PT terá candidatos a prefeitos em vários municípios e a vereadores em todos os 417 municípios do estado
Tasso Franco , Salvador |
24/09/2023 às 18:42
Plenária Municipal de Pojuca
Foto: ACOM PT
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O Partido dos Trabalhadores da Bahia realizou 31 Plenárias Municipais neste final de semana para preparar o partido para as eleições de 2024, elegendo mais prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras. As atividades também têm como objetivo fortalecer e organizar a legenda, atualmente presente em mais de 350 municípios por meio de diretórios ou comissões provisórias, através de uma maior aproximação com a base, estimulando a atuação da militância, intensificando formação política e a agenda dos Comitês Populares de Luta.
2. Com a participação de dirigentes estaduais, municipais, parlamentares, como o deputado federal Joseildo Ramos e a deputada estadual Maria Del Carmen, prefeitos, ex-prefeitos e de lideranças políticas, as atividades deste domingo, 24 ocorreram em Carinhanha, Catolândia, Quixabeira, Palmas de Monte Alto, Tanque Novo, Andorinha, Marcionílio Souza, Bom Jesus da Lapa, Nazaré, Pojuca, Ribeira do Pombal, Ruy Barbosa, Sento Sé, Acajutiba, Gentio do Ouro, Jucuruçu, Vera cruz e Caraíbas. No sábado, 23, as Plenárias foram promovidas em Jussiape, Simões Filho, Vale do Jiquiriçá, Canavieiras, Encruzilhada, Ibirataia, Ipirá, Wanderley, Cristópolis, Mascote, Iuiú e Mirante.
3. Presente no encontro de Pojuca, o secretário de Organização do PT Bahia, Osmar Galdino (Jojó), fez um balanço das atividades deste final de semana. Para o dirigente, as plenárias deste sábado e domingo mostram um partido empenhado, mobilizado e comprometido em intensificar as discussões para ajudar Lula a reconstruir o Brasil e a Jerônimo Rodrigues continuar com o projeto mudancista na Bahia, iniciado por Jaques Wagner e dado sequência por Rui Costa.
4, O secretário de Organização afirmou que os encontros têm sido marcados por debates importantes, o que têm possibilitado a compreensão da realidade de cada município. “Dessa forma, podemos entender melhor como funciona o cenário político de cada cidade, com suas especificidades, e traçar táticas que sejam aplicáveis àquela realidade. Assim podemos ter boas estratégias para sairmos vitoriosos no maior número de municípios”, destacou.
5. Realizadas desde o dia 05 de agosto, as Plenárias Municipais já foram promovidas em mais de 130 cidades. Até 29 de outubro, as atividades ocorrerão em 350 municípios, incluindo o PEDEX (Processo extraordinário de Eleições Diretas) em 153 cidades.
6. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) lançam, neste sábado (23), uma consulta pública que visa o aprimoramento e ampliação do Edital Ouro Negro para o ano de 2024.
7. Como ferramenta de participação, a consulta é um espaço importante para construir os rumos da ampliação do edital. Interessados em participar enviando sugestões e críticas podem preencher o formulário online disponível em https://forms.gle/zk84WNkdrjmZMTRL9, até o dia 1º de outubro.
8. Concebido em 2008, o edital Ouro Negro concede apoio financeiro às entidades de matrizes africanas como blocos afro, afoxés, samba, reggae e blocos de índio, para a realização dos seus desfiles carnavalescos.
9. Ao longo destes 15 anos, o mecanismo passou por modificações e, em 2014, com publicação da Lei nº 13.182 que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia, o Programa Ouro Negro foi reconhecido e a sua ampliação prevista em lei.
10. O Programa Ouro Negro promove a preservação e valorização da presença destes blocos, com o desfile em alas e roupas tradicionais, assim como a maior participação da juventude, transmitindo o legado para as novas gerações. Dentro de suas comunidades, estas entidades contribuem para o desenvolvimento social através de projetos que estimulam a construção de uma cultura cidadã.
