Política

NETO APRESENTA CAMINHOS INOVADORES NA BAHIA DA VIOLÊNCIA E PARADEIRO

Primeiro evento será realizado na próxima quinta-feira (28), em Feira de Santana, e as inscrições podem ser feitas no site www.caminhosinovadores.com.br
Tasso Franco , Salvador | 26/09/2023 às 19:03
ACM NETO: "Nosso projeto não tem filtros ideológicos"
Foto: Patrícia Gacgni
  Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (26), o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, apresentou a agenda dos quatro primeiros eventos que serão realizados na Bahia pela Fundação Índigo, braço de capacitação, estudos sobre governança e políticas públicas do União Brasil. A primeira edição do projeto “Caminhos Inovadores – Conversas e Reflexões sobre o Futuro” será realizada na próxima quinta-feira (28), no Olimpo Eventos, em Feira de Santana.

“A ideia é replicar o projeto em outros lugares do Brasil, seja com a minha presença ou com outras lideranças partidárias, imprimindo, talvez, a principal tarefa do Índigo, que é exatamente refletir sobre os principais temas da atualidade, com uma visão aspiracional, procurando compreender quais são as expectativas, os desejos e os melhores caminhos para o futuro”, afirmou ACM Neto, que também, é presidente da Fundação Índigo.

Na segunda maior cidade da Bahia, o projeto é promovido pela Fundação Índigo em parceria com a Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana. Os participantes inscritos terão vivências construtivas com temáticas atualizadas, focadas na tecnologia, no empreendedorismo, meio ambiente, na modernização da ciência e em ações inovadoras capazes de gerar impactos sociais positivos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site caminhosinovadores.com.br. Além de ACM Neto, estão confirmadas as presenças do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; a CEO da empresa AGANJU, Leana Mattei; a jornalista Christiane Pelajo; o produtor musical e publicitário PC Bernardes, e a CEO e Partner da empresa Nossa Praia, Dilma Campos.

“Nosso objetivo é trazer o jovem para o centro das discussões sobre sustentabilidade, negócios, conhecimento, ciência e todos os outros temas que possam trazer impacto à vida das pessoas”, disse ACM Neto durante a coletiva. Depois de Feira de Santana, o evento será realizado em Alagoinhas (5/10), Barreiras (19/10), Ilhéus (9/11) e Salvador (30/11).

Sem filtros ideológicos

 Durante a coletiva, ACM Neto afirmou também que o União Brasil está estruturando uma escola de formação de lideranças e que a busca ativa pelos jovens com vocação será realizada “sem filtros ideológicos”. “Muitos talentos se perdem porque sequer sabem acessar o partido. Então, vamos fazer o movimento inverso. Em vez de ficarmos parados esperando que o jovem nos procure, nós vamos procurá-los”, disse o ex-prefeito de Salvador.

De acordo com o presidente da Fundação Índigo, a escola de formação terá duas linhas básicas de atuação: uma de largo alcance, porém, de impacto mais moderado, e outra de alto impacto. “Não vai ser apenas um curso online, pelo contrário, será um processo de formação mais completo, contínuo e mais denso, para que este jovem saia preparado para ser um quadro no futuro. Espero que seja do União Brasil, mas, repito, não vamos fazer nenhum filtro ideológico”.

GERALDO JR

(POLITICA LIVRE) O ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) disse hoje que o PT não apresentar candidato à prefeitura de Salvador significa uma demonstração de fraqueza do partido, ao mencionar a possibilidade de o grupo governista se unir em torno da candidatura do emedebista Geraldo Júnior à sucessão municipal. Ressalvando que não cabe ao seu grupo escolher adversário, Neto disse que na possibilidade de um petista não disputar a eleição, vai ficar claro que o partido não trabalhou e não se preparou.

ABRE A PORTA PARA BRUNO REIS

(MUITA INFORMAÇÃO) No entanto, Neto afirmou que sua vitória para à prefeitura de Salvador em 2012 e sua reeleição em 2016 permitiu que seu grupo "se organizasse, se mantivesse vivo na política da Bahia". "Uma das coisas que procurei fazer, desde o princípio, foi abrir espaço à renovação e revelação de quadros e Bruno tá aí, talvez, o expoente disso, porque teve a oportunidade de ser prefeito de Salvador, depois de ter sido deputado, vice-prefeito e secretário. Então pra mim, o importante que essa turma nova que chegou comigo que ela possa cada vez mais ter espaço e protagonismo. 

Isso, inclusive, me ajuda a tirar esse peso exclusivamente das minhas costas. Então, pra mim não é motivo de preocupação, é motivo de alívio. Espero que tenhamos nomes em 2026 que reúnam as mesmas condições que reuni para eventualmente disputar o governo. Não tem que ser necessário, obrigatoriamente, ACM Neto". 

Ainda durante o bate papo do qual o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, participa, o ex-prefeito afirmou que seu desejo é "continuar na vida pública", mas a derrota no ano passado lhe "permitiu também enxergar que existe uma vida produtiva" e que ele se encaixa nela fora da política. "No fundo é o que amo fazer, o que faço com brilho nos olhos. Tem gente que nasce na política, morre na política e não sabe fazer outra coisa. Eu nasci na política, me criei na política, mas percebi que também sei fazer outras coisas. O que me traz no horizonte de futuro é a possibilidade de ter escolhas, de ter caminhos. O que vai ser em 2026, a gente não sabe. Eu sei o quero fazer, agora quais são as opções que o destino vai me reservar já não sei", completou o ex-prefeito.