Seria uma candidata em potencial para uma presidência definitiva
Tasso Franco , Salvador |
15/09/2023 às 11:19
Suely Temporal assume por 30 dias
Foto: DIV
Na segunda-feira (19/09/203), a Associação Bahiana de Imprensa (ABI), a jornalista Suely Temporal assumirá a presidência da entidade pela primeira vez na história. Ela ocupará o cargo na qualidade de 2ª Vice-presidente, enquanto o Presidente Ernesto Marques entra em um período de férias de 30 dias e o 1° Vice-presidente, Luíz Guilherme, está na Europa.
O anúncio foi feito durante uma reunião de diretoria realizada nesta quarta-feira (13/09/2023). Esta é a primeira vez em 93 anos de existência da ABI que uma jornalista ocupa o cargo presidencial, mesmo que interinamente.
Ernesto Marques elogiou as virtudes de Suely Temporal, enquanto o presidente da Assembleia Geral, Walter Pinheiro, afirmou que ela possui todas as credenciais necessárias para exercer a função. O diretor Nelson José de Carvalho destacou o apoio incondicional que Suely Temporal recebe de todos os membros da diretoria e associados da tradicional ABI.
A interinidade de Suely tem uma perspectiva nova na entidade e na próxima seleição teria, assim, chances de ser efetiva presidente numa eleição direta e livre dos associados da entidade que desejam renovação no quadro da Associação acostumada a manter presidentes por longos anos, em processo considerado pouco democrático.
Por sugestão, a ABI poderia estabeler uma decisão de que a presidência só poderia ser ocupado, no máximo, duas vezes como acontece nas eleições para prefeitos e governador. Na Assembleia Legislativa da Bahia a eleição do presidente só pode ser por dois anos depois que Marcelo Nilo ficou lá por dez anos.