Manobra do governo volta urgência do PL dos precatórios
Tasso Franco , da reda��o em Salvador |
21/08/2023 às 19:32
Sessão caiu e foi convocada uma extra presidida por Zé Raimundo (PT)
Foto: BJÁ
Uma articulação do Porder Executivo do Estado publicou um Diário Oficial Extra (eletrônico) às 18 horas desta segunda-feira contendo o teor do Projeto de Lei de Pagamento da segunda parcela dos precatórios aos professores, secretários de Estado estiveram na Assembleia nesta tarde e se reuniram com o lider do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT) e o presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), mais o relator da matéria e foi convocada uma sessão extra para apreessar o rito de votação.
Agora, há pouco, por volta das 19h, a base governista já votou a urgência do PL dos Precatórios o que significa dizer que, em mais 72 horas, conforme a lei (quinta-feira) a votação final do PL será sacramentada. A oposição votou contra a urgência e o lider da Minoria, deputado Alan Sanches, foi quem revelou à Mesa Diretora da Casa que o PL só poderia ser apreciado depois da publicação no Diário Oficial.
Diante dessa situação, houve, então, uma articulação das forçaas políticas do governo (leia-se Afonso Florence e Luis Caetano) e foi providenciada a publicação de um DO extra. Há mudança no PL, salvo engano um acréscimo de 10% nos valores dos precatórios a serem pagos (informação a confirmar pois não tivemos acesso a publicação).
A sessão já acabou por volta das 19h20min e pegou todo mundo de surpresa especialmente os professores e a APLB. Como já foi votada a urgência da matéria resta pouco a discutir na terça e quarta isso se houver sessões. Como a sessão foi encerrada às 19h20min o prazo para votação final da matéria será 19h20min da quinta-feira, 24.