11. Nós da CONEN - Coordenação Nacional de Entidades Negras e da Marcha Da Consciência Negra Zumbi - Dandara dos Palmares, viemos a público manifestar-nos contrariamente ao processo de privatização da BAHIAGÁS. Este manifesto além de expressar nossa absoluta repulsa a esta danosa ação, se constituí também um alerta à população e às autoridades sobre os iminentes riscos advindos.
12. Companhia de Gás da Bahia - BAHIAGÁS, empresa de economia mista constituída em 1991 é a maior distribuidora de gás natural do Nordeste e a segunda maior do Brasil, um dos suportes para o desenvolvimento do nosso estado, não faz sentido nenhum colocar à venda uma empresa lucrativa, exemplo de gestão pública bem sucedida e fundamental para o suporte econômico, social e cultural do Estado da Bahia.
13. As experiências de privatização têm se apresentado bastante maléfica aos consumidores e ao próprio estado brasileiro, especialmente em setores estratégicos para o desenvolvimento e a soberania nacional. Não queremos a reedição do efeito Acelen, quando com a privatização da Refinaria Landulpho Alves a população baiana vem sofrendo com aumentos de combustível, já tendo alcançado o nível de mais caro do país.
14. A BAHIAGÁS opera com um coletivo de aproximadamente 250 trabalhadores e trabalhadoras, além de centenas de postos de trabalho indiretos, a sua eventual privatização provocaria profundo impacto com consequente desemprego de profissionais altamente qualificados, aumentando nosso índice de desemprego, com alguns jamais retornando ao mercado de trabalho.
15. Por outro lado, advirão prejuízos para o conjunto da sociedade baiana, com repercussões negativas, cujos impactos se verificarão no curto e médio prazo.
16. Ante o exposto, frente a possível perda de um instrumento poderoso, nos manteremos inarredável levantando a bandeira de manutenção desta empresa sob o controle do estado e levando adiante todas as preocupações aqui apontadas, é que manifestamos nosso posicionamento contrário à privatização em curso da BAHIAGÁS, tendo em vista que se assim ocorrer, a mesma ficará submissa aos interesses de curto prazo dos acionistas, podendo incorrer em prejuízos irreparáveis para a população baiana.
17. Deixamos aqui a pergunta : a quem interessa a privatização da BAHIAGÁS ?
18. (CORREIO) A corretora Marileide Santos Silva, 49 anos, foi encontrada morta com sinais de violência sexual na sua casa em Vilas do Atlântico, no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Pelo menos, é o que conta a sua amiga Patruska Barreiro, 46, que foi ao local na companhia de policias para resgatar os animais que viviam com a corretora.
19. O resultado da perícia, que é feita pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), ainda não foi divulgado, mas ela conta que o corpo de Marileide estava enrolado no tapete e seu rosto apresentava, segundo policiais, muitas marcas de agressão.
20. "Ainda não temos a informação oficial, mas ela foi encontrada na casa sem roupas, com sinais de violência sexual e com o rosto desconfigurado. Então, é possível que ela tenha sofrido golpes nessa região da cabeça. O corpo dela estava enrolado em um tapete, com uma parte em decomposição e animais que comem carne em decomposição. Quando a gente pôde entrar na casa para pegar os animais que estavam lá, conseguimos observar a região e muito 'morotó', aquele bicho que procura carne nesse estado", explica.
21. Além de amiga, Patruska, é presidente do Instituto Patruska, que atua de forma voluntária para proteção animal. De acordo com ela, Marileide atuava na proteção e no resgate de animais há pelo menos 10 anos. Na casa dela, inclusive, havia cerca de 50 animais que eram mantidos ali sob os cuidados da corretora. Destes, sete foram encontrados mortos por conta dos dias que ficaram sem comer e sem assistência, já que a tutora tinha sido morta. Patruska relata ainda que, mesmo sendo encontrada só na quinta-feira (21), Marileide estava sumida desde a última segunda-feira (18).