Veja o que acontece na festa para Santa Dulce dos Pobres neste final de semana em Salvador
Tasso Franco , Salvador |
03/08/2023 às 19:20
Jerônimo Rodrigues com Rui Costa, hoje, em Brasília
Foto: Henrique Raynal, Casa Civil
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O Partido dos Trabalhadores da Bahia aumentou o número de seus filiados e se consolida como o maior partido do estado. Desde o anúncio da candidatura de Jerônimo Rodrigues ao Governo em 2022, a legenda recebeu mais de 10 mil novos filiados. Atualmente, o PT Bahia conta com mais de 160 mil petistas.
2. A candidatura de Jerônimo, a vitória do partido nas eleições majoritárias do ano passado e o trabalho que vem sendo realizado pelo governador, com muitas entregas e anúncios importantes para a Bahia, contribuíram para o crescimento da legenda, avalia o presidente Éden Valadares.
3. "O PT é um partido enraizado, forte e que tem uma capilaridade muito grande. Temos Diretórios e Comissões Provisórias em mais de 350 cidades e nosso objetivo é chegar a todos os municípios. E claro, a candidatura de Jerônimo, que representou uma novidade e a renovação do PT, e sua grande capacidade de trabalho, da sua entrega para melhorar a vida dos baianos tem atraído novos companheiros para integrar o nosso projeto".
4. O crescimento do número de filiados, de acordo com a Direção Estadual, é creditado também às exitosas gestões do Partido dos Trabalhadores na Bahia, agora liderado por Jerônimo, que vem aprofundando o projeto de inclusão e desenvolvimento social iniciado pelo ex-governador e senador Jaques Wagner e dado continuidade pelo ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, para o estado continuar avançando.
5. O secretário de Organização do PT Bahia, Osmar Galdino (Jojó), falou ainda sobre a filiação de cinco novos prefeitos neste ano, o que, segundo ele, revigora ainda mais o PT. "Além da chegada dos novos gestores municipais, identificamos 185 pré-candidaturas a prefeitos e prefeitas para as eleições municipais de 2024. E vamos trabalhar para aumentar esse número no próximo ano, assim como para elegermos mais vereadores e vereadoras”, acrescentou o secretário.
6. Está nota enviada à imprensa foi vista dno meio político como um desagravo da opinião do presidente da Eexecutiva, Éden Valadares, o qual disse que senador Jaques Wagner "é o político baiano do século e guru do PT no Estado da Bahia" (Veja tb nosso comentário em Politica)
****
7. O governador Jerônimo Rodrigues cumpriu uma agenda de compromissos, nesta quinta-feira (3), em Brasília. Logo pela manhã, participou da cerimônia de posse do ministro do Turismo, Celso Sabino, que aconteceu no Palácio do Planalto, junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu discurso, o ministro apresentou uma série de ações e projetos que desenvolverá à frente da pasta, para impulsionar o turismo no país.
8. Entre as ações apresentadas, Celso Sabino destacou ideias para potencializar a atividade turística no Brasil, com objetivo de aumentar a participação do setor na economia do país, principalmente, na geração de emprego e renda. Um dos focos principais do Ministério será o incremento da infraestrutura turística, com facilitação de crédito para empreendedores do setor via Fundo Geral de Turismo.
9. Jerônimo afirmou que na Bahia o Governo do Estado tem investido na infraestrutura como forma de impulsionar o setor turístico. “Nosso compromisso com o turismo também passa pelo investimento em voos, estradas e no abastecimento de água em todas as regiões da Bahia”, reforçou.
10. Em seguida, Jerônimo Rodrigues se reuniu com o ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, para tratar dos investimentos para a Bahia com o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
11. Fechando o dia em Brasília, o governador Jerônimo marcou presença na posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin Martins. Na cerimônia, Zanin foi conduzido ao Plenário pelos ministros Gilmar Mendes, o mais antigo do STF, e André Mendonça, o mais novo. Zanin fez o juramento de cumprir a Constituição. Após a leitura pelo diretor-geral do STF, o termo de posse foi assinado, e o novo ministro declarado empossado pela presidente do Tribunal.
12. Secretários estaduais de trabalho estarão reunidos em Salvador nesta sexta-feira, 4, durante a 133ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (FONSET), para discutirem temas comuns como a redução da taxa de juros pelo Banco Central (Bacen) e outras pautas. O encontro acontece a partir das 14h30 no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (Cab).
