrimento, nunca abriu mão da generosidade, característica marcante da sua índole.
Abobreira tornou a causa pública e o interesse coletivo, estímulos fundamentais para não cair na tristeza e manter-se ativo.
Nos últimos dias, abraçou a luta das profissionais de enfermagem da Clínica de Assistência Renal (CAR), onde fazia o tratamento.
Por meio dele, as profissionais conseguiram ser recebidas pelo secretário de saúde de Ilhéus, Eduardo Nora, na última terça-feira. Elas reivindicam o pagamento da complementação do piso nacional da enfermagem, cujos recursos já foram repassados ao município pelo governo federal.
Na última quarta-feira, o editor deste blog, Emílio Gusmão, conversou com Abobreira pela última vez, por telefone.
Emocionado com os inúmeros exemplos de carinho, afeto e de amor à vida do amigo, Gusmão disse que o amava.
NOTA DO UB
O presidente municipal do União Brasil, Valderico Junior, lamentou o falecimento do ex-vice-prefeito de Ilhéus José Henrique Abobreira, ocorrido neste sábado (14), em Ilhéus.
Valderico Junior prestou solidariedade aos amigos e à família de Abobreira, que deixa a esposa, Marlise, dois filhos, Tatiana e Fred, e três netos.
“Exemplo de homem público, José Henrique Abobreira deixa o legado de uma carreira política ilibada, com provas recorrentes do seu amor à cidade e ao povo ilheense”, concluiu Junior.