Posto da Polícia Civil no SAC Salvador Shopping oferece nove serviços à população, entre depoimentos a delegados plantonistas e registros de ocorrências
Tasso Franco , Salvador |
03/10/2023 às 19:49
SAC do Salvador Shopping
Foto: SAEB
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Prestar depoimentos a delegados plantonistas e registros de ocorrências, como violência doméstica contra a mulher. Esses são alguns dos nove serviços disponíveis à população na nova unidade da Polícia Civil. O posto, que funciona no SAC Salvador Shopping, tem capacidade para realizar 740 atendimentos por mês.
2. A unidade conta com serviços de registro de ocorrências para o público em geral, mas tem como foco o público feminino, com os serviços de depoimentos on-line pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM). Também é possível agendar depoimentos para as Delegacias Territoriais da Barra, Pituba e de Camaçari, além da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur).
3. O posto, que foi inaugurado em 7 de agosto, em celebração aos 17 anos da Lei Maria da Penha, chega para trazer ainda mais comodidade e discrição aos cidadãos. A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Campos de Brito, destaca que a iniciativa é um grande reforço na proteção das vítimas de violência doméstica e familiar. “A partir desta união de esforços e expertise do SAC com a Polícia Civil, está sendo implementado um serviço de acolhimento e eficiência, em um ambiente mais acessível para as mulheres”, destacou.
4. O atendimento é realizado através de agendamento no SAC Digital. O serviço de registro de ocorrências para o público em geral pode ser realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Já os depoimentos on-line para o público feminino são realizados, inicialmente, às quartas-feiras, no turno vespertino. Para acessar o SAC Digital é só baixar o aplicativo ou através do portal www.sacdigital.ba.gov.br.
5. Com o intuito de viabilizar atendimentos com segurança e excelência, a unidade possui três pontos de atendimento, com uma sala para a realização dos depoimentos on-line e outra para registro de ocorrências, para manter a segurança e o sigilo do cidadão comunicante ou da vítima.
6. No primeiro semestre de 2023, a Polícia Civil instaurou 13.153 inquéritos policiais, encaminhou para o Poder Judiciário outros 7.171 e já solicitou 3.064 medidas protetivas de urgência para vítimas de violência doméstica e familiar. Além do novo atendimento no SAC, as mulheres também contam com 15 DEAMs e nove Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (NEAMs), no interior.
7. A Polícia Civil também implementou o Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), que vai reforçar a rede de atenção às vítimas de violência doméstica e familiar. As denúncias podem ser feitas por qualquer pessoa pelo Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública, ligando 181. Não é preciso se identificar.
*****
8. Os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados de Salvador, liderados pelo SINTRAL Bahia, realizarão um protesto na próxima sexta-feira (06/10), às 9h30, em frente à Secretaria Municipal de Educação (SMED). O ato visa chamar a atenção para uma série de problemas enfrentados pela categoria, incluindo a falta de diálogo das empresas, assédio moral nos ambientes de trabalho, acúmulo de função, reajustes salariais abaixo da inflação, trabalhos aos sábados não remunerados, entre outras pautas.
9. Em episódio recente, no penúltimo sábado de setembro (23/09), a empresa BRASPE, que detém a conta da maioria dos contratos das escolas públicas do município, deixou trabalhadores horas expostos à chuva em Lauro de Freitas, para receber seus tíquetes-refeição, sem fornecer apoio e fazendo com que os funcionários arcassem com o próprio transporte. Segundo a categoria, este é apenas um dos exemplos do desrespeito e das más condições enfrentadas por eles.
10. Com foco no aprendizado dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e as avaliações diagnósticas, como Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) e Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) preparou uma série de aulões virtuais de Português e Matemática, através da ação #olhonofuturo.
11. Os aulões serão transmitidos ao vivo, a partir desta quarta-feira (4), no canal do YouTube da SEC @EducaçãoBahia1, no endereço (https://www.youtube.com/user/todospelaescola).
12. Os aulões serão mediados por estudantes, com temas estratégicos. Serão seis edições indicadas para estudantes do 9º ano e mais seis para os estudantes da 3ª série, com participação aberta para as demais séries. Os líderes de classe, em parceria com os monitores do programa Mais Estudo, estão mobilizando os colegas para a participação.
Confira a programação:
04/10
7h50: Aulão Português - 3ª série: Estratégias argumentativas no texto
10h: Aulão de Português - 9º ano: Lógica e encadeamento de ideias presentes no texto.