13. Além do secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães, já confirmaram presença 12 secretários e outros quatro representantes de secretarias dos estados do Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.
15. O evento acontece na modalidade híbrida, o que permitirá a secretários de outros estados também participarem da reunião de modo virtual.
Na pauta de discussão dos secretários, além da redução da taxa de juros, estão temas como a Economia Solidária, distribuição de recursos do bloco de ações e serviços da qualificação profissional relacionados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e temas internos.
16. O pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no período 2004-2014, economista e professor Raimundo Bonfim dos Santos, será agraciado com a Comenda Rômulo Almeida outorgada pelo Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon/BA).
17. A honraria será entregue ao homenageado no dia 16 de agosto de 2023, no prédio da Faculdade de Ciências Econômicas da a Universidade Federal da Bahia (UFBa).
18. Desde 2013, o Conselho Regional de Economia da Bahia anualmente homenageia economistas que atuam em nosso estado em reconhecimento aos feitos desses profissionais à sociedade por meio da outorga da Comenda Rômulo Almeida (anteriormente denominada de Comenda Economista de Destaque). O comunicado foi feito pelo presidente do Conselho, Gustavo Casseb Pessoti.
19. A proposição ao Corecon/Ba foi feita pelo economista Helga Passos, coordenadora do Colegiado de Ciências Econômicas e docente do Departamento de Ciências Econômicas (DCEC) da Uesc, e aprovada durante sessão plenário do Conselho, no dia 1º de junho último. “Essa homenagem é uma grande honra e alegria para nós, do DCEC e da Uesc, colegas do estimado professor Raimundo Bonfim”, declara a professora Helga.
20. O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana, também economista e vinculado ao DCEC, manifestou satisfação pela homenagem ao professor Raimundo Bonfim e destacou a contribuição do curso de Ciências Econômicas da Universidade para o surgimento da instituição e para o desenvolvimento regional e da Bahia. Recentemente, no mês de maio, o professor Raimundo Bonfim foi alvo de homenagem na Uesc pela formalização de sua aposentadoria, durante evento organizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).
21. A festa em honra à primeira santa brasileira reunirá devotos e admiradores do Anjo Bom em duas procissões e em uma carreata que irão passar por diferentes bairros de Salvador, de sexta a domingo. Os eventos integram a agenda festiva iniciada no último dia 1º e que terá prosseguimento até 13 de agosto, Dia de Santa Dulce dos Pobres.
22. Nesta sexta-feira (4) haverá a Procissão dos Arcos, com saída programada para as 16h da Igreja do Bonfim em direção ao Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma. O percurso faz referência a um dos lugares icônicos da jornada heroica de Irmã Dulce, que na década de 1940 acolheu pobres e doentes sob os arcos da Colina Sagrada.
23. Ao final da procissão, os devotos poderão se reunir no Santuário, onde serão realizadas a Trezena Solene dedicada a Santa Dulce, às 17h, e uma missa presidida pelo padre Jaciel Bezerra.
24. Já no sábado (5), as homenagens à Mãe dos Pobres serão demonstradas através da Carreata Santa Dulce, que sairá às 15h do Centro de Convenções de Salvador com destino ao Santuário Santa Dulce dos Pobres. No trajeto, os fiéis conduzirão a Imagem Peregrina de Santa Dulce espalhando uma mensagem de fé pelos caminhos percorridos.
25. Ao chegarem no Largo de Roma, o público poderá participar da programação religiosa do Santuário, que às 17h celebrará o quinto dia da trezena de Santa Dulce, e às 18h, a santa missa presidida pelo cônego Edson Menezes.
26. A programação terá seguimento na manhã de domingo (6) com a Procissão da Memória, saindo às 8h do Santuário Santa Dulce dos Pobres, após a missa das 7h, celebrada por frei Ícaro Rocha, reitor do Santuário. Os fiéis seguirão para a Basílica da Conceição da Praia nesta procissão que faz memória ao primeiro local a abrigar o corpo de Irmã Dulce, sepultada na basílica no dia 15 de março de 1992.
27. Ao final, os devotos poderão assistir à missa solene, que será celebrada na basílica, às 10h30, pelo seu reitor, padre Adilton Lopes.