Em nova audiência com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, realizada nesta segunda-feira (12), o deputado federal Waldenor Pereira (PT) esteve acompanhado dos deputados estaduais Zé Raimundo (PT) e Fabrício Falcão (PCdoB), de prefeitos de oito municípios do Sudoeste baiano e representante do empresariado. O tema da pauta foi o "Desenvolvimento Econômico e Industrial de Vitória da Conquista e região", tendo como item principal a duplicação da BR-116, com a construção de viadutos no entorno do anel viário conquistense.
Além dos deputados, participaram da reunião o empresário José Maria Caires, coordenador do Movimento Duplica Sudoeste – BA, que reúne empresários e entidades da região, e os prefeitos Quinho (PSD), de Belo Campo, que também preside a União dos Municípios da Bahia (UPB); Fred (PCdoB), de Licínio de Almeida; Cloves Andrade (PT), de Planalto; Heráclito Matos (PT), de Mortugaba; Delci Luz (PSD), de Cordeiros; Roberval Galego (PL), de Dom Basílio; e Flávio Rocha, de Piripá. Também esteve presente a chefe do escritório de representação do governo da Bahia em Brasília, Bete Costa.
Ao final do encontro, Rui Costa se posicionou sobre cada item da pauta apresentada para projetos estruturantes na região. Informou que o governo está finalizando as negociações com a empresa concessionária Via Bahia para o realinhamento de preços e investimentos visando à duplicação da BR-116; assegurou que vai conversar com Ministério da Educação sobre a implantação da Universidade Federal do Sudoeste; vai incluir nas obras do PAC a construção da Adutora da Fé e das barragens de Morrinhos, na região do Vale do Gavião, e sobre o rio da Caixa, na Bacia do Paramirim; autorizará a sua equipe a buscar informações junto ao Ministério da Integração Regional sobre a viabilidade da revitalização do Projeto do Perímetro de Irrigação nos municípios de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio e a implantação do projeto de irrigação do Vale do Iuiú; vai defender junto à Presidência da Caixa Econômica Federal a reinstalação da Superintendência da instituição financeira em Vitória da Conquista.
Ao final do encontro, Waldenor Pereira revelou a sua expectativa, por conta da reação do ex-governador da Bahia à pauta discutida. "Saímos desta reunião com uma avaliação muito positiva, porque o nosso ministro Rui Costa apontou com muita clareza para a possibilidade de atendimento dos pleitos que apresentamos", sintetizou o parlamentar.