05/10
7h50: Aulão Matemática - 3ª série: Funções: variação e aplicações
10h: Aulão de Matemática - 9ª ano: Bora estudar ângulos e suas propriedades.
09/10
7h50 – Aulão II Português - 3ª série: Encadeamento das informações no texto
10h - Aulão II Português - 9º ano: Múltiplos sentidos das palavras nos textos
10/10
7h50 – Aulão II Matemática - 3ª série: Os segredos da Contagem: Permutação, Combinação e Princípio Multiplicativo
10h - Aulão II Matemática - 9º ano: Conservação e Modificação de Medidas em Figuras Poligonais
17/10
7h50 – Aulão III Português – 3ª série: Interpretação: "pressuposto" nos textos e 10h - Aulão III Português – 9º ano: Entendendo o "pressuposto" nos textos
18/10
7h50 - Aulão III Matemática – 3ª série: Geometria Analítica e Poliedros: Explorando Relações no Espaço e na Forma
10h - Aulão III Matemática – 9º ano: Frações Equivalentes e Localização na Reta Numérica
13. “Coisa de Brasileiro” e “Até o dobro da poupança” são os motes da nova campanha de marketing da Neon, a principal fintech voltada para o brasileiro trabalhador, lançada na última segunda-feira, 02, em Salvador (BA).
14. Criada pela Jüssi, agência de marketing digital, com gerenciamento da área de awareness marketing da Neon, a campanha tem como objetivo atrair novos clientes e destacar o investimento em CDB (Certificados de Depósito Bancário) como uma das modalidades mais acessíveis para todos os públicos, e com o melhor rendimento do mercado.
15. A ação de marketing terá duração de 30 dias, e será veiculada por meio da ativação com influenciadores, nas mídias digitais da fintech, como YouTube, TikTok, Instagram, e nas ruas de Salvador (BA), por meio de Digital Out of Home (mobiliário urbano).
16. Para a ativação de novos clientes, a Neon anunciou nesta semana, CDB com o rendimento de até 130% do CDI com liquidez diária, equivalente ao dobro da rentabilidade da poupança*. A condição especial estará disponível para as aplicações feitas até 31 de outubro, por novos clientes e já clientes da fintech que ainda não tenham investido no CDB Neon.
17. Na última segunda-feira (2), o governador Jerônimo Rodrigues esteve na cidade de Guanambi, no sertão produtivo, para participar do lançamento do edital de licitação do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiu-BA. A iniciativa é realizada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
18. O objetivo da ação é dar início aos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental e da modelagem jurídica que vão orientar a Parceria Público-Privada (PPP) na execução das obras de infraestrutura de captação e distribuição de água do Projeto de Irrigação Vale do Iuiu.
19. Administrado pela Codevasf, instituição vinculada ao MDR, o Projeto de Irrigação do Vale do Iuiu está localizado no sudoeste da Bahia, na região do Médio São Francisco e abrange os municípios de Iuiu, Malhada, e uma parte de Sebastião Laranjeiras.
20. Com o investimento estimado em R$ 5,8 milhões, o MDR projetou um modelo de concessão que viabiliza a implantação do projeto, evitando desapropriação e desestruturação fundiária, impactos ambientais associados ao desmatamento de novas áreas, bem como o aporte exclusivo de orçamento público para a obra do empreendimento.
21. Segundo Jerônimo, investimentos em projetos de irrigação têm grande importância para a região. "Estamos construindo esse ambiente econômico forte, estamos falando de investimentos, contando os federais, estaduais e recursos privados, de mais de R$ 3 bilhões na região. Isso vai garantir a melhoria de estradas, dos programas de irrigação e de projetos na área ambiental. Então, é a dinamização da economia de uma região importante e estratégica", pontuou.
22. O ato, realizado na Praça do Feijão, contou com a presença dos ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da Casa Civil, Rui Costa, além do presidente da Codevasf, Marcelo Moreira Pinto.
23. Para o ministro Waldez Góes, o potencial de irrigação no Brasil é um dos fatores mais relevantes para o desenvolvimento econômico do país. "Eu estou por conhecer uma atividade que possa gerar tão rapidamente emprego, ter uma transversalidade do compromisso climático e do combate às desigualdades sociais, regionais e também da fome como irrigação para a produção de alimentos", disse.
24. A área total irrigável é de 51,7 mil hectares. É previsto que 250 mil habitantes sejam beneficiados e aproximadamente 160 mil empregos, diretos e indiretos, sejam criados quando a iniciativa estiver em pleno funcionamento. O projeto contempla dois grandes blocos – Iuiu Norte e Iuiu Sul.