Política

A VIOLÊNCIA NA BAHIA: CHACINA EM MATA DE SÃO JOÃO TEM 9 PESSOAS MORTAS

A policia apura os crimes e a motivação
Da Redação ,  Salvador | 28/08/2023 às 18:26
Local onde aconteceu a chacina
Foto: TV Bahia, Camila Marinho
    Nove pessoas foram encontradas mortas em duas casas, na manhã desta segunda-feira (28), na cidade de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador. Três crianças estão entre as vítimas. Sete corpos estavam carbonizados.

  Segundo a Polícia Militar, os corpos de duas mulheres foram encontrados em uma das casas com ferimentos de tiros e, os outros sete que estavam carbonizados, foram encontrados no outro imóvel - as crianças mortas foram queimadas.

  Um adolescente de 12 anos foi resgatado com vida com mais de 50% do corpo queimado. Ele estava na mesma casa onde as pessoas foram encontradas carbonizadas. De acordo com a PM, o jovem foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele. De acordo com informações levantadas pela equipe da TV Bahia, a ambulância foi escoltada pela PM.

  A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) não divulgou nomes e idades das vítimas nem informações sobre a motivação das mortes. O órgão determinou o reforço do policiamento na região. 

  Os dois imóveis onde os corpos foram encontrados ficam lado a lado, na localidade conhecida como Portal do Lunda, na zona rural da cidade, perto de uma escola municipal.

  Duas das mulheres mortas em uma chacina que deixou nove vítimas em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador, foram baleadas na frente de casa, quando saíram para ver o que acontecia no local. Na casa ao lado, invadida pelos bandidos, foram mortos um homem identificado como Preá, outro homem, mais duas mulheres e três crianças.
  Preá, que faria parte da facção Tropa, era o alvo do ataque, comandado por homens do grupo criminoso Bonde do Maluco (BDM). Na região, há uma atuação do BDM e a ação seria uma represália a tentativa da Tropa se estabelecer na zona rural de Mata de São João. 

   Segundo declarações do perito Tiago Silva, do Departamento de Polícia Técnica (DPT), ao Correio, Preá já estava morto quando a casa foi queimada. "Os outros seis corpos não consigo precisar se foi antes ou após o incêndio. Se a causa da morte foi as chamas, o inalar, ou se foi alguma ação violenta anterior. Isso aí vai ser o laudo que vai esmiuçar os detalhes", disse ele à TV Bahia.

NOTA DA PREFEITURA

Nota Oficial - Prefeitura de Mata de São JoãoAcreditamos firmemente que a segurança é uma responsabilidade compartilhada e continuaremos a colaborar estreitamente com as autoridades estaduais para garantir um ambiente seguro
28/08/2023 às 14h20Por: RedaçãoFonte: Prefeitura mata de são joãoCompartilhe:Nota Oficial - Prefeitura de Mata de São João
Diante dos últimos acontecimentos, e lamentando profundamente a perda de vidas, a Prefeitura Municipal de Mata de São João reafirma seu compromisso inabalável com a tranquilidade e o bem-estar de seus cidadãos.

A Administração Municipal reconhece a importância de abordar os desafios que afetam a segurança na cidade. Por isso, desde o início do ano tem mantido contato com as autoridades estaduais de segurança, através de ofícios e reuniões com a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, solicitando esforços para garantir que medidas adequadas sejam tomadas para lidar com essas questões.

A Prefeitura de Mata de São João reafirma seu apoio às ações do governo estadual na manutenção da ordem e na implementação de estratégias de combate à criminalidade. 

Através de uma abordagem conjunta e colaborativa, estamos trabalhando para fortalecer a presença policial, investir em programas sociais e criar oportunidades que visem a prevenção e a redução dos índices de violência.

Acreditamos firmemente que a segurança é uma responsabilidade compartilhada e continuaremos a colaborar estreitamente com as autoridades estaduais para garantir um ambiente seguro e pacífico para todos os nossos cidadãos.
A Administração Municipal conta com a compreensão e o apoio de todos os munícipes neste esforço conjunto para enfrentar os desafios e construir um futuro melhor para a cidade.