Política

CÂMARA DE SALVADOR TGEM SESSÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO COMPOSITOR

Iniciativa da vereadora Marta Rodrigues (PT)
Tasso Franco ,  Salvador | 06/10/2023 às 19:35
Vereadora Marta Rodrigues (PT)
Foto: Valdemiro Lopes
   A Câmara realiza, nesta sexta-feira (6), uma sessão especial no plenário Cosme de Farias para homenagear o Dia do Compositor, celebrado em 7 de outubro. O evento vai ser transmitido ao vivo pelas redes do Legislativo Municipal: (www.facebook.com/tveradiocam) e Canal 12.3 da TV aberta. 

 A sessão foi solicitada pela vereadora Marta Rodrigues (PT), “por entender urgência em dar visibilidade a estes profissionais que muitas vezes são apagados por uma indústria musical capitalista e que prioriza o lucro, se atendo apenas ao intérprete e cantor”.

Diz Marta: “Muitas vezes as pessoas relacionam a canção ao intérprete, sem dar o devido valor a quem compôs, sendo que esta pessoa, por trás das cortinas, faz a poesia e usa palavras que provocam sentimentos e reflexões”. A parlamentar também destaca a questão dos direitos autorais, “que precisam ser respeitados”. 

Ela frisa que a sessão vai enaltecer todos os compositores do Brasil, país celeiro de grandes artistas cujas músicas são reconhecidas mundo afora e inspiraram gerações de brasileiros a lutarem pelos seus ideais: centenas de canções versaram sobre a luta contra a ditadura, sobre o racismo e sobre a realidade histórico-social do país. “É importante fazer valer os direitos da categoria e dar visibilidade perante as questões trabalhistas”, disse. 

Para o cantor e compositor soteropolitano Edybinho, do bairro Pau Miúdo, o dia será histórico porque a Câmara estava abrindo as suas portas para as demandas dos compositores. “No mandato de uma vereadora que está sempre apoiando a cultura da nossa cidade, hoje abriu-se uma brecha para podermos nos expressar porque somos nós que fazemos a música que leva a nossa cidade para o mundo”, afirmou.

Direitos autorais

O debate também vai girar em torno das complicações para obter os direitos autorais e a ausência do crédito dado ao compositor nas divulgações. No entendimento dos músicos, é preciso colocar e aumentar também a visibilidade de seus nomes nas produções.
 
Uma das pautas será a necessidade de se criar a Casa dos Compositores para que possa ser feita uma vigilância sobre os direitos autorais e para amenizar o “sofrimento” dos artistas.

História

O Dia Nacional do Compositor Brasileiro foi criado em 1948 pelo cantor e compositor Herivelto Martins, que integrou a União Brasileira dos Compositores na década de 1940 do século passado. Além de cantor, músico e ator, Herivelto foi um dos maiores compositores brasileiros. Ficou conhecido como criador do conjunto vocal Trio de Ouro, um dos mais importantes grupos brasileiros durante as primeiras décadas do século passado. 

A vereadora Marta lembrou da importância dos compositores brasileiros durante a época da ditadura militar, onde muitos precisaram enfrentar a opressão e suas composições eram a maneira que encontravam para driblar o sistema e passar suas mensagens para a população. “Desde meados dos anos de 1960, a arte foi cerceada pela censura e muitos compositores foram presos”, disse, lembrando de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Taiguara e Geraldo Vandré.