Presidente viajou para participar do encontro do G20
Tasso Franco , Salvador |
08/09/2023 às 17:37
Lula já chegou na Índia
Foto: Ricardo Stubcker
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpriu agenda de compromissos oficiais nesta quinta-feira (7), sem ir ao Rio Grande do Sul, onde a passagem de uma enxurrada deixou ao menos 41 mortos.
Nesta tarde, Lula iniciou viagem rumo à Índia, onde participa do encontro do G-20, grupo das 20 maiores economia do mundo. Mais cedo, o presidente esteve no desfile de 7 de Setembro, em Brasília, em comemoração à Independência do Brasil. A ausência de Lula no Rio Grande do Sul motivou questionamentos nas redes sociais.
O governo federal enviou ao Estado os ministros Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional; e Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom). Em publicação na rede "X", antigo Twitter, Lula afirmou que o vice-presidente Geraldo Alckmin, e o ministro da Defesa, José Múcio, estão de prontidão para ir pessoalmente ao Estado caso seja necessário.
"Muita destruição", "cenário de guerra": em coletiva, Leite e ministros destacam gravidade do que viram ao sobrevoar o Vale do Taquari"Muita destruição", "cenário de guerra": em coletiva, Leite e ministros destacam gravidade do que viram ao sobrevoar o Vale do Taquari.
No G-20, Lula participará de três painéis. A crise climática é um dos temas que o presidente tratará na cúpula. Segundo especialistas, o aquecimento global vai tornar eventos extremos mais frequentes e extremos. Os fenômenos no Sul do Brasil, assim como as tempestades que atingem várias regiões brasileiras, são exemplos dessas mudanças.
Na quarta-feira (6), Lula telefonou ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), para colocar o governo federal à disposição para enfrentar a crise. Em publicação no "X", o petista disse que Góes e Pimenta fariam o sobrevoo do local e lamentou as perdas.
JÁ ESTÁ NA ÍNDIA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou nesta sexta-feira (8) a Nova Délhi, na Índia, onde participará da 18ª edição da cúpula de chefes de Estado e governo do G20, que ocorre no sábado (9) e domingo (10).
O avião pousou por volta das 21h no horário local, 12h30 no horário de Brasília. Lula embarcou na quinta (7), após participar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, do desfile cívico-militar de 7 de Setembro, que celebrou o aniversário da independência do Brasil.
Ao final da cúpula, o Brasil receberá de forma simbólica o comando rotativo do bloco. O G20 reúne representantes de 19 países e da União Europeia, nações representam cerca de 80% da economia global.