Vitória da Conquista caminha para uma disputa a ser polarizada entre Sheila Melo e Waldenor Pereira
Tasso Franco , Salvador |
19/06/2023 às 10:35
Sheila importa programa de Salvador
Foto: Secom PMVC
Ainda estamos longo da campanha eleitoral de 2024, porém, em Vitória da Conquista - analisando as matérias no Blog do Anderson e as notas enviadas pelo diretório estadual do PT a este site - ao que tudo indica a disputa principal se dará entre a prefeita Sheila Lemos, UB, que disputará à reeleição e o deputado federal Waldenor Pereira, do PT. Os demais partidos deverão se aliar a esses dois lideres, PSDB, PDT, PP, etc alinhados com Sheila; e PCdoB, PSB, PSD, etc com Waldenor.
O deputado Fabrício Falcão (PCdoB) que sempre lançava seu nome está interessado numa vaga de conselheiro do TCM ou TCE e os comunistas devem apoiar Waldenor, tendência que vem acontecendo no estado, salvo raras exceções. Na capital, a deputada estadual Olivia Santana, PCdoB, bom nome do partido a prefeita sonha em ter o apoio do PT e do governador Jerônimo, mas isso não acontecerá no primeiro turno.
Sheila ganhou um reforço para melhorar sua performancem em Conquista, o Projeto “Governando com as Pessoas” inspirada no Programa “Ouvindo Nosso Bairro”, da Prefeitura de Salvador, fruto de uma cooperação técnica, celebrada, na última sexta-feira (16), com Bruno Reis. A assinatura aconteceu no Auditório Lúcia Dórea e contou com as presenças do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, ACM, do secretário de Governo da Capital Baiana, Cacá Leão, o deputado federal Elmar Nascimento, UB, o deputado federal Léo Prates, PDT, e o deputado estadual, Tiago Correia , do PSDB.
Em seu pronunciamento, a prefeita Sheila Lemos destacou que a iniciativa atende ao desejo da gestão em avançar ainda mais a partir da escuta de quem conhece cada ponto da Joia do Sertão Baiana, o cidadão. “Costumo dizer que não é necessário inventar a roda, podemos buscar iniciativas que deram certo em outros lugares e aplicar em Vitória da Conquista. E é com esse intuito que espelhamos aqui o que vem sendo aplicado de maneira assertiva em nossa capital, ouvir as pessoas e saber quais são as principais e reais necessidades. Não abrimos mão disso! E vamos levar esse projeto a todos os bairros e distritos de Conquista”, assegurou.
Segundo o prefeito Bruno Reis, a principal virtude que deve ter um governante que quer mudar a realidade do seu município é saber ouvir, linha mestra do Ouvindo Nosso Bairro e do Governando com as Pessoas. Por essa razão, ele acredita que o projeto vem para somar com o Governo para Pessoas. “Tenho certeza de que, com a chegada desse programa, que é inspirado no maior programa de escuta popular de Salvador – só para se ter ideia, em 2021, ouvimos mais de 73 mil pessoas -, Sheila vai transformar ainda mais Vitória da Conquista.
A cidade vai se tornar um canteiro de obras que vão melhorar ainda mais a vida das pessoas”, afirmou. O conceito do programa Ouvindo Nosso Bairro surgiu da diretriz do então prefeito de Salvador, ACM Neto. “E é motivo de felicidade ver um projeto criado na minha primeira gestão, servir de inspiração para Conquista. O Governando com as Pessoas vai permitir que o poder seja efetivamente compartilhado. Sheila vai realizar obras escolhidas pela população, de maneira livre e democrática pela população.
OP COMUNISTAS E A VONTADE DE GOVERNAR CONQUISTA
(Blog do Anderson) “Nossos candidatos quem escolhem somos nós”, disparou Glauber Gomes Rocha, presidente do Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) após manifestação do presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, Isaac Bomfim Pereira Reis. De acordo com Isaac, a Federação Brasil da Esperança [PT, PCdoB e PV] só terá pré-candidatos nas Eleições 2024 que fizeram oposição à prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil.
A medida poderá atingir os vereadores Antônio Ricardo Pereira dos Santos e Luciano Gomes Lisboa, ambos do PCdoB. De acordo com Glauber Rocha, ao BLOG DO ANDERSON, “o PCdoB é um Partido autônomo, nós apoiamos vamos caminhar com a Federação, e nossos candidatos quem escolhem somos nós”. “O estatuto da federação deixa a autonomia interna para cada partido. Os vereadores ficam, estamos junto ao projeto de trazer a cidade para o rumo do desenvolvimento, com Waldenor que é do time de Jerônimo e Lula”, afirmou.
Segundo Rocha, “os vereadores solicitaram deixar em aberto a votação do empréstimo. E em reunião da Comissão Política, após apresentado os pontos do projeto, onde inclusive doutor Andreson colocou que foi apresentado a documentação pertinente, que não havia naquele momento como votar contra ao povo de conquista. Inclusive fechamos nessa mesma reunião, questão sobre a permuta dos terrenos, esse que o Partido e os seus três vereadores vão votar contra”.
Ainda durante conversa com o BLOG DO ANDERSON na manhã desta segunda-feira (19), os comunistas não tem nenhum receio. “Não temos receio algum ficar de fora, até porque somos de um projeto político e quem escolhe os candidatos do PCdoB é o próprio Partido. Nós somos oposição, nossos vereadores são do lado de Jerônimo e Lula e agora iremos trilhar todos com Waldenor Pereira”, completou.