Política

BOLSONARO REBATE CRITICAS DE MARINA SOBRE QUEIMADAS: "INCOMPETENTE"

Na Amazônia os incêndios florestais se multiplicam e Manaus está coberta de fumaça
Tasso Franco , Salvador | 14/10/2023 às 18:55
Bolsonaro x Marina Silva
Foto: REP
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O ex-presidente Jair Bolsonaro criticouy Marina Silva nas redes sociais neste sábado, ao rebater falas da ministra do Meio Ambiente sobre a fumaça em Manaus decorrente de fortes queimadas na região. Após a política afirmar que problema foi agravado pela falta de planejamento do governo anterior, o ex-chefe do Executivo chamou Marina de "incompetente e propagadora de fakenews".

  2. Em postagem no X (antigo Twitter), Bolsonaro compartilhou uma notícia sobre as falas da Marina que destaca os 10 meses do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à frente da Presidência da República.

  3. "Além de incompetente e propagadora de fakenews, ainda existem muitas outras qualidades comuns ao seleto grupo", escreveu Bolsonaro na legenda do post

  4. Na próxima segunda-feira, dia 16 de outubro, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), reúne autoridades de três estados brasileiros, além de representantes da cadeia produtiva do cacau, para avaliar os riscos que a possível chegada da monilíase do cacaueiro representa para essa cultura e apontar soluções. O evento será realizado na Governadoria, localizada no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública – COI, em Salvador, a partir das 9h.

  5. O encontro vai reunir os secretários de estado da agricultura do Pará, Espírito Santo e Rondônia. Junto com a Bahia, essas unidades da federação representam aproximadamente 98% da produção nacional de amêndoas de cacau, gerando uma receita anual que supera os R$ 23 bilhões e movimenta vários nichos de mercado.

  6. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a monilíase é uma doença que ataca os frutos do cacaueiro e do cupuaçuzeiro em qualquer fase de desenvolvimento, podendo causar perdas de até 100% da produção. Causada pelo fungo Moniliophthora roreri, está presente em todos os países produtores de cacau da América Latina, exceto no Brasil.

  7. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, no Diário oficial deste sábado (14), o edital nº 12/2023, de abertura de inscrições para curso de gestão escolar com certificação em unidades escolares da rede estadual de ensino, voltado para professores e coordenadores pedagógicos do quadro efetivo do magistério público do Estado da Bahia. 

   8. O curso tem por objetivo contribuir no desenvolvimento das competências básicas para o exercício efetivo das funções de diretor e de vice-diretor, para atuação nas unidades escolares da rede estadual de ensino. Serão oferecidas 13 mil vagas e as inscrições poderão ser feitas, de 1º de novembro de 2023 a 26 de  janeiro de 2024, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

  9. Os requisitos mínimos para participação no curso são: ser ocupante de cargo permanente da carreira de magistério, enquadrando-se nos termos da Lei Estadual nº 10.963 de 16 de abril de 2008 e estar em efetivo exercício no âmbito da SEC; de mandato eletivo em entidade sindical; em qualquer órgão ou entidade da administração pública estadual, em atividade do regime de disposição; ou em cargo eletivo.

  10. "O Governo do Estado vem investindo na modernização de toda a rede de ensino. Este edital faz parte dessas ações, no sentido de valorizar professores e coordenadores e contribuir para o aprimoramento da gestão escolar", destaca a secretária da Educação, Adélia Pinheiro.

  11. No momento da inscrição, o participante deverá optar por Núcleo Territorial de Educação (NTE) e município. Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número da matrícula, o número do CPF, a indicação do NTE e do município ao qual o participante pertence. O curso será ofertado na modalidade a distância por Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com cinco módulos de estudos e carga horária de 140 horas.
 
  12. Para o primeiro acesso ao ambiente virtual do curso, o servidor receberá, por meio do e-mail registrado no endereço eletrônico divulgado, o nome do usuário e a senha inicial, antes do início do curso. Já para a realização do curso e da respectiva prova de certificação, o servidor deverá acessar o AVA, após a efetiva abertura do curso, em 26 de fevereiro de 2024, com previsão de conclusão em 22 de julho do mesmo ano. Os horários para acesso ao ambiente serão estabelecidos pelo próprio servidor, de acordo com sua disponibilidade, observados os cronogramas estabelecidos em cada módulo.

  13. Será aplicado exame de habilidades e conhecimentos aferidos por meio da aplicação de duas provas objetivas, cada uma abordando o tema de um dos módulos estudados, de caráter eliminatório, de caráter eliminatório, sendo aplicadas em duas etapas. As provas serão disponibilizadas para realização na plataforma, no período de 12 a 19 de agosto de 2024.

  14. O gabarito oficial, juntamente com a resultado final do curso, serão divulgados, na data provável de 9 de setembro de 2024, após finalizado o processo de interposição e julgamento dos recursos. Os participantes poderão acessar o resultado individual através do endereço www.educacao.ba.gov.br/certificacaodegestores.  Mais informações sobre o curso podem ser acessadas no mesmo link ou pelo e-mail: certificacaodegestores@enova.educacao.ba.gov.br.